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Opções de configuração para visualização de pendências no SAJ MPClientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPMS | MPCE | MPPA | MPSC
Versão: 3.0.3-6 | Atualizado em: 27/07/2022Você sabia que é possível alterar a forma de exibição dos resultados das consultas na tela Pendências e Prazos? Existem diversas opções de configuração para visualização de pendências. Veja como utilizá-las neste artigo.
Saiba maisO passo a passo a seguir refere-se apenas às configurações para visualização de pendências. Se você deseja ver como realizar uma consulta de pendências, acesse o artigo:
Consulta de pendências pela tela Pendências e Prazos do SAJ MP
1. Com a tela Pendências e Prazos aberta e com uma consulta realizada, clique com o botão direito do mouse em cima de uma pendência.
Conheça a seguir cada uma dessas opções.
Fonte: é possível alterar a fonte, o tamanho e o destaque das pendências, para que a visualização fique melhor.
Marcar registros: abre a tela Cor, onde você pode escolher uma cor para dar destaque à pendência selecionada.
Desmarcar registros: serve para retirar o destaque que foi dado a uma pendência.
Localizar: permite fazer uma busca por palavras.
Copiar: copia o texto da pendência.
Ir para o cadastro: abre o cadastro onde a pendência foi registrada.
2. É possível também filtrar ou agrupar as informações das colunas. Para isso, clique com o botão direito do mouse em cima do título de uma das colunas e selecione a opção Configurar colunas.
Depois, basta arrastar a coluna desejada e organizar de forma que se adeque às suas necessidades.
Aproveite as opções de configuração para visualização de pendências para filtrar e exibir os resultados de suas consultas da maneira que desejar, aumentando a efetividade no cumprimento de suas demandas.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Consulta de pendências pela tela Pendências e Prazos do SAJ MPClientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPMS | MPCE | MPPA | MPSC
Versão: 3.0.3-6 | Atualizado em: 28/07/2022Neste artigo você verá como fazer a consulta de pendências por meio da tela Pendências e Prazos.
1. Para acessar a tela Pendências e Prazos, clique no menu Andamento e selecione a opção Pendência e Prazo.
2. A tela Pendências e prazos abre no modo Pesquisar. Se você deseja consultar um processo específico, digite o Nº MP (número do MP) ou Nº do Judiciário nos campos correspondentes.
Para realizar pesquisas mais refinadas, você pode utilizar as demais opções de parâmetros disponíveis. Veja a seguir.
3. O campo Origem diz respeito à origem da pendência. Para selecioná-la, clique na lupa ao seu lado.
Por exemplo, se for uma pendência automática do sistema, gerada no momento inicial do cadastro, a Origem será Distribuição/Cadastro inicial.
Entretanto, a pendência pode ter sido cadastrada pelo próprio usuário. Neste caso, a Origem será Usuário.
4. A consulta de pendências é aberta em situações padrão, para cadastros que geralmente possuem pendências abertas.
Ainda assim, é possível alterar, caso você deseje consultar pendências em cadastros com outras situações, por exemplo, cadastros devolvidos ou evoluídos para outro feito.
5. Nos campos Fim previsto e Período cadastro você pode especificar datas para refinar a consulta. No exemplo, foram escolhidas todas as pendências com fim previsto entre 30/08/2018 a 30/09/2018.
6. Já no campo Secretário você pode indicar o servidor responsável pela pendência.
7. Ao marcar a caixa Listar também as pendências já concluídas, o sistema buscará também as pendências já finalizadas. Por sua vez, ao selecionar Somente pendências com prazo vencido, serão exibidas pendências que já foram vencidas.
8. Por fim, para que o sistema faça a consulta, clique em Pesquisar.
9. Note que as pendências que foram pesquisadas aparecem em fonte verde. Isso significa que elas não estão vencidas. Observe que na coluna Fim são exibidos os prazos de vencimento.
Além disso, você pode ver outras informações sobre as pendências consultadas: o Nº MP dos cadastros, data de início das pendências, descrições, prazos, entre outras. É possível ver também se as pendências estão marcadas como concluídas ou não.
A consulta de pendências no SAJ MP é uma funcionalidade simples de usar e que certamente trará celeridade e eficiência no andamento de suas tarefas. Aproveite!
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Conheça quais as situações de cadastros ou processos no SAJ MP que podem ou não gerar pendenciasClientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPMS | MPCE | MPPA | MPSC
Versão: 5.0.5-0 | Publicado em: 24/06/2020Dentro do SAJ MP os cadastros, sejam judiciais ou extrajudiciais, possuem sua fase de tramitação caracterizada através da situação em que se encontram. Esta situação do cadastro é importante tanto para determinar o momento em que o cadastro se encontra como também para auxiliar você a identificar as ações e movimentações necessárias. A situação do cadastro possui, inclusive, implicações referentes a relatórios e consultas de produtividade dos órgãos.
Vamos observar algumas das situações mais importantes?
Situação Cadastro Judicial Cadastro Extrajudicial/Apoio Pendências Cadastrado Normalmente o cadastro Judicial nesta situação foi importado do Judiciário ou foi cadastrado pelo próprio órgão como um cadastro inicial (para peticionamento inicial, por exemplo). Também é a situação padrão para processos vinculados ou apensos que foram importados automaticamente junto a seus pares. Situação padrão para alguns cadastros de Apoio (como Protocolos, Atendimentos e Solicitações de Apoio) que acabaram de ser cadastrados e ainda não foram movimentados. Nesta situação os cadastros não geram pendências para o órgão. Aguardando Recebimento Cadastro que foi enviado do Judiciário para o Ministério Público e possui intimação eletrônica pendente de recebimento pelo MP. Não se aplica. Pendência relativa ao recebimento da intimação. Na regra geral de processo eletrônico, o Ministério Público possui 10 dias para o recebimento eletrônico da intimação, sem que o prazo processual esteja sendo contado. Aguardando Portaria Não se aplica. Situação padrão para os cadastros extrajudiciais que exigem portaria de instauração e acabam de ser cadastrados, não tendo sido ainda instaurada sua Portaria (por exemplo: Procedimento Preparatório, Procedimento Investigatório Criminal, Inquérito Civil, Procedimento Administrativo). Nesta situação os cadastros não geram pendências para o órgão. Em andamento Todo cadastro judicial que receber a movimentação de Entrada da Carga passará para esta situação (quando for recebida a intimação ou quando for lançada a Entrada manualmente, no caso dos cadastros importados, por exemplo). Todo cadastro Judicial que será trabalhado pelo órgão deverá receber a movimentação de Entrada da Carga para ficar nesta situação antes de receber a Baixa da Carga, para que o trâmite seja registrado de maneira correta. Isto não se aplica aos cadastros Judiciais iniciados pelo órgão (Peticionamento inicial). Situação padrão para os cadastros extrajudiciais que não exigem portaria de instauração e acabam de ser cadastrados (como Notícias de Fato), assim como para alguns cadastros de Apoio. É também a situação em que os cadastros extrajudiciais que precisam de instauração ficam após terem sua Portaria instaurada. Os cadastros Judiciais e Extrajudiciais nesta situação normalmente possuem algum tipo de pendência, relacionadas a prazos para Manifestação ao Judiciário ou prazos regulamentados pelo CNMP para dar andamento a feitos extrajudiciais. Cadastros que estão em andamento e não são movimentados dentro dos prazos serão contabilizados em relatórios/consultas de produtividade como pendências. Devolvido Esta situação é a de processos que tiveram a movimentação de Baixa da Carga lançada, seja automaticamente após o peticionamento, seja manualmente pelo usuário. Representa o fim momentâneo do trâmite deste processo no Ministério Público, sendo devolvido ao Judiciário. Não se aplica. Nesta situação os cadastros têm suas pendências concluídas e não geram pendências para o órgão. Peticionado Esta situação é a de processos que foram criados pelo Ministério Público e enviados ao Judiciário como petição inicial. Não se aplica. Nesta situação os cadastros não geram pendências para o órgão. Juntado Cadastros nessa situação foram juntados a outros cadastros, sendo visualizados na Pasta Digital do cadastro ao qual foi Juntado. Cadastros nessa situação foram juntados a outros cadastros, sendo visualizados na Pasta Digital do cadastro ao qual foi Juntado. As pendências porventura existentes nos cadastros Juntados continuarão vigorando. Encaminhado a Outro Órgão Não se aplica. Cadastros nesta situação foram encaminhados a órgãos externos ou a órgãos sem SAJ MP. Nesta situação os cadastros têm suas pendências concluídas e não geram pendências para o órgão. Finalizado Não se aplica. Situação em que cadastros ficam quando são evoluídos para outro feito, como na evolução de uma Notícia de Fato para um Procedimento Preparatório, por exemplo. Caso o usuário escolha finalizar a Notícia de Fato após a evolução, esta ficará com esta situação. Todo cadastro que teve a movimentação de Finalização utilizada também ficará nesta situação. Nesta situação os cadastros têm suas pendências concluídas e não geram pendências para o órgão. Arquivado Não se aplica. Processos Judiciais serão arquivados sempre pelo próprio Judiciário, podendo o Ministério Público utilizar movimentações relacionadas ao arquivamento, mas que serão analisadas pelo Judiciário antes do efetivo arquivamento ser decidido por eles. Os cadastros de Apoio e Extrajudiciais ficarão nesta situação quando for lançada movimentação de Arquivamento dos mesmos (normalmente a movimentação é a “Remetido ao Arquivo”). Nesta situação os cadastros têm suas pendências concluídas e não geram pendências para o órgão. AtençãoEstas descrições são regras gerais que normalmente são aplicadas às situações processuais e cadastrais no SAJ MP. Algumas regras podem ser diferentes em alguns Ministérios Públicos, dependendo das configurações adotadas em cada cliente.
Observe que as movimentações feitas nos cadastros implicam em alterações de situações, que por sua vez nos ajudam a perceber os trâmites necessários para o andamento dos feitos no SAJ MP, contribuindo para o controle das pendências e o registro das informações de produtividade dos órgãos.
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Como personalizar meu relatório de consulta de prazos e pendências no SAJ MP?Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPMS | MPCE | MPPA | MPSC
Versão: 5.0.5-0 | Atualizado em: 15/08/2022O SAJ MP possibilita o controle de prazos e pendências dos processos e procedimentos que tramitam no órgão, facilitando a organização de demandas e prioridades. Além disso, é possível realizar consultas e obter relatórios destas pendências e prazos existentes.
Acompanhe na prática como extrair um relatório de consulta de prazos e pendências.
1. Existem diversas formas de extrair um relatório utilizando os diversos parâmetros de busca disponíveis. Para isso, acesse o menu Andamento e clique na opção Pendência e Prazo.
2. Na tela de Pendências e Prazos você pode buscar por todas as pendências existentes em um determinado cadastro. Para isso, preencha os campos Nº MP ou Nº Judiciário (1) e, em seguida, clique em Pesquisar (2).
3. O resultado será exibido na parte direita da tela, nas colunas Nº MP, início, descrição, Prazo e Fim. Se preferir, clique na opção Visualizar para obter um relatório dos prazos e pendências consultados.
4. Após clicar em Visualizar, o sistema abrirá a tela de Visualização de Relatórios com o mesmo já aberto. Você pode salvá-lo em seu computador, para isso, clique no ícone representado pelo disquete.
5. Retorne à tela de Pendências e Prazos. Você também pode utilizar como parâmetro de consulta a Origem (1) da pendência. Por exemplo, você pode consultar por todas as pendências de Intimação existentes no órgão, com fim previsto (2) até o final da semana corrente. Preenchido os campos, clique em Pesquisar (3).
6. O sistema trará como resultado todas as pendências de Intimação do órgão (1), que terá seu fim de prazo na data informada na busca. Clique em Visualizar (2) para extrair o relatório desta consulta.
Lembre-se de que, na tela de Visualização de Relatórios você também poderá salvar o relatório em seu computador clicando no ícone representado pelo disquete.
7. Retorne novamente à tela de Pendências e Prazos. Você poderá ainda, pesquisar por todas as pendências existentes no órgão que tenham sido cadastradas desde o início do ano, por exemplo. Para isso, informe as datas desejadas no campo “Período cadastro” (1) e clique em Pesquisar (2).
Neste caso, assim como nos demais, clique em Visualizar para extrair o relatório desta consulta e se desejar, salvá-lo em seu computador clicando no ícone representado pelo disquete.
8. Outra maneira de você extrair relatórios é selecionando a caixinha Somente pendências com prazo vencido (1) e, em seguida, clicando em Pesquisar (2). Com isso, você terá acesso à consulta de tudo o que foi cadastrado no período informado e que está com prazo vencido.
Da mesma forma, clique em Visualizar para que seja extraído o relatório, onde também poderá salvá-lo em seu computador.
Saiba maisPara maiores informações sobre mais possibilidades de configuração de visualização dos resultados de buscas de pendências e prazos (acrescentando mais colunas ou organizando filtros), consulte o artigo:
“Opções de configuração para visualização de pendências no SAJ MP” .Consulte, ainda, outras formas de visualização de prazos e pendências dos cadastros no artigo:
“Visualização de pendências no SAJ MP”Você viu neste artigo diferentes maneiras de extrair os relatórios de consulta de Prazos e Pendência no SAJ MP, bastando efetuar as pesquisas das informações desejadas e, em seguida, clicando na opção Visualizar. Assim, conseguirá obter um controle melhor de todas as demandas, prazos e pendências do órgão, de maneira fácil e organizada. Sempre que necessário não deixe de utilizar essa ferramenta!
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Como gerar relatório de procedimentos com prazos vencidos no SAJ MP?Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPCE | MPMS | MPPA | MPSC
Versão: 3.0.3-5 | Publicado em: 22/11/2019O SAJ MP possui entre suas funcionalidades a possibilidade de consultar cadastros com prazos vencidos em sua lotação, e gerar um relatório com as informações dos mesmos quando necessário. Acompanhe a seguir como realizar este procedimento.
1. Com o sistema aberto, clique sobre o menu Andamento (1) e em seguida em Pendência e Prazo…(2).
2. A tela Pendências e Prazos abrirá. Nela poderá ser realizada várias formas de filtros, neste caso serão utilizados os seguintes filtros: Campo Fim previsto (1) e marcada a opção Somente pendências com prazo vencido (2). Na sequência, clique em Pesquisar (3).
3. Será mostrada na tela, todos os cadastros que possuem pendências. Clique em Imprimir, botão localizado na barra inferior da tela, para realizar a impressão do resultado.
4. Caso você queira visualizar o relatório antes da impressão, clique sobre a opção Visualizar, também localizado na barra inferior da tela.
5. A tela Visualização do Relatório abrirá. Poderá então verificar os dados do relatório e realizar a impressão clicando no botão Imprime o relatório (Alt + I), representado pelo ícone de impressora, e localizado na barra superior de tarefas da tela.
6. A tela Imprimir relatório abrirá. Selecione a sua impressora clicando no botão Impressora (1) e em seguida clique em OK (2).
Muito bem! Agora você sabe como visualizar e imprimir o relatório de cadastros com prazos vencidos, auxiliando nas atividades do seu dia a dia. Utilize estes passos sempre que preciso.
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Como cadastrar pendências recorrentes no SAJ MP?Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPMS | MPCE | MPPA | MPSC
Versão: 3.1.0-8 | Atualizado em: 22/06/2021No SAJMP a funcionalidade Pendências e Prazos permite que as mensagens sejam cadastradas com prazos específicos ou mesmo apenas lembretes importantes, de maneira que sempre que o número do processo for digitado nas telas de consulta, emissão de documento ou pasta digital a mensagem seja exibida. Veja a seguir como cadastrar pendências recorrentes no SAJ MP.
1. Na tela inicial do sistema, clique no menu Andamento e então selecione a opção Pendência e Prazo.
2. A tela Pendências e Prazos abre. Digite o número MP (nº MP) (1), insira a Descrição (2) da pendência, determine o início e o fim do prazo (3) e então clique em Recorrência (4).
3. A tela Cadastro de Pendências Recorrentes abre. Selecione o Padrão de Recorrência (1) e defina os parâmetros do Intervalo de recorrência (2). Por fim, clique em Salvar (3).
Saiba maisPara ver como cadastrar pendências não recorrentes, acesse o artigo:
Cadastrar novas pendências na tela Pendências e Prazos no SAJ MP.
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Como cadastrar novas pendências na tela Pendências e Prazos no SAJ MP?Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPMS | MPCE | MPPA | MPSC
Versão: 5.0.8 | Atualizado em: 28/07/2022No SAJMP a funcionalidade Pendências e Prazos permite que as mensagens sejam cadastradas com prazos específicos ou mesmo apenas lembretes importantes, de maneira que sempre que o número do processo for digitado nas telas de consulta, emissão de documento ou pasta digital a mensagem seja exibida. Veja neste artigo como cadastrar novas pendências por meio da tela Pendências e Prazos.
1. Para começar, acesse a tela Pendências e Prazos clicando no menu Andamento e selecionando a opção Pendência e Prazo.
2. Clique em Novo.
3. Informe o Nº MP ou Nº do Judiciário ao qual a pendência é relacionada. Na sequência, preencha o campo Descrição e o início e o fim do prazo.
Por fim, clique em Salvar.
Pronto, você finalizou o cadastro de uma nova pendência. É simples e rápido, não? Utilize esse procedimento sempre que necessário.
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