Conheça o Dashboard Violência contra a Mulher no SAJ Online
Versão do sistema: 25.03.02-00
Artigo publicado em: 01 de outubro de 2025
O Dashboard Violência contra a Mulher apresenta uma visão consolidada e interativa dos processos relacionados à Lei Maria da Penha, permitindo identificar cadastros incompletos, acompanhar envios ao CNMP e analisar estatísticas das vítimas e agressores. Além disso, ele facilita a identificação rápida de cadastros incompletos e a análise estatística institucional, para isto, é necessário preencher os campos conforme as taxonomias CNMP para garantir completude e qualidade dos dados. Acompanhe nesse artigo como acessar essa funcionalidade.
Passo 1. No Painel Judicial do SAJ Online, acesse o menu lateral e clique no menu Relatórios (1), submenu Dashboard Violência contra a Mulher (2).

Passo 2. Ao abrir, os dados são carregados automaticamente filtrados pela lotação do usuário (1) e pelo mês vigente (2) de forma padrão.

Passo 3. Para consultar outros períodos, clique no seletor de Período (ícone de calendário) (1), e em seguida, clique em Atualizar dados (2) para recarregar o painel.

Passo 4. Para escolher a categoria, selecione Enviados (1) para ver os processos com envio bem-sucedido ao CNMP ou Não enviados (2) para listar processos com falha no envio.

Atenção
O painel respeita regras de sigilo e permissões — só aparecem processos que o usuário tem autorização para visualizar.
Passo 5. Para identificar incompletude nos cadastros, basta clicar em Não enviados (1), confira as seções Dados de cadastros incompletos (obrigatórios) (2) e Dados estatísticos incompletos (complementares) (3). Cada uma indica quantos registros faltam por campo. Use os subfiltros para listar apenas processos da subcategoria desejada.

Passo 6. Uma vez identificada a incompletude na Lista de Processos, localize o processo (nº, classe, assunto, motivo da falha) e clique em Editar cadastro (1) para corrigir/completar os campos faltantes (dados da vítima, dados do agressor, nº do processo, data da atuação, data do fato, assunto e classe são obrigatórios para envio conforme Resolução 135).

Passo 7. Caso deseje, analise os gráficos (1) de vínculo do agressor, gênero, cor/raça, escolaridade, deficiência, renda, se houve prisão e residência da vítima. Cada gráfico mostra percentual, quantidade absoluta e barra de completude.

Passo 8. Mapa de residência (1): abra o mapa interativo para ver marcadores por endereço da vítima.

Pronto, agora você está familiarizado com o Dashboard Violência contra a Mulher e pode acompanhar, de forma centralizada, os processos de matéria de violência doméstica e familiar.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos