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Cadastro de Procedimento Administrativo

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  • Como realizar um cadastro de Procedimento de Gestão Administrativa (PGA) no SAJ MP?
    12 de novembro de 2025 17:20
    Videoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.

    Nesse vídeo, veremos a demonstração do sistema de como é possível realizar um cadastro de Procedimento de Gestão Administrativa (PGA) no SAJ Ministérios Públicos.

  • Instauração de procedimentos administrativos no SAJ MP
    28 de novembro de 2025 16:35
    Versão do sistema: 03.03.00-06 
    Artigo atualizado em: 28 de novembro de 2025

    Com o cadastro do procedimento administrativo completo e instaurado, é possível dar os andamentos necessários ao caso, por exemplo a expedição do documento de ofício, despacho ou notificação, para que sejam solicitadas ou prestadas as informações necessárias. Acompanhe neste artigo o passo a passo para a instauração de procedimentos administrativos.

    Atenção

    Esta é uma tarefa realizada por promotores.

    Passo 1. Com o cadastro do procedimento administrativo que você deseja instaurar aberto, clique no botão Emitir portaria/despacho de abertura, indicado na imagem seguinte.

    Tela do Formulário de cadastro de procedimentos administrativos com abas no topo e botões na parte inferior. O botão 'Emitir Portaria/Despacho de abertura' está destacado em laranja

    Passo 2. Na tela Emissão de Documentos, clique na lupa do campo Modelo para escolher um modelo de documento de instauração de procedimento administrativo.

    Tela de Emissão de Documentos, com campos Pasta, Categoria, Nº MP e lista de processos. O campo Modelo está destacado em laranja. Na parte inferior, há botões como Confirmar, Editar, Novo, Excluir, Limpar, Restaurar, Imprimir, Configurar impressão e Fechar.

    Passo 3. A tela Consulta de Modelos abre. Escolha a opção desejada (1) e então clique em Selecionar (2).

    Tela do sistema Consulta de Modelos, exibindo lista com colunas Tipo Vinc., Categoria, Código Modelo e Pasta. Há quatro linhas e a primeira está selecionada. Na parte inferior, há botões Selecionar, Visualizar e Fechar, sendo que Selecionar está destacado em laranja

    Passo 4. De volta à tela Emissão de Documentos, na aba Pessoas, escolha o requerente (1) e então clique em Confirmar (2).

    Tela do sistema Emissão de Documentos, com campos para seleção de pasta, categoria e modelo. A opção Requerente está marcada e, na parte inferior, há botões para ações como editar, excluir e imprimir, sendo que o botão Confirmar está destacado em laranja.

    Passo 5. Clique em Editar.

    Tela do sistema Emissão de Documentos, com botões na parte inferior. O botão 'Editar' está destacado em laranja

    Passo 6. O Editor de Documentos abre. Ajuste o conteúdo do expediente e, ao concluir, clique no botão Finalizar, em destaque na próxima imagem, no canto superior esquerdo.

    Tela do editor de documentos com título 'PORTARIA DE INSTAURAÇÃO DE PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 002/2021'. Na barra lateral esquerda, o botão 'Finalizar' está destacado em laranja.

    Passo 7. Na tela Finalização de Documentos, escolha a opção Finalizar e Assinar (1), insira o seu certificado digital (2) e clique em Confirmar (3).

    Tela do sistema Finalização de Documentos, com opções para concluir e assinar. Há três destaques em laranja: a opção 'Finalizar e Assinar', o campo para selecionar certificado digital e o botão 'Confirmar

    Passo 8. Com a finalização do documento de portaria, o procedimento administrativo está instaurado, passando a contar automaticamente o prazo previsto na resolução 174/2017 do CNMP. A partir de agora, você pode acessar as outras abas da tela Cadastro de Procedimentos Administrativos.

    Na aba Obrigações, exclusiva para cadastramento de processos administrativos, é possível indicar quem é o Compromissário, quem é o Beneficiário e definir o vencimento das obrigações, entre outras possibilidades. Isso permite à promotoria acompanhar automaticamente o cumprimento das obrigações propostas.

    Tela do sistema Cadastro de Procedimentos Administrativos, exibindo campos Compromissário e Beneficiário destacados em laranja, além das seções Previsto e Realizado com informações financeiras também destacadas
    Saiba mais

    Se você deseja saber mais detalhes a respeito do preenchimento das demais abas do cadastro, acesse o artigo
    Funcionalidades da tela Cadastro de Procedimento

    Aproveite essa funcionalidade sempre que precisar!

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como realizar um cadastro de Procedimento de Gestão Administrativa (PGA) no SAJ MP?
    19 de novembro de 2025 19:28
    Versão do sistema: 05.00.03-00 
    Artigo atualizado em: 19 de novembro de 2025

    Acompanhe a seguir como realizar um cadastro de Procedimento de Gestão Administrativo (PGA) na ferramenta SAJ MP.

    Passo 1. No menu Cadastro (1), selecione a opção Procedimentos Administrativos (2).

    passo 1 - menu cadastro - opcao Procedimentos Administrativos.png

    Passo 2. A tela Cadastro de Procedimentos Administrativos abrirá. Clique em Novo para iniciar o cadastramento de um novo procedimento de gestão administrativa (PGA).

    passo 2 - tela Cadastro de Procedimentos Administrativos - opcao Novo

    Passo 3. Na aba Dados Gerais, no campo Tipo de cadastro insira o código 09.02 Procedimento de Gestão Administrativa (1) e preencha o campo Tipo de Procedimento Administrativo (2), que, neste exemplo, utilizaremos a opção 6 Procedimento de Gestão Administrativa.

    passo 3 - aba dados gerais - campo Tipo de cadastro - código 09.02 Procedimento de Gestão Administrativa - campo Tipo de Procedimento Administrativo

    Passo 4. Na sequência preencha os demais dados: Nível de sigilo (1), Município do fato (2) e Assunto (3). Você também pode indicar o Nível de prioridade (4) para o cadastro, e, se houver, o Secretário (5), além da Abrangência (6) (local, regional ou nacional) e inserir uma pequena síntese dos fatos do procedimento administrativo no campo Objeto (7).

    passo 4 -  campos Nível de sigilo, Município do fato e Assunto, Nível de prioridade, secretario, abrangencia e objeto

    Passo 5. Na aba Pessoas (1), insira as partes envolvidas. Clique no botão Inserir parte (2) para habilitar e selecionar o Tipo de participação. Na sequência, indique as informações pessoais, como: nome, CPF, RG, profissão, gênero, telefone, e-mail e endereço (3). Por fim, clique em Salvar (4), assim, o procedimento administrativo ganhará um número do MP.

    passo 5 - aba pessoas - inserir parte

    Dica

     Você pode incluir mais de uma parte. Para isso, clique em Inserir parte novamente e complete os dados de acordo.

    Pronto! Você acabou de aprender a inserir um cadastro de Procedimento de Gestão Administrativa – PGA, no SAJMP. Utilize estes passos sempre que preciso.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como realizar obrigações dentro de um Procedimento Administrativo no SAJ MP?
    7 de agosto de 2023 20:26
    Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPMS | MPCE | MPSC
    Versão: 4.2.4-1 | Publicado em: 26/10/2020

    O Procedimento Administrativo é o único cadastro no qual possui a aba “Obrigações” e, utiliza-se normalmente quando alguém é obrigado a fazer algo em razão de Lei, Contrato ou Acordo e, quando há ausência deste ato, o credor exige o cumprimento dessa obrigação. 

    Saiba mais sobre esta funcionalidade a seguir. 

    1. Na tela inicial do sistema acesse o menu Cadastro e clique na opção Procedimentos Administrativos.

    blobid0.png

    2. Na tela do Procedimento Administrativo, localize o procedimento desejado através do Nº MP (1). Preencha todos os campos necessários como Tipo do procedimento (2), Munícipio e Comarca do fato (3), Assunto (4), e salve o cadastro clicando em Salvar (5). 

    blobid1.png

    3. Clique na aba “Obrigações” para que possa ser inserido um item. Em seguida, acrescente uma nova linha clicando em Incluir (+) que está localizado ao lado direito da tela. 

    blobid2.png

    4. Feito isto, preencha os dados exigidos pelo sistema, sendo eles, Data do vencimento (1), Valor (2) e Descrição (3) e na sequência clique em Salvar (4) para finalizar. 

    blobid3.png
    Pronto! Agora o seu Procedimento Administrativo foi cadastrado e a Obrigação registrada. 

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como cadastrar os Procedimentos Administrativos Eleitorais no SAJ MP?
    11 de maio de 2023 14:49
    Clientes: MPCE
    Versão: 5.0.7 | Publicado em: 26/05/2021

    No SAJ MP é possível cadastrar os Procedimentos Administrativos Eleitorais (PA). Acompanhe nesse artigo como realizar essa funcionalidade do sistema.

    1. Na tela inicial do SAJ MP acesse o menu Cadastro e selecione a opção Procedimentos Administrativos. 

    01_tela_inicial_SAJ_MP.png

    2. A tela Cadastro de Procedimentos Administrativos se abrirá. Clique em  Novo  para iniciar o cadastramento de um novo procedimento administrativo. 

    02_Cadastro_procedimentos_administrativos.png

    3. Na aba Dados Gerais (1), indique o Tipo de cadastro – Procedimento Administrativo Eleitoral (2) e o Tipo de Procedimento Administrativo (3). Você pode utilizar a lupa ao lado dos respectivos campos, para consultar os tipos de cadastros e procedimentos. 

    03_cadastro_dados_gerais_tipos_procedimentos.png

    4. Na sequência, preencha os demais campos obrigatórios indicados pela bolinha vermelha, podendo ainda indicar o nível de prioridade para o cadastro, o Secretário (se houver algum), a Abrangência (local, regional ou nacional) e inserir uma pequena síntese dos fatos do procedimento administrativo no campo Objeto (este campo também é obrigatório). 

    03_cadastro_dados_gerais_campos_obritagorios.png

    5. Acesse a aba  Pessoas (1), clique no botão  Inserir parte (2) e selecione o Tipo de participação (3).  

    04_pessoas_partes.png

      Dica

    Você pode consultar os tipos de participação, para isso, clique na lupa do respectivo campo e abrirá uma tela com algumas opções. Escolha a opção desejada e clique em Selecionar. 

    05_tipos_participacao.png

     

    6. Dando continuidade, inclua os dados solicitados, como: nome, CPF ou CNPJ, estado civil, gênero, profissão, telefone, e-mail e endereço. Você pode incluir outras partes. Para isso, clique em  Inserir parte novamente e complete os dados de acordo como informado acima. 

    06_demais_dados_da_pessoa.png

    7. Após preencher os dados nas abas  Dados Gerais e  Pessoas, clique em Salvar (1) o cadastro. Assim, o procedimento administrativo eleitoral receberá um número do MP (2) e ficará aguardando a emissão da portaria de instauração (3). 

    07_aguardando_portaria_instauracao.png

    Pronto! Agora você sabe como cadastrar os Procedimentos Administrativos Eleitorais no SAJ MP. 

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como realizar o cadastro de procedimentos administrativos no SAJ MP?
    21 de novembro de 2025 18:58
    Versão do sistema: 05.00.03-02 
    Artigo atualizado em: 21 de novembro de 2025

    Acompanhe a seguir como realizar o cadastro de procedimentos administrativos, atividade importante para, por exemplo, fiscalizar instituições do terceiro setor e celebrar e acompanhar o cumprimento de termos de ajustamento de conduta (TACs).

    Passo 1. Na tela inicial do sistema, no menu Cadastro (1), selecione a opção Procedimentos Administrativos (2).

    passo 1 - Tela do sistema de automação da justiça. Menu superior aberto com destaque em 'Procedimentos Administrativos

    Passo 2. A tela Cadastro de Procedimentos Administrativos abre. Clique em Novo para iniciar o cadastramento de um novo procedimento administrativo.

    passo 2 - Tela de cadastro de procedimentos administrativos. Campos para tipo de cadastro, município, comarca, assunto e abrangência. Destaque em laranja no botão 'Novo' na parte inferior

    Passo 3. Na aba Dados Gerais, indique o Tipo de cadastro – Procedimento Administrativo (1) e o Tipo de Procedimento Administrativo (2). Neste exemplo será trabalhada a opção Acompanhar o cumprimento das cláusulas de TAC celebrado.

    passo 3 - Tela de cadastro de procedimentos administrativos. Destaques em laranja nos campos: 1 - Tipo de cadastro preenchido com '090.01 Procedimento Administrativo'; 2 - Tipo de Procedimento Administrativo. Outros campos incluem município, comarca, assunto e abrangência

    004.png

    Passo 4. Na sequência preencha os demais dados: o Nível de sigilo (1), o Município do fato (2) e o Assunto (3). Você também pode indicar o Nível de prioridade (4) para o cadastro, o Secretário (5) (se houver algum), a Abrangência (6) (local, regional ou nacional) e inserir uma pequena síntese dos fatos do procedimento administrativo no campo Objeto (7).

    passo 4 - Tela de cadastro de procedimentos administrativos. Destaques: 1 - Nível de sigilo marcado como Público; 2 - Município do fato; 3 - Assunto; 4 - Comarca; 5 - Secretário; 6 - Abrangência marcada como Local; 7 - Objeto

    Passo 5. Agora, acesse a aba Pessoas. Clique no botão Inserir parte (1) e selecione o Tipo de participação (2). Depois, inclua os dados solicitados (3), como nome, CPF ou CNPJ, estado civil, gênero, profissão, telefone, e-mail e endereço.

    passo 5 - Tela de cadastro de procedimentos administrativos, aba Pessoas. Destaques: 1 - Aba Dados principais selecionada; 2 - Campo Tipo de participação preenchido com código 11; 3 - Bloco com dados da parte, incluindo tipo de pessoa, estado civil, profissão, gênero e endereço

    Você pode incluir outras partes. Para isso, clique em Inserir parte novamente e complete os dados de acordo.

    Passo 6. Depois de preencher as abas Dados Gerais e Pessoas, salve (1) o cadastro. Assim, o procedimento administrativo ganhará um número do MP (2) e ficará aguardando a emissão da portaria de instauração.

    passo 6 - Tela de cadastro de procedimentos administrativos, aba Pessoas. Destaques: 1 - Botão Salvar na parte inferior; 2 - Campo Nº MP no topo; aviso em vermelho indica 'Aguardando Portaria de Instauração'. Bloco principal exibe dados da parte, incluindo tipo de pessoa, estado civil, profissão e endereço

    Você acompanhou o passo a passo de como é realizado o cadastro de procedimentos administrativos. Utilize este conhecimento sempre que precisar.

      Saiba mais

    Para saber mais, acesse o artigo: 
    Funcionalidades da tela Cadastro de Procedimentos no SAJ MP.

     

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos