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  • Como inserir observações no texto pelo Editor de Documentos do SAJ MP - MPM?
    3 de dezembro de 2025 13:07
    Versão do sistema: 05.00.46-01 
    Artigo atualizado em: 03 de dezembro de 2025

    O Editor de Documentos do SAJ é uma ferramenta que permite a elaboração de documentos utilizando modelos previamente cadastrados no sistema. Dentro do editor existe um recurso que possibilita adicionar observações nos documentos em elaboração, facilitando a comunicação entres os membros e os servidores que estiverem trabalhando naquela determinada documentação. Acompanhe, a seguir, como inserir observações dentro do Editor de Documentos.

      Atenção
    As capturas de tela e orientações neste artigo foram elaborados com base em um exemplo que representa a situação do módulo de Primeiro Grau. No entanto, a aplicação do passo a passo descrito neste material pode ser utilizado em outros módulos, como: Segundo Grau, Corregedoria, Ouvidoria, entre outros. O objetivo é oferecer um conteúdo que sirva de apoio em diferentes contextos de uso.

    Passo 1. Selecione o menu Gerenciador de Arquivos da tela inicial do sistema.

    Interface do sistema SAJ com o menu “Editor” aberto. A opção “Gerenciador de Arquivos...” está destacada

    Passo 2. Na tela do Gerenciador de Arquivos, digite o Nº MP ou o Nº Judiciário (1), dependendo do procedimento que você está trabalhando e clique em Consultar (2).

    Tela do Gerenciador de Arquivos do SAJ. Barra de pesquisa destacada em laranja no topo à esquerda (etapa 1) e botão “Consultar” também em laranja no canto inferior esquerdo (etapa 2). Ao centro, lista de documentos com nome, última alteração e categoria.

    Passo 3. Clique com o botão direto do mouse sobre o documento em elaboração (1) e selecione a opção Editar (2), ou se preferir, dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse.

    Tela do Gerenciador de Arquivos do SAJ. Lista de documentos exibida ao centro com colunas: Nome, Última alteração, Usuário da última alteração e Categoria. Um documento está selecionado e, no menu contextual, a opção “Editar” aparece destacada

    Passo 4. Na tela "Editor de Documentos", acesse o painel de Observações, clicando no menu Exibir (1) e selecione a opção Observações... (2) ou se preferir, no canto superior do lado esquerdo, clique no ícone de observações (3) para abrir o Painel de Observações.

    Editor do SAJ com opção “Observações” e ícone lateral destacados em laranja.

    Passo 5. Ao abrir o painel de observações (1) do lado direito da tela, clique no ícone no canto inferior da tela para criar uma nova observação (2).

    Interface do editor de documentos do SAJ. Painel “Observações” destacado em laranja no canto superior direito e botão “Criar um novo” também em laranja na parte inferior direita.

    Passo 6. Escreva as observações que deseja inserir no documento que está sendo elaborado (1) e após isso, clique no ícone para salvar (2).

    Editor de documentos do SAJ com painel “Observações” à direita. O botão “Salvar” está destacado em laranja na parte inferior.

    Pronto! Esse recurso facilita a comunicação entre os membros e a equipe de servidores e estagiários, possibilitando uma maior produtividade de Documentos no decorrer das suas atividades. Utilize esse recurso como uma forma de interação quando mais de um usuário, por exemplo, o promotor e seu assessor, atuam na mesma peça.

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como inserir observações no texto pelo Editor de Documentos do SAJ MP?
    20 de setembro de 2024 17:48
    Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPCE | MPMS | MPSC
    Versão: 3.1.1-9 | Publicado em: 07/11/2019

    O Editor de Documentos do SAJ MP é uma ferramenta que permite a elaboração de documentos utilizando modelos previamente cadastrados. Dentro do editor existe um recurso que possibilita adicionar observações nos documentos em elaboração, facilitando a comunicação entres os membros do órgão.

    Veja a seguir como inserir observações dentro do Editor de Documentos.

    1. Selecione o menu Gerenciador de Arquivos da tela inicial do sistema.

    inserir_observacoes_editor_001.png

    2. Na tela do Gerenciador de Arquivos, digite o Nº MP ou o Nº Judiciário (1), dependendo do procedimento que você está trabalhando e clique em Consultar (2).

    inserir_observacoes_editor_002.png

    3. Clique com o botão direto do mouse sobre o documento em elaboração (1) e selecione a opção Editar (2), ou se preferir, dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse.

    inserir_observacoes_editor_003.png

    4. O Editor de Documentos abrirá. Para acessar o painel de Observações, clique no menu Exibir (1) e selecione a opção Observações... (2) ou se preferir, no canto superior do lado esquerdo, clique no ícone para abrir o painel de observações.

    inserir_observacoes_editor_004.png

    5. Ao abrir o painel de observações do lado direito da tela, clique no ícone para inserir observações.

    inserir_observacoes_editor_005.png

    6. Escreva as observações que deseja inserir no documento que está sendo elaborado e após isso, clique no ícone para salvar.

    inserir_observacoes_editor_006.png

    Pronto! Esse recurso facilita a comunicação entre os membros da equipe, possibilitando uma maior produtividade de Documentos no decorrer das suas atividades. Utilize esse recurso como uma forma de interação quando mais de um usuário, por exemplo, o promotor e seu assessor, atuam na mesma peça.

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos