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Como encerrar um peticionamento com falha no SAJ MP?Versão do sistema: 24.2.1-0
Publicado em: 14/05/2024Em contextos do Ministério Público, no processo de envio de petições, há situações em que reenviar a petição ou ajustar o cadastro se torna inviável. Isso pode acontecer quando a tarefa correspondente do tribunal é cancelada ou quando a manifestação já não é mais necessária. Para esses casos, o SAJ MP Online oferece a funcionalidade de Encerrar Tarefa, proporcionando maior agilidade e autonomia ao promotor.
Neste artigo, você entenderá como encerrar tarefas em processos com falha no peticionamento. Confira!
1. No sistema SAJ, as petições que apresentam falha durante o processo de peticionamento ficam visíveis na seção “A fazer” (1) do Painel de Tarefas (2). Especificamente, no agrupamento Peticionamento com falha (3), localizado no topo da página.
2. Localize a tarefa que você deseja encerrar e, em seguida, clique no ícone representado por uma seta apontando para baixo (1), ao lado do botão Corrigir.
3. Feito isso, selecione a opção "Encerrar tarefa" (1).
4. Ao encerrar a tarefa, o sistema emitirá uma notificação informando que a tarefa foi encerrada com sucesso (1).
5. Por último, a tarefa será movida para a aba "Finalizadas" (1), localizada no canto inferior esquerdo da tela.
Pronto! Você aprendeu, neste artigo, como encerrar um peticionamento com falha. Aproveite esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ MP Online.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como corrigir um peticionamento intermediário com falha no SAJ MP?Versão do sistema: 24.2.1-0
Publicado em: 14/05/2024Quando um promotor do Ministério Público peticiona um processo judicial para o tribunal, podem surgir mensagens de erro que podem ser resolvidas sem a necessidade do auxílio do Suporte MP, proporcionando maior agilidade e autonomia ao promotor.
Neste artigo, você entenderá como identificar e corrigir falhas em peticionamentos intermediários. Confira!
1. No sistema SAJ, as petições que apresentam falha durante o processo de peticionamento ficam visíveis na seção “A fazer” (1) do Painel de Tarefas (2). Especificamente, no agrupamento Peticionamento com falha (3), localizado no topo da página.
2. Para visualizar a mensagem de erro (1) retornada pelo Tribunal de Justiça, mova o cursor do mouse sobre o ícone representado por uma letra (i) dentro de um círculo (2).
3. Para iniciar o processo de correção da petição, clique no botão “Corrigir” (1).
4. Feito isso, o SAJ Online abrirá a tela de Propriedades da Petição, onde será possível ajustar os dados enviados como em Propriedades do peticionamento (1). Você terá a possibilidade de alterar o campo que apresentou erro, além de outros campos com permissão de modificação.
ObservaçãoOs campos habilitados para correção no peticionamento intermediário são:
- Tipo de documento;
- Sigilo do documento;
- Tipo de petição;
- Prazo (número de dias) - Tramitação Direta;
- Tipo de documento SEEU;
- Sigilo do documento SEEU;
- Tipo de petição SEEU.
5. Neste exemplo, a solução para a mensagem de erro é realizar a correção do Tipo da petição. (1)
6. Feita a correção dos dados necessários, o botão “Peticionar” (1) será habilitado, permitindo que o Promotor de Justiça reenvie a petição corrigida.
Pronto! Você aprendeu, neste artigo, como corrigir um peticionamento intermediário com falha. Aproveite esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ MP Online.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como filtrar processos por meio das opções “Tramitação direta” e “Tarefas judiciais” no painel do SAJ MP?Cliente: MPRS | MPSC
Versão: 23.3.8-0 | Atualizado em: 16/02/2024O Ministério Público recebe diariamente várias intimações do Poder Judiciário, bem como aquelas relacionadas à tramitação direta, cujo objetivo é acelerar os inquéritos policiais enviados pelas autoridades. Isso gera um volume significativo de intimações no painel de tarefas.
Para facilitar a visualização das intimações a partir do painel de tarefas do SAJ Ministérios Públicos, temos a opção de filtrar tarefas, de modo que é possível filtrar apenas as tarefas judiciais, ocultando as de tramitação direta, tornando o trabalho de análise ainda mais prático.
Acompanhe a seguir como filtrar as tarefas:
1. A partir do Painel de Tarefas do SAJ Ministérios Públicos, clique na opção “Filtrar por”.
2. Ao acionar o filtro, serão exibidas as seguintes opções: “Todas as tarefas” (1), que apresenta tanto as tarefas judiciais quanto as de tramitação direta; “Tarefas judiciais” (2), que apresenta apenas as tarefas judiciais do painel, ocultando as tarefas de tramitação direta; e “Tramitação direta” (3), que apresenta todas as tarefas de tramitação direta, ocultando as tarefas judiciais.
AtençãoPor padrão, o sistema carrega como primeira opção o filtro "Todas as tarefas", sendo necessário selecionar o filtro desejado toda vez que acessar o SAJ MP.3. Por exemplo, clique na opção “Tarefas judiciais”. Desse modo o sistema irá filtrar o painel, apresentando apenas as tarefas judiciais.
Pronto! Aproveite esta funcionalidade do SAJ Ministérios Públicos para tornar seu trabalho mais eficiente e prático.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como descartar ou encerrar tarefas no SAJ MP?Cliente: MPRS | MPSC
Versão: 23.3.4-8 | Atualizado em: 10/10/2023A partir do sistema SAJ MP, todos os processos são apresentados como tarefas, sejam estas com ou sem intimação. Acompanhe a seguir como efetuar o descarte ou encerramento dessas tarefas, caso considere que não seja necessário apresentar manifestação para elas.
Tarefas sem intimação
1. Para descartar uma “Tarefa sem intimação”, localize a tarefa no agrupamento "Tarefas sem intimação"(1), clique no ícone representado por uma seta apontando para baixo (2) e, em seguida, selecione a opção "Descartar tarefa" (3).
2. Desse modo será apresentada uma tela para confirmar o descarte, clique em “Descartar”.
3. Então o sistema apresenta uma notificação com a mensagem “Tarefa descartada”.
Tarefas com intimação
1. Para encerrar tarefas com intimação, localize a tarefa, clique no ícone representado por uma seta (1) apontando para baixo e, em seguida, selecione a opção "Encerrar tarefa" (2).
2. Então o sistema apresenta uma notificação com a mensagem “Tarefa encerrada”.
AtençãoFique atento! Caso seja descartada ou encerrada uma tarefa em que o usuário esteja elaborando algum expediente, os dados serão perdidos.3. Por fim, a tarefa será movida para a aba “Finalizadas”, localizada no canto inferior à esquerda da tela.
Agora que você está familiarizado com o processo de descarte ou encerramento de tarefas no SAJ, está pronto para otimizar ainda mais sua eficiência diária. Aproveite esse novo conhecimento e desfrute da conveniência que o SAJ MP oferece!
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como retomar uma tarefa finalizada no SAJ MP?Versão: 6 | Atualizado em: 08/11/2022
O sistema SAJ MP contempla uma série de ferramentas que permite uma melhor gestão das suas atividades, otimizando seu tempo e maximizando sua produtividade. Um dos principais recursos desenvolvidos foi a forma de visualização de intimações, representada por um cartão que chamamos de “Tarefa”. As tarefas disponibilizadas no “Painel de Tarefas" podem ser finalizadas após análise.
Ao finalizar uma tarefa o sistema moverá o cartão para o grupo de “Finalizados”, agrupando-o em Tarefas sem intimação, Petição Inicial, Peticionamento(s) finalizados(s) ou Ciência informada.
Ainda assim, quando necessário realizar alguma manifestação em uma tarefa já finalizada, é possível retomá-la para o painel de tarefas para que você possa realizar o procedimento de peticionamento. Saiba mais sobre esse procedimento, a seguir.
1. No Painel de Tarefas acesse o bloco “Finalizados” localizado no canto inferior esquerdo do painel de tarefas (1) e localize a tarefa desejada.
DicaVocê também pode realizar uma busca de tarefas finalizadas por período, clicando no calendário para visualizar o seletor de datas.
2. Uma vez localizada a tarefa desejada, clique no botão de atividade “Retomar” (1).
3. O sistema moverá este cartão novamente para o Painel de Tarefas permitindo assim uma nova análise, no agrupamento de “Tarefas retomadas”, apresentando ainda no canto lateral inferior direito a mensagem de confirmação da operação (1).
Pronto! Você já sabe como retomar uma tarefa finalizada, e poderá realizar essa operação sempre que necessário. Aproveite mais esta vantagem do SAJ Ministérios Públicos.
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Como funcionam as indicações de prazo das tarefas no SAJ MP?Cliente: MPSP
Versão: 6 | Publicado em: 19/10/2021Todas as tarefas listadas no painel apresentam no seu canto superior esquerdo uma informação indicando o prazo e o status da intimação. Acompanhe a seguir e veja como identificar essas informações no sistema:
Recebido: Intimações que já foram recebidas e que estejam com data de vencimento da manifestação ainda no prazo apresentam a indicação Recebido, juntamente com a data de vencimento da manifestação.
Vencido: Intimações que foram recebidas e que estejam com a data de vencimento da manifestação vencida apresentam a indicação Vencido, juntamente com a informação da data em vermelho.
Data de vencimento da carência: Intimações que não foram recebidas nem estão vencidas, ou seja, estão pendentes de recebimento e o prazo ainda esteja para vencer apresentam somente a data de vencimento da carência da intimação.
Saiba maisLeia nossos materiais e saiba mais sobre o painel de tarefas:
Conheça cada uma das áreas do cartão das tarefas listadas no painel A Fazer do SAJ MP PG
Conheça a área A fazer do painel de tarefas do SAJ MPÉ muito importante o acompanhamento dos prazos processuais, por isso o SAJ MP traz essa informação de forma destacada no painel de tarefas do sistema. Utilize essa e as demais funcionalidades para facilitar e dar ainda mais agilidade às suas atividades diárias!
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Conheça cada uma das áreas do cartão das tarefas listadas no painel A Fazer do SAJ MP SGVersão: 6 | Atualizado em: 06/01/2023
No sistema, as tarefas representam uma intimação a ser trabalhada pela promotoria/procuradoria, sendo nelas apresentadas as principais informações do processo e algumas ações que podem ser realizadas. Nesse artigo conheceremos cada área das tarefas de forma detalhada, acompanhe:
Partes da tarefa:
Cada tarefa possui três áreas distintas, sendo elas:
- Área de atividades (1): nesta área é possível realizar as atividades disponíveis para cada tarefa listada no painel. Por exemplo: elaborar/continuar documento.
- Área de andamento (2): por meio desta área é possível ver as informações necessárias para dar andamento à tarefa. Por exemplo: abrir a pasta digital (Ver autos), etiquetar tarefas, e o teor do ato.
- Área de contextualização (3): nesta área são exibidas as informações básicas do processo. Além disso, por meio dela também é possível realizar algumas atividades, como, por exemplo: remeter o processo ou receber a intimação manualmente.
Agora veja o detalhamento de cada uma das áreas:
Área de atividades:
2.1 Todas as tarefas apresentam um destaque visual no canto superior esquerdo, conforme seu status e prazo, indicando que a intimação está recebida, vencida, pendente de recebimento, ou sem prazo de manifestação.
2.2 Logo abaixo deste destaque visual, se a tarefa em questão for referente a uma intimação, ela apresenta o tipo da intimação encaminhada: que pode ser uma manifestação, alegações finais, entre outros.
2.3 Abaixo do tipo da intimação se apresenta a tarefa a ser realizada, podendo ser uma elaboração de documento, uma petição em processamento, entre outros. Nos casos em que é indicada alguma falha (1), é necessário entrar em contato com o administrador do sistema.
2.4 Ao lado oposto destas informações, está o botão para que você dê andamento à ação a ser realizada. Para tarefas em fase de elaboração de documentos, é possível Elaborar (1) ou Continuar (2) um documento; já nos casos em que é indicada alguma falha, pode ser apresentada uma opção para reenvio da intimação para peticionamento.
Área de andamento:
3.1 No topo da área central são apresentadas as etiquetas vinculadas à tarefa. Quando houver até duas etiquetas, a descrição será apresentada por extenso (1). Caso haja mais de duas etiquetas, o sistema exibe apenas a indicação com a cor da etiqueta (2).
DicaAo posicionar o mouse sobre cada uma das etiquetas, o sistema mostra a sua descrição completa.
3.2 O ícone posicionado à direita das etiquetas permite vincular ou desvincular etiquetas (1) à tarefa, ou seja, incluir ou excluí-las da tarefa em questão.
3.3 Posicionado logo abaixo das etiquetas vinculadas à tarefa está o botão Ver autos (1) que, ao clicar nele, redireciona para a pasta digital tanto para os autos judiciais, quanto para os autos do MP.
Área de contextualização:
4.1 Caso o processo tenha sido remetido por outra lotação, essa informação é apresentada no canto superior direito de cada tarefa. Por exemplo, a 1ª Lotação enviou um processo para a 2ª, então, a tarefa pode apresentar o histórico dessa remessa mencionando o seu status como, por exemplo, aguardando remessa (1) ou, após remetido, qual foi a lotação remetente (2).
4.2 Logo abaixo se apresentam as partes ativas e passivas do processo. Se o processo possuir mais partes ativas ou passivas além de classificada como principal, esta área apresenta um contador representado pelo símbolo + de adição seguido da quantidade. Por exemplo: +10, ou seja, mais 10 partes.
4.3 Ao passar o mouse por cima do contador de partes, o sistema apresenta uma listagem contendo as dez primeiras partes do processo. Caso a quantidade de partes cadastrada seja maior do que dez, a última linha apresentada será o sinal de reticências (...).
4.4 Caso o processo não tenha parte ativa ou passiva cadastradas, a informação apresentada é a frase Parte não identificada.
4.5 Logo abaixo da identificação das partes, está a descrição da classe do processo.
4.6 À direita da descrição da classe se indica o assunto do processo. Da mesma forma que a classe, se o processo não possuir um assunto cadastrado, a informação apresentada é a frase Assunto não identificado.
4.7 Abaixo da classe, o sistema apresenta o número do processo no Tribunal de Justiça. Ao lado do número do processo, no ícone de informação, pode-se verificar o local no Tribunal de Justiça em que o processo está tramitando, bem como, caso exista, o seu Número de Controle.
4.8 À direita do número do processo estão as tarjas vinculadas ao processo. Quando houver mais de duas tarjas, o sistema apresenta o símbolo de mais/adição e a quantidade de tarjas que houver além da primeira indicada.
4.9 No canto superior direito de cada tarefa ainda se exibe o botão Mais ações
, que pode apresentar as opções:
- Remeter processo, possibilita enviar a intimação para outra lotação;
- Receber intimação, possibilita fazer esse recebimento de forma manual;
- Editar cadastro, possibilita alterar os dados cadastrais e das partes de uma manifestação, intimação, etc.
Saiba MaisAproveite nossos materiais para conhecer mais sobre o painel de tarefas do sistema, leia:
Visão geral do painel de tarefas do SAJ MP.Pronto! Agora você já conhece algumas informações importantes sobre as tarefas apresentadas no seu sistema de trabalho, o SAJ MP.
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Conheça cada uma das áreas do cartão das tarefas listadas no painel A Fazer do SAJ MP PGVersão: 24.1.4-12 | Atualizado em: 12/06/2024
No sistema, as tarefas representam uma intimação a ser realizada pela promotoria e nelas são apresentadas as principais informações do processo e algumas ações que você pode realizar. Acompanhe neste artigo cada área das tarefas de forma detalhada.
Partes da tarefa
Cada tarefa possui três áreas distintas, sendo elas:
(1) Área de atividades: nesta área é possível realizar as atividades disponíveis para cada tarefa listada no painel. Por exemplo: elaborar documento.
(2) Área de andamento: por meio desta área é possível ver as informações necessárias para dar andamento à tarefa. Por exemplo: abrir a pasta digital, etiquetar tarefas.
(3) Área de contextualização: nesta área é exibida a contextualização, ou seja, as informações básicas do processo. Além disso, por meio dela também é possível realizar algumas ações, como, por exemplo: remeter o processo ou receber a intimação manualmente.
Agora veja o detalhamento de cada uma das áreas:
Área de atividades
1. Todas as tarefas apresentam um destaque visual no canto superior esquerdo, conforme seu status e prazo, indicando que a intimação está recebida, vencida, pendente de recebimento, em recebimento ou sem prazo de manifestação.
2. Logo abaixo deste destaque visual, se a tarefa em questão for referente a uma intimação, ela apresenta o tipo da intimação recebida, que pode ser uma manifestação, alegações finais, entre outros.
3. Abaixo do tipo da intimação será apresentado o modelo de documento que está sendo utilizado para elaborar a petição a ser enviada ao poder judiciário.
4. Ao lado oposto destas informações, está o botão para que você dê andamento à ação a ser realizada. Para tarefas em fase de elaboração de documentos, é possível iniciar ou continuar um documento; já nos casos em que é indicada alguma falha, pode ser apresentada uma opção para reenvio da intimação para peticionamento ou recebimento.
Área de andamento
5. No topo da área central são apresentadas as etiquetas vinculadas à tarefa. Quando houver até duas etiquetas, a descrição será apresentada por extenso; caso haja mais de duas etiquetas, o sistema exibe apenas a indicação com a cor da etiqueta.
DicaAo posicionar o mouse sobre cada uma das etiquetas, o sistema mostra a sua descrição completa.
6. O ícone posicionado à direita das etiquetas permite vincular ou desvincular etiquetas à tarefa, ou seja, incluir ou excluí-las da tarefa em questão.
7. Posicionado logo abaixo das etiquetas vinculadas à tarefa está o botão Ver autos que, ao clicar nele, redireciona para a pasta digital tanto para os autos judiciais, quanto para os autos do MP.
Área de contextualização
8. Caso o processo tenha sido remetido por outra lotação, essa informação é apresentada no canto superior direito de cada tarefa. Por exemplo, a 1ª Lotação enviou um processo para a 2ª, então, a tarefa apresenta Remetido por 1ª Promotoria; ao clicar para remeter o processo, é apresentada a mensagem Aguardando Remessa.
9. Logo abaixo se apresentam as partes ativas e passivas do processo. Se o processo possuir mais partes ativas ou passivas além da classificada como principal, esta área apresenta um contador representado pelo símbolo de mais/adição seguido da quantidade. Exemplo +10, ou seja, mais 10 partes.
Ao passar o mouse por cima do contador de partes, o sistema apresenta uma listagem contendo as dez primeiras partes do processo. Caso a quantidade de partes cadastrada seja maior do que dez, a última linha apresentada será o sinal de reticências (...).
Caso o processo não tenha parte ativa ou passiva cadastradas, a informação apresentada é a frase Parte não identificada.
10. Logo abaixo da identificação das partes, está a descrição da classe do processo. Caso o processo não possua uma classe cadastrada, a informação apresentada é a frase Classe não identificada.
11. À direita da descrição da classe se indica o assunto do processo. Da mesma forma que a classe, se o processo não possuir um assunto cadastrado, a informação apresentada é a frase Assunto não identificado.
12. Abaixo da classe, o sistema apresenta o número do processo no Tribunal de Justiça.
13. À direita do número do processo estão as tarjas vinculadas ao processo. Quando houver mais de duas tarjas, o sistema apresenta o símbolo de mais/adição e a quantidade de tarjas que houver além da primeira indicada.
14. No canto superior direito de cada tarefa ainda se exibe o botão Mais ações
, que pode apresentar as opções: Remeter processo, possibilita enviar a tarefa para outra lotação; Receber intimação, possibilita fazer esse recebimento de forma manual; e Editar cadastro, possibilita alterar os dados cadastrais e das partes de uma manifestação, intimação, etc.
Saiba MaisAproveite nossos materiais para conhecer mais sobre o painel de tarefas do sistema, leia:
Visão geral do painel de tarefas do SAJ MP.Pronto! Agora você já conhece algumas informações importantes sobre as tarefas apresentadas no seu sistema de trabalho, o SAJ MP.
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Como visualizar os processos na aba Finalizadas no SAJ MP?Versão: 6 | Publicado em: 28/03/2022
O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ MP e que foi desenvolvido para apresentar apenas as intimações/processos que possuem tarefas pendentes em seu perfil. Dentre as ferramentas desenvolvidas, para uma melhor gestão do painel de tarefas, tem-se as abas “A Fazer” e “Finalizadas”.
Acompanhe, neste artigo, como realizar a consulta de tarefas que foram concluídas (peticionadas ou informado ciência) na aba “Finalizadas".
1. No Painel de Tarefas, acessando a aba “Finalizadas” (1), que fica no canto inferior esquerdo do seu painel, você terá uma visão de todas as tarefas concluídas no dia. Como por exemplo os “Peticionamentos Finalizados” (2) e “Ciência Informada” (3).
2. Ao clicar no agrupamento “Peticionamentos Finalizados” você terá melhor visibilidade dos processos peticionados (1), podendo ainda acessar os seus autos judiciais e do MP para consultar as suas documentações.
3. Também é possível realizar uma consulta por processo específico. Para isso, digite o número do mesmo no campo “Pesquisar pelo número do processo” (1), localizado na parte superior da tela e, em seguida, clique na “lupa” (2), para efetivar a busca.
4. Ao lado direito da tela, na parte superior, tem-se a opção “Exibir seletor de data” (1), para buscar visualização de tarefas concluídas em datas retroativas.
Pronto! Agora você já sabe como visualizar os processos peticionados na aba Finalizadas dentro do sistema. Realize seus controles e consultas em todas as tarefas concluídas dentro do SAJ MP.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos