Publicado em: 12/09/2024
A Pasta Digital do Ministério Público é uma ferramenta que possibilita visualizar e juntar os documentos nos autos digitais do cadastro. Neste artigo você verá as funcionalidades básicas da Pasta Digital do MP, conhecimentos úteis que podem agilizar o cumprimento de suas tarefas.
1. Para começar, acesse a Pasta Digital do MP clicando no menu Cadastro e selecionando a opção Pasta Digital, ou clique no botão de atalho F12 do seu teclado.
2. No canto superior esquerdo da Pasta Digital do MP existem dois campos: Nº MP (1), onde você deve inserir o número do MP, referente ao cadastro; e o Nº Judiciário (1), caso o cadastro seja um processo judicial. É uma ferramenta útil para consultar os autos (documentos) dos cadastros.
3. Abaixo desses campos existem outras informações referentes a localização em que o cadastro se encontra em um determinado Subfluxo e Fila (1) no Fluxo de Trabalho.
Lembre-se de que, quando é selecionado um documento digitalizado, a informação e as atividades exibidas são da fila onde o cadastro se encontra. Caso seja um documento emitido pelo sistema, são mostradas a informação e as atividades da fila do documento.
4. Por sua vez, os botões azuis, localizados na parte superior da barra de tarefas, referem-se às atividades (1) configuradas no Fluxo de Trabalho. Seu conteúdo é determinado de acordo com a configuração da fila do cadastro/documento correspondente.
5. Logo abaixo destes botões, no canto esquerdo, encontra-se o botão para esconder a barra de navegação lateral (1). O atalho Ctrl+F12 exerce a mesma função.
6. Por meio das setas (1) você pode navegar pelas pastas digitais dos cadastros, caso tenha optado por abrir mais de um cadastro ou se o cadastro possuir outro vinculado.
7. No campo Origem (1) é possível selecionar a origem do documento a ser incluso na pasta, por exemplo, arquivo ou scanner. Além disso, você pode selecionar uma Nova peça (2) clicando no referido botão.
8. Ao lado do campo Origem está o ícone de seleção de textos (1). Esta funcionalidade é útil caso você deseje copiar algum trecho de um documento digitalizado para utilizar na elaboração de outra peça.
9. Clicando na seta ao lado do ícone de seleção de textos, você pode selecionar a Ferramenta Mão (1), que possibilita mexer na página visualizada do documento.
10. Ainda existem outras funções básicas disponíveis: zoom (1); ajustar a largura de visualização da página (2); diminuir e aumentar zoom (3 e 4); girar o sentido da página (5); exibir os documentos emitidos no gerenciador de arquivos (6); e seleção de navegação das páginas dos autos (7), útil para consultar diretamente uma página da peça.
11. Mais abaixo desta série de botões, é possível: visualizar o Tipo de documento digital (1), o Perfil do documento (2) e a Origem do papel (3).
12. No botão Propriedades (1) você pode verificar algumas informações a respeito do documento na janela suspensa Propriedades do Documento (2), por exemplo: movimentação (3) lançada no cadastro, protocolo (4) da petição (no caso de processos judiciais) e nome do usuário (5) que liberou o documento nos autos.
A Pasta Digital ainda oferece diversas outras funcionalidades úteis para seu dia a dia. Como por exemplo a possibilidade de inserir anotações com comentários, observações e lembretes em peças, além da importação de documentos para dentro dos processos. Veja como realizar essas ações acessando os artigos:
Como utilizar anotações nas peças processuais da Pasta Digital do SAJ MP?
Como utilizar a funcionalidade Scanner da Pasta Digital do SAJ MP?
Como você pôde perceber, são diversas funcionalidades, não é mesmo? Procure aproveitá-las ao máximo para tornar sua rotina de trabalho mais célere.