Artigo atualizado em: 18 de dezembro de 2025
A Gestão de Modelos é uma funcionalidade que permite otimizar a realização de diversas atividades no seu dia a dia. Com ela você pode criar, cadastrar e editar modelos de documentos e compor um conjunto de modelos que poderão ser utilizados para proporcionar mais celeridade à elaboração de uma petição ou uma manifestação, por exemplo. Acompanhe neste artigo como criar um modelo de documento a partir do editor de documentos Word no SAJ Ministérios Públicos.
Passo 1. Clique no ícone do menu principal (1), localizado no canto superior esquerdo da tela do Painel de Tarefas e, então, clique na opção Gestão de Modelos (2).
Passo 2. Clique em Criar modelo Word (1) localizado no centro da tela.
Como criar e editar modelos de documento a partir do editor de textos do SAJ MP?
Passo 3. No topo do Modelo, clique no ícone em formato de lápis (1) para inserir o nome desejado para o documento.
Passo 4. Após nomear o documento (1), clique em Salvar (2). Com o modelo nomeado, clique em Editar no Word (3), localizado na parte inferior do centro da tela.
Ao clicar em Editar no Word, abrirá a janela de login da ferramenta Office da Microsoft. Digite suas credenciais para acessar (e-mail e senha). Esta informação de autenticação na ferramenta Word não aparecerá sempre, porém caso apareça, será necessário o acesso utilizando suas credenciais.
Passo 5. Após entrar no Word, abrirá automaticamente a janela de login da ferramenta SAJ Online (1). Digite suas credenciais (login e senha) (2) e clique em Entrar (3).
Passo 6. Feito isso, você pode utilizar o editor de modelo Word e criar seu documento. Insira no corpo de texto o conteúdo do documento (1) e utilize a barra de ferramentas (2) para definir parágrafo, fonte, tamanho de fonte, formatações de negrito, itálico, sublinhado, alinhamento, entre outras. Clique em Mais..., representado pelos três pontos "..." (3) para visualizar mais opções.
Passo 7. Para inserção dos campos de texto automáticos, acesse o menu Adicionar campos (1), para localizar e inserir o campo de texto desejado. Você pode utilizar o campo de busca (2) para encontrá-lo. Uma vez encontrado, basta posicionar o cursor do mouse onde deseja inseri-lo e clicar uma vez no campo que deve compor o modelo. No exemplo, foi usado as opções: E-mail da Promotoria/Procuradoria (3) e Município da Promotoria/Procuradoria (4). Concluída a elaboração do seu modelo Word, clique em Salvar (5) para registrar no sistema ou em Salvar e fechar (6) para finalizar.
Pronto! Agora que você está familiarizado com a criação e elaboração dos seus modelos Word, utilize-o para a elaboração de documentos, agilizando e dando celeridade em suas atividades.