-
Como realizar uma remessa ao Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) através do Fluxo de Trabalho no SAJ MP (vídeo)?Videoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
Fazer uma remessa ao CSMP se faz necessário para encaminhar um procedimento para homologação de arquivamento ou julgamento de recursos interpostos por partes interessadas, por exemplo. Nesse vídeo, veremos a demonstração de como realizar uma remessa ao Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) através do Fluxo de Trabalho no SAJ MP de Gestão Administrativa - PGA no SAJ Ministérios Públicos.
-
Como remeter um cadastro de Sindicância da Corregedoria ao CSMP pelo fluxo de trabalho?Cliente: MPAM
Versão: 5 | Publicado em: 02/12/2020Na Corregedoria, realizar remessa de um Cadastro de Sindicância é uma tarefa muitas vezes necessária. Veja os passos para realizar a atividade através do Fluxo de Trabalho a seguir.
1. Abra o Fluxo de Trabalho. Nos subfluxos, localize o subfluxo Sindicância. (1)
2. Clique na fila Em Análise – Secretaria (2), selecione o cadastro a ser remetido (3) e em seguida clique no botão Remeter (4).
DicaO botão de Remessa está disponível na fila Em Análise – Secretaria, podendo também realizar a remessa através do menu Carga do SAJ MP.
3. Com a tela de Remessa aberta, insira o código 3 no primeiro campo da área Tipo de órgão Destino (1) e aperte o botão TAB do seu teclado. Note que, com esse comando, será habilitado o campo OR. COLEGIADOS (2), onde você deverá inserir o código 3001 e apertar TAB novamente.
4. Após estas ações, será habilitado o botão Adicionar. Clique nele.
5. As informações do processo que existirem irão ser exibidas nos devidos campos, como Nº MP, Nº Judiciário, Movimentação, Complemento, Prazo e Tipo de processo (1).
Clique em Remeter (2).
AtençãoQuando o cadastro volta do CSMP para a Corregedoria, cai na fila Em Análise Secretaria no fluxo de Sindicância.
Pronto! Você aprendeu como realizar a remessa de uma sindicância diretamente para o CSMP. Além disso, na aba Pendentes é possível visualizar os cadastros com distribuição pendente e também os Concluídos.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como remeter cadastros por meio do Fluxo de Trabalho no SAJ MP?Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPMS | MPCE | MPSC
Versão: 5 | Atualizado em: 12/01/2021No Ministério Público, é comum realizar a remessa de cadastros de um órgão para outro. Com esta operação é possível fazer a transposição de documentos, o declínio de atribuição, a solicitação de registro em audiência, entre muitas outras ações.
Veja a seguir como remeter cadastros por meio do Fluxo de Trabalho no SAJ MP.
1. Na tela inicial do SAJMP, clique no atalho Fluxo de Trabalho na barra de ferramentas.
2. No Fluxo de Trabalho, localize em qual fila de trabalho está o cadastro que você deseja remeter.
3. Selecione o cadastro(1) desejado, clique com o botão direito do mouse e, no menu que abre, na opção Remeter (2).
ObservaçãoNote que nem todas as filas de trabalho do Fluxo de Trabalho possuem a atividade Remeter configurada.
4. O sistema exibe a tela Remessa com o cadastro que você deseja remeter já indicado no campo Nº MP.
DicaVocê também pode remeter cadastros por meio da tela Remessa. Para isso, na tela inicial do sistema, clique no menu Carga, opção Remessa.
5. Clique na lupa do campo Tipo de órgão destino para selecionar o tipo do órgão para qual o cadastro será remetido.
AtençãoObserve que um número de lote é gerado. Este número serve como protocolo da remessa que será realizada, para identificá-la e controlar o procedimento que está sendo feito.
6. A tela Consulta de Tipos de Locais abre, exibindo uma lista com os tipos de órgãos cadastrados no sistema. Escolha o tipo de órgão (1) desejado e clique em Selecionar (2).
7. Após isso, selecione o órgão de destino, no exemplo, um centro de apoio, clicando na lupa do campo C/APOIO.
8. A tela Consulta de Locais é aberta, exibindo a lista com os órgãos cadastrados no sistema. Escolha o órgão (1) desejado e clique em Selecionar (2).
9. Feito isso, o sistema indica o Tipo de movimentação que será vinculada a essa remessa.
ObservaçãoAs movimentações são configuradas pelo administrador do sistema. Caso você deseje alterar o tipo de movimentação e não esteja disponível, contate o administrador ou o suporte local.
10. Preencha o campo Complemento, inserindo um breve contexto do que se trata a remessa, para facilitar o entendimento do órgão que irá recebê-la.
DicaCaso necessário, você pode incluir um prazo para que o órgão de destino realize o procedimento informado. Fazendo isso, o sistema gera uma pendência ao órgão de destino. No entanto, serve apenas para informar de que há um cadastro recebido de outro órgão. O prazo e a pendência não interferirão no andamento do cadastro.
11. Para concluir a remessa, clique no botão Remeter.
DicaNeste momento você também pode realizar outras ações, sendo elas:
- Salvar, para deixar a remessa salva e concluir posteriormente;
- Novo, para criar uma nova remessa;
- Excluir, para excluir a remessa que está na tela;
- Limpar, para limpar os dados inseridos na remessa que está na tela;
- Fechar, para fechar a tela.
12. Ao clicar em Remeter, o sistema exibe um aviso de Confirmação, com a mensagem “Após esta operação o lote será finalizado e não poderá ser alterado”. Caso os dados estejam corretos e você queira prosseguir com a remessa do cadastro, clique em Sim.
Pronto, o cadastro foi remetido com sucesso!
13. Clique na aba Pendentes para visualizar as suas remessas pendentes.
14. Você também pode conferir quais remessas já foram concluídas clicando na aba Concluídos.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como remeter cadastros no SAJ MP?Versão: 5.0.3 | Publicado em: 12/01/2021
No Ministério Público, é comum realizar a remessa de cadastros de um órgão para outro. Com esta operação é possível fazer a transposição de documentos, o declínio de atribuição, a solicitação de registro em audiência, entre muitas outras ações.
Veja a seguir como remeter cadastros no SAJ MP.
1. Na tela inicial do SAJ MP, clique no menu Carga (1) e em seguida na opção Remessa (2).
DicaTambém é possível realizar esta ação por meio do Fluxo de Trabalho. Para isso, na tela inicial do sistema, clique no menu Fluxo de Trabalho. Localize em qual fila está o cadastro que você deseja remeter. Selecione-o, clique com o botão direito do mouse e depois na opção Remeter para abrir a tela Remessa.
2. O sistema exibe a tela Remessa. Clique em Novo.
AtençãoNote que um número de lote é gerado. Este número serve como protocolo da remessa que será realizada, para identificá-la e controlar o procedimento que está sendo feito.
3. Clique na lupa do campo Tipo de órgão destino para selecionar o tipo do órgão para qual o cadastro será remetido.
4. A tela Consulta de Tipos de Locais é aberta, exibindo uma lista com os tipos de órgãos cadastrados no sistema. Escolha o tipo de órgão (1) desejado e clique em Selecionar (2).
5. Após isso, selecione o órgão de destino, no exemplo um centro de apoio, clicando na lupa do campo C/APOIO.
6. A tela Consulta de Locais é aberta, exibindo a lista com os órgãos cadastrados no seu sistema. Escolha o órgão (1) desejado e clique em Selecionar (2).
7. Feito isso, o sistema indica o Tipo de movimentação que será vinculada a essa remessa.
ObservaçãoAs movimentações são configuradas pelo administrador do sistema. Caso você deseje alterar o tipo de movimentação e não esteja disponível, contate o administrador ou o suporte local.
8. Preencha Complemento, inserindo um breve contexto do que se trata a remessa, para facilitar o entendimento do órgão que irá recebê-la.
DicaCaso necessário, você pode incluir um Prazo para que o órgão de destino realize o procedimento informado. Fazendo isso, o sistema gerará uma pendência ao órgão de destino. No entanto, serve apenas para informar de que há uma remessa recebida de outro órgão. O prazo e a pendência não interferirão no andamento dos cadastros dessa remessa.
9. Agora, inclua o número do MP no campo Nº MP ou o número do judiciário no campo Nº Judiciário e aperte a tecla Tab do seu teclado, para cada cadastro que você deseja incluir na remessa.
10. Para concluir a remessa, clique em Remeter.
DicaNeste momento, você também pode realizar outras ações, sendo elas:
- Salvar, para deixar a remessa salva e concluir posteriormente;
- Novo, para criar uma nova remessa;
- Excluir, para excluir a remessa que está na tela;
- Limpar, para limpar os dados inseridos na remessa que está na tela;
- Fechar, para fechar a tela.
11. Ao clicar em Remeter, o sistema exibirá um aviso de Confirmação, com a mensagem “Após esta operação o lote será finalizado e não poderá ser alterado”. Caso os dados estejam corretos e você queira prosseguir com a remessa, clique em Sim.
Pronto, seu cadastro foi remetido com sucesso!
Clique na aba Pendentes para visualizar as suas remessas pendentes.
Você também pode conferir quais as remessas já foram concluídas clicando na aba Concluídos.
Aproveite essa funcionalidade para dar maior celeridade no seu dia a dia!
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como realizar uma remessa ao Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) através do Fluxo de Trabalho no SAJ MP?Clientes: MPAM | MPCE
Versão: 4.2.2-0 | Publicado em: 13/07/2020Fazer uma remessa de procedimento para o Conselho Superior é uma tarefa comum, que se faz necessária quando se deseja encaminhar um procedimento para homologação de arquivamento ou julgamento de recursos interpostos por partes interessadas, por exemplo. Veja como realizar essa atividade utilizando o Fluxo de Trabalho no SAJ MP.
1. Na tela inicial do sistema SAJ MP, clique no menu Fluxo de Trabalho.
2. Na sequência, procure no Fluxo (1) onde se encontra o procedimento desejado, selecione o cadastro (2) e clique na atividade Remeter (2).
DicaPerceba que é possível selecionar mais de um cadastro, podendo fazer uma remessa com um lote de processos.
3. Após clicar na atividade a janela Remessa será aberta. Nela,clique na lupa do campo Tipo de órgão destino.
4. A tela Consulta de Tipos de Locais abrirá. Nela, escolha o tipo 3 - Órgãos Colegiados (1) e depois clique em Selecionar (2).
5. Note que o campo Órgão destino é alterado para a sigla ORGCOLEG ou OR. COLEGIADOS. Esta sigla pode variar conforme definição de cada cliente. Agora, clique na lupa deste campo.
ObservaçãoA sigla designada ao Órgão destino pode variar conforme configuração específica de cada Ministério Público.
6. Na sequência, na tela Consulta de Locais, escolha o local Secretaria dos Órgãos Colegiados – CSMP (1) e clique em Selecionar (2).
7. Após isso, o campo Tipo de movimentação será preenchido automaticamente. Na sequência clique no botão Adicionar.
ObservaçãoNote que já estará adicionado o número do lote, no campo Nº Lote (1). Além disso, também é possível adicionar os campos Complemento (1) e Prazo (2).
8. Perceba que, após clicar em Adicionar, as informações Nº MP e Movimentação serão preenchidas nos respectivos campos. Ainda na janela Remessa, clique no botão Remeter.
9. Para concluir a remessa o sistema abrirá a janela Confirmação informando que, após esta operação ser finalizada, não poderá ser alterada.
Muito bem, agora você já sabe como encaminhar um procedimento para a o Conselho Superior do MP no SAJ MP. Após esse trâmite, a secretaria receberá o procedimento e poderá distribuir entre os conselheiros para que deliberem. Aproveite essa funcionalidade sempre que necessário.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como fazer uma remessa de processos para outros órgãos pelo Fluxo de Trabalho no SAJ MP?Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPCE | MPPA | MPSC
Versão: 5.0.5-0 | Atualizado em: 30/07/2022Fazer uma remessa de processos para outros órgãos é uma ferramenta muitas vezes necessária quando se deseja encaminhar um ou mais processos para órgãos dentro do Ministério Público. Verifique neste artigo como realizar uma remessa/redistribuição de processos para outros órgãos utilizando o Fluxo de Trabalho do SAJ MP.
1. Na tela inicial do sistema SAJ MP, clique no menu Fluxo de Trabalho.
2. Na sequência clique na fila Processos Judiciais (1), subfila Recebidos (2), e selecione os cadastros desejados (3). Clique sobre eles com o botão direito do mouse e selecione a opção Remeter processo (4).
ObservaçãoA opção de remeter somente é disponibilizada nas filas que possuírem configuradas a atividade.
DicaPerceba que é possível selecionar mais de um cadastro para remessa, sendo possível realizar esta ação em lote.
3. Após clicar em remeter, a janela Remessa será aberta. Nela escolha o Tipo de órgão de destino (1) clicando sobre a lupa deste campo. Depois selecione a lotação no campo Órgão destino (2). Após isso, o campo Tipo de movimentação (3) será preenchido automaticamente. Na sequência clique no botão Adicionar (4).
ObservaçãoNote que já estará adicionado o número do lote, no campo Nº Lote (1). Além disso, é possível adicionar os campos Complemento (2) e Prazo (3).
4. Ainda na janela Remessa, clique no botão Remeter (1). O sistema abrirá a janela Confirmação e confirme a operação clicando sobre o botão Sim (2).
Realizadas as ações, os cadastros irão ser remetidos para o órgão escolhido. Ainda nesta tela você pode fazer uma nova remessa, excluir os dados existentes, limpar os dados, ou ainda, gerar relatório das operações realizada.
- Na aba Pendentes, é possível visualizar os cadastros de remessas que ainda não foram concluídas.
- Já na aba Concluídos pode consultar as remessas que já foram concluídas.
Saiba maisVeja também o artigo:
Como fazer uma remessa de processos para outros órgãos pelo menu Carga no SAJ MP?Pronto, agora você já sabe como realizar a remessa de processos para outros órgãos através do Fluxo de Trabalho. Aproveite esta funcionalidade e otimize seu dia a dia!
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos