O painel de tarefas é a página inicial do sistema e é a partir dele que você, estando logado conforme configuração do seu perfil cadastrado, executará todas as suas atividades. Para facilitar a visualização, o painel é dividido em algumas áreas. Acompanhe o detalhamento a seguir para conhecer cada uma delas:
1. Menu do sistema
No canto superior esquerdo da tela, ao lado do logotipo do SAJ, você encontra o botão do Menu do Painel, identificado pelo ícone .
Clicando nele, é possível acessar a Gestão de modelos, a Consulta de processos de 1º grau no e-SAJ e a Consulta de processos de 2º grau no e-SAJ.
Também está disponível a opção Painel de Tarefas, que pode ser utilizado para retornar ao painel.
Com o menu aberto, o sistema passa a apresentar o ícone de fechar e bastar clicar nele para retornar à visualização original.
2. Menu Tarefas
Ainda no lado esquerda da tela, você visualizará o menu Tarefas. Veja que é possível recolher ou expandir este menu lateral, clicando em Recolher menu (1).
Para expandi-lo novamente e voltar a visualizá-lo, clique sobre a faixa lateral cinza, indicada com a seta de Expandir Menu (1).
Em seguida, você encontra a área A fazer (1), listando todas as tarefas pendentes de serem realizadas.
O gerenciamento de Etiquetas (2) permite criar, editar, remover, consultar tarefas de cadastros ainda não ajuizados e também de intimações oriundas do Poder Judiciário que possuam etiquetas vinculadas na lotação logada.
No canto inferior esquerdo do painel de tarefas, está localizada a seção Finalizadas (3), por meio do qual é possível consultar o histórico de tarefas concluídas em um determinado dia.
2.1 A fazer
Ao clicar em A Fazer (1), todas as tarefas disponíveis na lotação são exibidas em tela (2).
2.2 Etiquetas
Ao clicar em uma etiqueta (1), apenas as tarefas que estão vinculadas a ela são exibidas na tela (2). Também é neste mesmo local que você pode criar, editar e excluir etiquetas.
2.3 Finalizadas
Já ao clicar em Finalizadas (1), você tem acesso as tarefas já concluídas por você e pelos seus colegas de lotação (2).
3. Menu Usuário
Ainda no topo da tela, ao lado direito do logotipo do sistema, é apresentado o nome do módulo do sistema em que você se encontra, no caso do exemplo utilizado aqui, Painel de Tarefas. (1); e no canto direito, o Menu do usuário (2), com informações sobre a sua conta no sistema.
A área do usuário está indicada com as iniciais do usuário logado, localizada no canto superior direito da tela (1). Ao clicar sobre as iniciais, o menu Minha conta abre, ocupando o lado direito de sua tela, apresentando as seguintes informações:
- Seu nome completo e função (2);
- A opção Alterar lotação (3);
- A opção acessar o SAJ Ajuda (4);
- A opção configurar o 2º monitor (5);
- O botão Sair do sistema (6);
- Para recolher essa área, clique novamente sobre as iniciais do seu nome ou sobre o ícone de Fechar (7).
4. Consulta, Ordenação e Novo cadastro
Na parte central há um campo de Pesquisa (1), que lhe possibilita localizar uma determina intimação buscando diretamente pelo seu número.
No canto direito, há a possibilidade de Ordenar (2) as tarefas no painel e o resultado das buscas pela data de entrada, prazo de recebimento e prazo judicial.
À direita da ordenação, há ainda o botão Novo cadastro (3), por meio do qual é possível criar o cadastro de uma petição inicial.
4.1 Consulta
Com a área de tarefas A fazer aberta, o campo de pesquisa (1) permite realizar consultas rápidas de um processo, para isso, basta informar o número do processo. Você pode digitá-lo completo ou parcial, inserindo ao menos 3 dígitos. Ao limpar o campo de busca (2), o sistema retorna para a visão normal do painel de tarefas.
4.2 Ordenação
Atualmente, existem três opções de ordenação das tarefas: pela Data de Entrada (1), que pode ser ordenado da "Mais nova" para "Mais antiga" ou ao contrário; pelo Prazo de Recebimento (2) e Prazo Judicial (3), que podem ser ordenadas por "Menor prazo" e "Maior prazo".
5. Tarefas
Cada tarefa é representada por um card, podendo ela ser uma intimação ou um processo de 1º grau que ainda não foi ajuizado, nela se apresentam as principais informações de uma ação.
Partes da tarefa
As tarefas são compostas por três partes, sendo elas:
(1) Área de atividades: nesta área é possível realizar as atividades disponíveis pertinentes à intimação ou à petição não ajuizada. Por exemplo: elaborar documento;
(2) Área de andamento: por meio desta área é possível ver as informações necessárias para dar andamento à tarefa. Por exemplo: abrir a pasta digital, etiquetar tarefas;
(3) Área de contextualização: nesta área se encontram os dados básicos, ou seja, as informações básicas do processo. Além disso, por meio desta área também é possível realizar algumas ações, como, por exemplo, remeter o processo.
6. Paginação
As tarefas são apresentadas no painel em forma de lista, sendo apresentadas 15 registros por cada página. Este valor é padrão e não é possível alterá-lo.
Para conhecer mais sobre os assuntos tratados aqui, leia os artigos:
Conheça a área A fazer do painel de tarefas do SAJ MP
Conheça o recurso etiquetas do Painel de Tarefas do SAJ MP
Conheça a área Finalizadas do painel de tarefas do SAJ MP
Pronto! Este sistema foi desenvolvido para facilitar ainda mais suas atividades do dia a dia e agora você já conhece algumas informações importantes do Painel de Tarefas do SAJ MP. Aproveite as funcionalidades para dar celeridade as suas tarefas