Pular para o conteúdo principal
Página inicial da Central de Ajuda de SAJ Ajuda - Ministérios Públicos
Acesso Cliente
Acesso Colaborador

Pasta Digital MP

  1. SAJ Ajuda - Ministérios Públicos
  2. SAJ Ministérios Públicos
  3. Pasta Digital MP
  • Cor de Fundo
  • Alterar tipo de documento
  • Anexar documentos
  • Importar documentos
  • Imprimir documento
  • Incluir anotação
  • Liberar documentos
  • Mostrar documentos emitidos
  • Ordenar documentos
  • Peticionar
  • Publicar ato no DOE
  • Remeter documentos
  • Scanner
  • Tornar documento sem efeito
  • Visualizar gravação
  • Visualização da página
  • Ver todas as seções...
  • Funcionalidades da Pasta Digital do TJ no SAJ MP - MPM
    4 de outubro de 2024 21:52
    Versão do sistema: 5.0.46-1
    Publicado em: 17/09/2024

    A Pasta Digital do TJ permite que você tenha acesso automatizado e facilitado aos autos processuais. Veja neste artigo as principais funcionalidades dessa ferramenta do SAJ MP.

    1. Para acessar a Pasta Digital do TJ utilize a tecla de atalho F11 ou por meio do menu da tela inicial, clicando em Carga e, em seguida, em Pasta Digital do TJ.

    01 tela inicial saj menu carga submenu pasta digital tj.png

    2. Na pasta, digite o número do processo do judiciário (Nº Judiciário 1º grau) (1) e pressione a tecla tab. Assim, o sistema irá localizar o processo e exibirá os autos digitais.

    02 campo numero processo judiciario.png

    3. Na lateral esquerda da Pasta Digital do TJ, você encontra todas as peças que compõem o processo (1), agregadas por categoria. À direita está a visualização da página selecionada (2).

    4. Caso seja necessário criar um compromisso referente ao processo em questão, clique no botão Agenda.

    5. Na tela "Agenda de Compromissos" preencha os campos da seção "Cadastrar compromissos" (1). Após preenchê-los, você pode escolher um horário determinado para cadastrar seu compromisso ou pode deixar com que o sistema busque um horário vago na sua agenda, clicando na opção "Localizar horário" (2). Por fim, clique no botão "Agendar" (3) para salvar o seu compromisso com sucesso.

    06 tela agendar compromisso.png

    6. Se necessário, você pode emitir um documento diretamente da Pasta Digital do TJ, sem precisar fechá-la ou acessar outros locais do sistema. Ao clicar em "Novo Documento" (1), a tela Emissão de Documentos abrirá, para você escolher um modelo para trabalhar.

    7. Por fim, é possível acessar o cadastro do processo cujo os autos estão sendo exibidos, clicando em "Abrir Cadastro" (1). Isso permite a consulta de informações das partes, movimentações ou outros dados.

    Saiba mais
    Conheça também as diferentes maneiras de:
    Como acessar a Pasta Digital do TJ pelo SAJ MP - MPM.

    Como você viu, a Pasta Digital do TJ é uma ferramenta importante, que possibilita a visualização e análise dos autos judiciais do processo. Utilize suas funcionalidades ao máximo para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva.

     Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Funcionalidades básicas da Pasta Digital do SAJ MP - MPM
    8 de outubro de 2024 18:23
    Versão do sistema: 5.0.5-0
    Publicado em: 12/09/2024

    A Pasta Digital do Ministério Público é uma ferramenta que possibilita visualizar e juntar os documentos nos autos digitais do cadastro. Neste artigo você verá as funcionalidades básicas da Pasta Digital do MP, conhecimentos úteis que podem agilizar o cumprimento de suas tarefas.

    1. Para começar, acesse a Pasta Digital do MP clicando no menu Cadastro e selecionando a opção Pasta Digital, ou clique no botão de atalho F12 do seu teclado.

    01 menu cadastro pasta digital.png

    2. No canto superior esquerdo da Pasta Digital do MP existem dois campos: Nº MP (1), onde você deve inserir o número do MP, referente ao cadastro; e o Nº Judiciário (1), caso o cadastro seja um processo judicial. É uma ferramenta útil para consultar os autos (documentos) dos cadastros.

    02 pasta digital busca processo.png

    3. Abaixo desses campos existem outras informações referentes a localização em que o cadastro se encontra em um determinado Subfluxo e Fila (1) no Fluxo de Trabalho.

    03 informações fila do processo.png

      Atenção

    Lembre-se de que, quando é selecionado um documento digitalizado, a informação e as atividades exibidas são da fila onde o cadastro se encontra. Caso seja um documento emitido pelo sistema, são mostradas a informação e as atividades da fila do documento.

    4. Por sua vez, os botões azuis, localizados na parte superior da barra de tarefas, referem-se às atividades (1) configuradas no Fluxo de Trabalho. Seu conteúdo é determinado de acordo com a configuração da fila do cadastro/documento correspondente.

    04 opcoes barra de tarefas no Fluxo de Trabalho.png

    5. Logo abaixo destes botões, no canto esquerdo, encontra-se o botão para esconder a barra de navegação lateral (1). O atalho Ctrl+F12 exerce a mesma função.

    05  botão para esconder a barra de navegação lateral.png

    6. Por meio das setas (1) você pode navegar pelas pastas digitais dos cadastros, caso tenha optado por abrir mais de um cadastro ou se o cadastro possuir outro vinculado.

    06 setas de navegacao.png

    7. No campo Origem (1) é possível selecionar a origem do documento a ser incluso na pasta, por exemplo, arquivo ou scanner. Além disso, você pode selecionar uma Nova peça (2) clicando no referido botão.

    07 origem e botao nova peca.png

    8. Ao lado do campo Origem está o ícone de seleção de textos (1). Esta funcionalidade é útil caso você deseje copiar algum trecho de um documento digitalizado para utilizar na elaboração de outra peça.

    08 icone copiar texto.png

    9. Clicando na seta ao lado do ícone de seleção de textos, você pode selecionar a Ferramenta Mão (1), que possibilita mexer na página visualizada do documento.

    08 ferramenta mexer tela.png

    10. Ainda existem outras funções básicas disponíveis: zoom (1); ajustar a largura de visualização da página (2); diminuir e aumentar zoom (3 e 4); girar o sentido da página (5); exibir os documentos emitidos no gerenciador de arquivos (6); e seleção de navegação das páginas dos autos (7), útil para consultar diretamente uma página da peça.

    10 funcoes basicas do editor.png

    11. Mais abaixo desta série de botões, é possível: visualizar o Tipo de documento digital (1), o Perfil do documento (2) e a Origem do papel (3).

    11 campo tipo documento perfil do documento e origem.png

    12. No botão Propriedades (1) você pode verificar algumas informações a respeito do documento na janela suspensa Propriedades do Documento (2), por exemplo: movimentação (3) lançada no cadastro, protocolo (4) da petição (no caso de processos judiciais) e nome do usuário (5) que liberou o documento nos autos.

      Saiba mais

    A Pasta Digital ainda oferece diversas outras funcionalidades úteis para seu dia a dia. Como por exemplo a possibilidade de inserir anotações com comentários, observações e lembretes em peças, além da importação de documentos para dentro dos processos. Veja como realizar essas ações acessando os artigos:

    Como utilizar anotações nas peças processuais da Pasta Digital do SAJ MP?

    Como utilizar a funcionalidade Scanner da Pasta Digital do SAJ MP?

    Como você pôde perceber, são diversas funcionalidades, não é mesmo? Procure aproveitá-las ao máximo para tornar sua rotina de trabalho mais célere.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • [WEBINAR] Entenda a Pasta Digital do SAJMP e suas principais funcionalidades
    21 de junho de 2023 13:10
    Videoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se   o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.

    Nesse vídeo, veremos especialistas do time SAJ Ministérios Públicos da Softplan apresentando mais detalhes sobre a Pasta Digital do MP e suas funcionalidades para tornar a rotina no sistema ainda mais produtiva.

  • Funcionalidades da Pasta Digital do TJ no SAJ MP
    17 de setembro de 2024 11:31
    Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPMS | MPCE | MPPA | MPSC
    Versão: 5.0.3 | Atualizado em: 04/06/2022

    A Pasta Digital do TJ permite que você tenha acesso automatizado e facilitado aos autos processuais. Veja neste artigo as principais funcionalidades dessa ferramenta do SAJ MP.

    1. Para acessar a Pasta Digital do TJ utilize a tecla de atalho F11 ou por meio do menu da tela inicial, clicando em Carga (1) e em seguida em Pasta Digital do TJ (2).

    funcionalidades_basicas_da_pasta_digital_do_mp_001_novo.png_destaque.png

    2. Na pasta, você pode digitar o número do processo do judiciário (Nº Judiciário 1º grau) e pressionar a tecla tab. Assim, o sistema irá localizar o processo e exibirá os autos digitais.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_TJ__002_novo_destaque.png

    3. Na lateral esquerda da Pasta Digital do TJ, você encontra todas as peças que compõem o processo (1), agregadas por categoria. Na parte superior da tela estão os principais recursos (2). À direita está a visualização da página selecionada (3) e, separando esses espaços, estão alguns atalhos de atividades (4).

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_TJ__003_destaque.png

    4. Um dos recursos da Pasta Digital do TJ são as anotações, pequenas observações que você pode incluir nas páginas dos documentos para facilitar a comunicação entre os membros do MP. Para utilizar essa funcionalidade clique no botão Incluir anotações (1) e digite o conteúdo da nota (2).

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_TJ__004_destaque.png

    5. Para visualizar todas as anotações inseridas clique no ícone Anotações (1) botão Todas as anotações da página (2).

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_TJ__005_destaque.png

    6. Você pode salvar páginas dos documentos em sua máquina para continuar consultando-as caso precise trabalhar off-line. Para isso, selecione as páginas desejadas (1) e clique em Salvar Página (2), indicando o local da sua máquina onde deseja salvar o documento.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_TJ__007.png

    7. Caso você abra a Pasta Digital do TJ e, optar em se manifestar favorável, parcialmente favorável, ou desfavorável à decisão judicial, é possível dar ciência da mesma. São três opções disponíveis na tela: Favorável, Parcialmente Favorável ou Desfavorável. Selecione a opção correspondente para que o sistema registre a movimentação adequada no cadastro do processo.

    Dica
    As movimentações lançadas são movimentações de ciência de sentença para processos de 1º Grau. Quando trata-se de processo de 2º Grau, serão lançadas movimentações de Ciência de Acórdão.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_TJ__008_destaque.png

    Observação
    No MPAL, as promotorias, além de lançar as movimentações de ciência, devem também realizar o peticionamento sobre sua ciência. Por sua vez, as procuradorias necessitam apenas lançar a movimentação.

    8. Na barra superior, a seção Outras ações contém algumas ferramentas bastante importantes:

    • Receber: acione quando precisar receber uma intimação do TJ, por exemplo (isso implicará no início da contagem do prazo processual).
    • Redistribuir na próxima intimação: utilizada quando o MP suscitar conflito de competência em um processo, implicando na sua redistribuição.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_TJ__009_destaque.png

    9. Caso seja necessário criar um compromisso referente ao processo em questão, clique no botão Agenda.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_TJ__010_destaque.png

     10. A tela Agenda de Compromissos abre. Complete os campos da seção Cadastrar compromissos (1) e clique depois no botão Localizar horário (2). 

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_TJ__0011_destaque.png

    11. Depois de encontrar uma vaga de acordo com as informações preenchidas (1), clique em Agendar (2) para salvar o horário do seu compromisso.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_TJ__0012_destaque.png

    12. Se necessário, você pode emitir um documento diretamente da Pasta Digital do TJ, sem precisar fechá-la ou acessar outros locais do sistema. Ao clicar em Novo Documento, a tela Emissão de Documentos abrirá, para você escolher um modelo para trabalhar.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_TJ__0013_destaque.png

    13. Por fim, é possível acessar o cadastro do processo cujo os autos estão sendo exibidos, clicando em Abrir Cadastro. Isso permite a consulta de informações das partes, movimentações ou outros dados.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_TJ__0014_destaque.png

    Saiba mais
    Conheça também as diferentes maneiras de:
    Como acessar a Pasta Digital do TJ pelo SAJ MP.

    Como você viu, a Pasta Digital do TJ é uma ferramenta importante, que possibilita a visualização e análise dos autos judiciais do processo. Utilize suas funcionalidades ao máximo para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva.

     Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Funcionalidades básicas da Pasta Digital do SAJ MP
    10 de setembro de 2024 14:21
    Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPCE | MPMS | MPPA | MPSC
    Versão: 5.0.5-0 | Atualizado em: 04/07/2022

    A Pasta Digital do Ministério Público é uma ferramenta que possibilita visualizar e juntar os documentos nos autos digitais do cadastro. Neste artigo você verá as funcionalidades básicas da Pasta Digital do MP, conhecimentos úteis que podem agilizar o cumprimento de suas tarefas.

    1. Para começar, acesse a Pasta Digital do MP clicando no menu Cadastro (1) e selecionando a opção Pasta Digital (2), ou clique no botão de atalho F12 do seu teclado.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_MP_001_destaque.png

    2. No canto superior esquerdo da Pasta Digital do MP existem dois campos: Nº MP, onde você deve inserir o número do MP, referente ao cadastro; e o número do judiciário (se houver). É uma ferramenta útil para consultar os autos (documentos) dos cadastros.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_MP_002_destaque.png

    3. Abaixo desses campos existem outras informações referentes aos documentos, como a fila de trabalho em que o mesmo se encontra no Fluxo de Trabalho.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_MP_003_destaque.png

      Atenção

    Lembre-se de que, quando é selecionado um documento digitalizado, a informação e as atividades exibidas são da fila onde o cadastro se encontra. Caso seja um documento emitido pelo sistema, são mostradas a informação e as atividades da fila do documento.

    4. Por sua vez, os botões azuis, localizados na parte superior da barra de tarefas, referem-se às atividades configuradas no Fluxo de Trabalho. Seu conteúdo é determinado de acordo com a configuração da fila do cadastro/documento correspondente.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_MP_004_destaque.png

    5. Logo abaixo destes botões, no canto esquerdo, encontra-se o botão para esconder a barra de navegação lateral. O atalho Ctrl+F12 exerce a mesma função.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_MP_005_destaque.png

    6. Por meio das setas você pode navegar pelas pastas digitais dos cadastros, caso tenha optado por abrir mais de um cadastro ou se o cadastro possuir outro vinculado.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_MP_006_destaque.png

    7. No campo Origem é possível selecionar a origem do documento a ser incluso na pasta, por exemplo, arquivo ou scanner. Além disso, você pode selecionar uma Nova peça clicando no referido botão.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_MP_007_destaque.png

    8. Ao lado do campo Origem está o ícone de seleção de textos. Esta funcionalidade é útil caso você deseje copiar algum trecho de um documento digitalizado para utilizar na elaboração de outra peça.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_MP_008_destaque.png

    9. Clicando na seta ao lado do ícone de seleção de textos, você pode selecionar a ferramenta mão, que possibilita mexer na página visualizada do documento.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_MP_009_destaque.png

    10. Ainda existem outras funções básicas disponíveis: zoom (1); ajustar a largura de visualização da página (2); aumentar e diminuir zoom (3 e 4); girar o sentido da página (5); exibir os documentos emitidos no gerenciador de arquivos (6); e seleção de navegação das páginas dos autos (7), útil para consultar diretamente uma página da peça.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_MP_010.png

    11. Mais abaixo desta série de botões, é possível: visualizar o Tipo de documento digital (1), o Perfil do documento (2) e a Origem do papel (3).

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_MP_011.png

    12. No botão Propriedades você pode verificar algumas informações a respeito do documento, por exemplo: movimentação lançada no cadastro, protocolo da petição (no caso de processos judiciais) e nome do usuário que liberou o documento nos autos.

    funcionalidades_da_pasta_digital_do_MP_012_destaque.png

      Saiba mais

    A Pasta Digital ainda oferece diversas outras funcionalidades uteis para seu dia a dia. Como por exemplo a possibilidade de inserir anotações com comentários, observações e lembretes em peças, além da importação de documentos para dentro dos processos. Veja como realizar essas ações acessando os artigos:

    Como utilizar anotações nas peças processuais da Pasta Digital do SAJ MP?

    Como utilizar a funcionalidade Scanner da Pasta Digital do SAJ MP?

    Como você pôde perceber, são diversas funcionalidades, não é mesmo? Procure aproveitá-las ao máximo para tornar sua rotina de trabalho mais célere.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos