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Como criar um modelo de documento no editor de documentos Microsoft Word?Clientes: MPRS | MPSC
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 10/11/2023O editor de Documentos Word é a ferramenta utilizada na elaboração e edição de modelos de documentos, uma funcionalidade que permite otimizar a elaboração das peças no seu dia a dia. Nesse artigo veremos como criar um modelo de documento Word no SAJ MP.
1. Clique no ícone do menu principal, localizado no canto superior esquerdo da tela do painel de tarefas.
2. Logo após, escolha a opção Gestão Modelos.
3. O painel de gestão de modelos abrirá. Clique no botão “Criar modelo Word”.
4. Primeiramente, clique no ícone de edição (1) para inserir o nome desejado para o documento e, logo após, clique em "Salvar". Em seguida, clique no botão "Editar no Word" (2).
5. A janela de login da ferramenta Office da Microsoft abrirá. Digite suas credenciais (e-mail e senha, por exemplo) para realizar o acesso.
AtençãoEsta informação de autenticação na ferramenta Word não aparecera sempre, mas caso apareça será necessário realizar o acesso.6. A ferramenta Microsoft Word abrirá. Clique no menu "Mais Opções" (1) e escolha “SAJ Online” (2).
7. Agora a janela de acesso ao SAJ Online abrirá. Digite suas credenciais de acesso (1) e clique em "Entrar" (2).
8. Feito isso você pode utilizar o editor de modelo Word e criar seu documento normalmente. Insira no corpo de texto o conteúdo do documento e utilize a barra de ferramentas para definir parágrafo, fonte, tamanho de fonte, formatações de negrito, itálico, sublinhado, alinhamento, entre outras opções de formatação. Em seguida, clique no ícone de "Mais Opções" (1).
9. Acesse o menu “Adicionar campos” (1), localize o campo desejado (2), posicione o cursor do mouse no local em que deseja inseri-lo (3) e clique no campo que deve compor o modelo.
DicaVale lembrar que também é possível utilizar o campo de busca (4) para encontrar mais rapidamente o campo desejado.10. Para finalizar e registrar no sistema, clique em "Salvar".
Pronto! A elaboração do seu modelo Word foi concluída. Crie os seus modelos e utilize-os para a elaboração de documentos, agilizando e dando celeridade em suas atividades.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como criar e editar modelos de documento a partir do editor de textos do SAJ MP?Cliente: MPRS | MPSC
Versão: 23.4.3-5 | Atualizado em: 16/02/2024A Gestão de Modelos é uma funcionalidade que permite otimizar a realização de diversas atividades no seu dia a dia. Com ela você pode criar, cadastrar e editar modelos de documentos e compor um conjunto de modelos que poderão ser utilizados para proporcionar mais celeridade à elaboração de uma petição ou uma manifestação, por exemplo.
Neste artigo, você verá como criar um modelo de documento a partir do editor de textos do SAJ Ministérios Públicos.
1. Para acessar a Gestão de Modelos, clique no ícone do menu principal (1), localizado no canto superior esquerdo da tela do painel de tarefas, e então clique na opção "Gestão Modelos" (2).
2. Em seguida, clique no botão “Criar modelo SAJ” (1).
Saiba maisPara saber como criar modelo Word, acesso o artigo:
Como criar e editar modelos de documento a partir do editor de documentos word online (Tiny) no SAJ MP?3. Todos os modelos novos são automaticamente nomeados com a data e a hora do momento da criação. Desse modo, no topo do Modelo, clique no ícone em formato de lápis (1) para inserir o nome desejado para o documento. Após nomear o documento (2), basta clicar em “Salvar” (3).
4. No cabeçalho do editor encontram-se as ferramentas de elaboração e edição de texto (1) e, na coluna lateral, encontram-se as opções de propriedades (2) do modelo, como “Categoria”, “Movimentação” e “Tipo”.
5. Para inserção dos campos de texto, acesse o menu "Inserir" (1) e selecione a opção “Campo de texto” (2). Desse modo será aberta uma janela flutuante (3), para que você localize e selecione o campo de texto desejado.
ObservaçãoA janela flutuante pode ser movida para qualquer local na tela. Para isso, clique com o mouse sobre a janela, mantendo-o pressionado, e arraste até o local desejado.6. Para localizar e inserir o campo de texto desejado, você pode utilizar o campo de busca (1). Uma vez encontrado, posicione o cursor do mouse onde deseja inseri-lo e clique uma vez no campo que deve compor o modelo.
7. É possível inserir um cabeçalho e rodapé já elaborados previamente. Para isso, clique em “Cabeçalho e Rodapé” (1). Em seguida, clique em “Consultar lista” (2) e escolha um cabeçalho a partir da lista (3) apresentada. Você também pode criar os seus próprios modelos de cabeçalho e rodapé, escolhendo a opção “Criar novo Padrão” (4).
8. Concluída a elaboração do seu modelo, para finalizar, clique no botão “Publicar modelo” para registrar no sistema.
ObservaçãoA criação de modelos institucionais está reservada a perfis de usuário que possuam configuração habilitada.Pronto! Agora que você está familiarizado com a criação e elaboração dos seus modelos de documento. Utilize esta funcionalidade para a elaboração dos seus documentos, agilizando e promovendo celeridade em suas atividades.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos