Versão: 23.4.3-5 | Atualizado em: 16/02/2024
A Gestão de Modelos é uma funcionalidade que permite otimizar a realização de diversas atividades no seu dia a dia. Com ela você pode criar, cadastrar e editar modelos de documentos e compor um conjunto de modelos que poderão ser utilizados para proporcionar mais celeridade à elaboração de uma petição ou uma manifestação, por exemplo.
Neste artigo, você verá como criar um modelo de documento a partir do editor de textos do SAJ Ministérios Públicos.
1. Para acessar a Gestão de Modelos, clique no ícone do menu principal (1), localizado no canto superior esquerdo da tela do painel de tarefas, e então clique na opção "Gestão Modelos" (2).
2. Em seguida, clique no botão “Criar modelo SAJ” (1).
Como criar e editar modelos de documento a partir do editor de documentos word online (Tiny) no SAJ MP?
3. Todos os modelos novos são automaticamente nomeados com a data e a hora do momento da criação. Desse modo, no topo do Modelo, clique no ícone em formato de lápis (1) para inserir o nome desejado para o documento. Após nomear o documento (2), basta clicar em “Salvar” (3).
4. No cabeçalho do editor encontram-se as ferramentas de elaboração e edição de texto (1) e, na coluna lateral, encontram-se as opções de propriedades (2) do modelo, como “Categoria”, “Movimentação” e “Tipo”.
5. Para inserção dos campos de texto, acesse o menu "Inserir" (1) e selecione a opção “Campo de texto” (2). Desse modo será aberta uma janela flutuante (3), para que você localize e selecione o campo de texto desejado.
6. Para localizar e inserir o campo de texto desejado, você pode utilizar o campo de busca (1). Uma vez encontrado, posicione o cursor do mouse onde deseja inseri-lo e clique uma vez no campo que deve compor o modelo.
7. É possível inserir um cabeçalho e rodapé já elaborados previamente. Para isso, clique em “Cabeçalho e Rodapé” (1). Em seguida, clique em “Consultar lista” (2) e escolha um cabeçalho a partir da lista (3) apresentada. Você também pode criar os seus próprios modelos de cabeçalho e rodapé, escolhendo a opção “Criar novo Padrão” (4).
8. Concluída a elaboração do seu modelo, para finalizar, clique no botão “Publicar modelo” para registrar no sistema.
Pronto! Agora que você está familiarizado com a criação e elaboração dos seus modelos de documento. Utilize esta funcionalidade para a elaboração dos seus documentos, agilizando e promovendo celeridade em suas atividades.