-
Como funcionam as Rotinas do NIC no SAJ MP?Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPMS | MPCE | MPSC
Versão: 5 | Publicado em: 26/10/2020O NIC é uma lotação de apoio ao controle dos inquéritos policiais. Estes são instaurados nas delegacias e encaminhados ao Núcleo, que os cadastra no SAJ MP. Após o cadastramento, é feito a remessa ao NIMP. Este efetuará a análise e os direcionará para as promotorias competentes, de acordo com as suas atribuições e matérias. Assim, o NIC é diretamente responsável pelo devido encaminhamento dos inquéritos policiais que tramitarão no Ministério Público.
Conheça a rotina organizacional do fluxo.
1. Na tela inicial do sistema acesse o menu Andamento e clique na opção Fluxo de Trabalho.
2. Note que o Fluxo de trabalho é dividido em Filas/pastas (1) e subfilas/subpastas (2).
3. Sempre que um novo inquérito for cadastrado, o mesmo ficará inicialmente na fila de “Ag. Digitalização” (1). Nesta fila, caso esta ação não tenha sido realizada na criação do cadastro, deverão ser inclusas as peças do inquérito (digitalizadas em PDF). Para isso, clique no botão “Digitalizar Peças” (2).
4. A Pasta Digital será aberta. Clique na lupa ao lado do campo Tipo de documento digital (1) para preencher a categoria do documento a ser importado. A janela de Tipo de Documento a ser Digitalizado irá ser disponibilizada para que seja possível consultar os tipos de documento. Clique sobre o Tipo de Documento (2) desejado e selecione o botão Digitalizar (3).
5. Concluída a inclusão das peças no cadastro, clique no botão Relatar com Indiciamento ou Relatar sem indiciamento. Esta ação irá transferir o registro da fila atual para a respectiva fila ao qual foi direcionado.
DicaCada fila terá as suas respectivas ações, elas funcionam como uma organização da metodologia de trabalho.
6. Após o encaminhamento do Inquérito de acordo com o indiciamento, deverá ser feito o envio ao MP. Para isso, na subpasta (1) definida anteriormente, selecione o cadastro (2) que deseja enviar, e em seguida clique no botão “Encaminhar ao MP” (3) para remeter, o que fará a ação de enviar o cadastro do inquérito ao Ministério Público.
7. Será aberta a tela de Remessa, informe o “Tipo do órgão” (1) e o “NIMP” (2) a serem direcionados os inquéritos. Posteriormente clique no botão “Adicionar” (3) e, em seguida, clique em “Remeter” (4), concluindo assim o envio do inquérito.
Saiba maisPrecisa criar um novo inquérito para o NIC? Saiba como através do artigo:
Rotinas do NIC - Como criar um novo inquérito pelo SAJ MP?Você conheceu um pouco mais sobre a rotina organizacional do fluxo de trabalho.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como funciona o Fluxo de Trabalho do estagiário no SAJ MP?Clientes: MPAC| MPAL| MPAM| MPMS| MPCE| MPSC
Versão: 5.0.3 | Atualizado em: 07/01/2021O Fluxo de Trabalho permite que você faça a gestão e o controle processual de forma ágil no SAJ MP. Veja neste artigo boas práticas na utilização do fluxo para o perfil de estagiários.
1. Na tela inicial do sistema, clique no menu Fluxo de Trabalho localizado na barra superior da tela.
2. O Fluxo de Trabalho abre. No fluxo da Promotoria (1), você encontra os subfluxos (2) do seu perfil de usuário.
AtençãoO Fluxo de Trabalho é configurado para cada tipo de perfil.
3. Os subfluxos são divididos por Filas de Trabalho, onde se encontram de forma organizada o andamento dos cadastros. Para acessá-las, basta expandir os subfluxos. Neste exemplo, o subfluxo Processos Judiciais (1) é expandido para visualização de suas filas de trabalho (2).
4. Para acessar os processos na fila do estagiário, clique na fila de trabalho Em Elaboração do Estagiário. No campo ao lado aparecerão os cadastros que estão nesta etapa de andamento.
ObservaçãoNeste item utilizamos a fila “Em elaboração” para exemplificar o procedimento, porém, pode ser utilizada outra fila a depender do caso.
5. Aqui você pode realizar várias atividades utilizando os recursos do Fluxo de Trabalho. Para isso, selecione o cadastro (1) em que deseja trabalhar clicando sobre ele e escolha a atividade que deseja realizar. Entre aquelas que você pode realizar, estão, por exemplo, Emitir documento (2), Pasta digital do TJ (3), Gerenciador de Arquivos (4) Encaminhar para Ciência (5), Encaminhar ao Assessor (6), Encaminhar ao Membro (7), entre outras.
DicaPara visualizar as demais atividades disponíveis na barra de tarefas do Fluxo de Trabalho, clique no ícone de ... (reticências) (8).
6. No Fluxo de trabalho, também é possível adicionar observações nos cadastros, as quais ficam visíveis para todos os usuários. Para adicionar uma observação, clique com botão direito do mouse sobre o cadastro desejado (1) e, no menu que abre, selecione a opção Editar Observação (2).
ObservaçãoNote que é possível visualizar os nomes das partes do cadastro selecionado na barra inferior do Fluxo de Trabalho.
7. A janela Observação abre. Digite a informação que deseja (1) e clique em Salvar (2).
Pronto, agora você sabe como funcionam os recursos do Fluxo de Trabalho para o perfil de estagiário. Aproveite esta ferramenta e torne sua rotina de trabalho ainda mais eficiente.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como consultar processos devolvidos ao Judiciário no Fluxo de Trabalho do SAJ MP?Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPCE | MPMS | MPSC
Versão: 3.1.1-1 | Publicado em: 29/10/2019No SAJ MP, você pode consultar processos devolvidos ao judiciário, seja via peticionamento ou remessa. Veja neste artigo como realizar essa operação por meio do Fluxo de Trabalho.
ObservaçãoA fila de trabalho pode ser alterada e mudar este comportamento.1. Na tela inicial do sistema, acesse o Fluxo de Trabalho clicando no botão correspondente na barra de ferramentas do topo.
2. No Fluxo de Trabalho, localize o subfluxo Processos Judiciais na lateral esquerda.
3. Depois de encontrar o subfluxo, expanda-o e localize a fila de trabalho Devolvido ao Judiciário. Clique nela.
4. Agora, observe que na seção à direita são exibidos todos os processos que foram devolvidos ao judiciário.
Pronto! Você viu como consultar processos devolvidos ao Judiciário no Fluxo de Trabalho do SAJ MP. Aproveite esta funcionalidade e otimize o seu dia a dia.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos