Pular para o conteúdo principal
Página inicial da Central de Ajuda de SAJ Ajuda - Ministérios Públicos
Acesso Cliente
Acesso Colaborador

Auditoria de acessos

  1. SAJ Ajuda - Ministérios Públicos
  2. SAJ Ministérios Públicos
  3. Cadastro Extrajudicial
  4. Auditoria de acessos
  • Como realizar auditoria de acesso através da tela de cadastro no SAJ MP?
    5 de janeiro de 2026 14:00
    Versão do sistema: 03.00.03-15 
    Artigo atualizado em: 02 de janeiro de 2026

    É possível saber quais usuários acessaram cadastros restritos e sigilosos, bem como o horário e data de acesso, além da lotação em que estavam no momento e por quais telas navegaram. Acompanhe neste artigo os passos necessários para realizar a auditoria de acesso através da tela de cadastro no SAJ MP.

    Atenção

    Nos casos de cadastros públicos, não é possível visualizar quem ou quando alguém acessou.

    Passo 1. No SAJ/MP, abra a tela de cadastro do processo ou procedimento pelo Acesso Rápido ou Fluxo de Trabalho, e clique no ícone Auditoria de acessos, localizado na barra de tarefas inferior da tela.

    Tela do sistema de cadastro de procedimentos com campos de informações. Destaque em laranja no ícone ‘Auditoria de acessos’ no canto inferior direito.

    Passo 2. Em seguida, a janela de Consulta de Acessos se abrirá contendo o resultado da pesquisa. É possível visualizar o usuário (1) que realizou o acesso, a lotação (2) em que ele estava, bem como data e horário (3) e as telas do cadastro (4) pela qual o mesmo navegou.

    Tela de consulta com colunas destacadas em laranja: ‘Identificação do usuário’, ‘Órgão’, ‘Acesso’ e ‘Identificação do acesso’.

    Passo 3. Também é possível imprimir e visualizar a pesquisa em forma de relatório nas opções Imprimir (1) ou Visualizar (2), logo abaixo:

    Tela de consulta de acessos com lista tabular. Destaques em laranja nos botões ‘Imprimir’ à esquerda e ‘Visualizar’ à direita.

    Passo 4. Além disso, o sistema permite mudar as colunas de lugar, clicando sobre elas e arrastando-as para o local desejado (1). Nos ícones superiores, é possível salvar (2), excluir (3), renomear (4) ou exportar para o arquivo do tipo .xls - planilha (5) o estilo da consulta atual.

    Atenção

    Para conseguir visualizá-lo em planilha, é necessário ter um programa compatível com esse tipo de arquivo, como por exemplo, o Microsoft Excel.

    Tela de consulta de arquivos com barra superior e destaques em laranja nos ícones: salvar, excluir, renomear e exportar para .xls. Abaixo, tabela com colunas como ‘Unidade’ e ‘Identificação do usuário’

    Passo 5. Para finalizar, ao clicar no ícone salvar aparecerá a janela Salvar como. Escolha o local onde o mesmo ficará salvo (1), insira um nome para o arquivo (2) e clique em Salvar (3).

    Janela ‘Salvar como’ do Windows com destaques em laranja: campo ‘Salvar em’ mostrando Bibliotecas, campo ‘Nome’ com ‘Resultado da Pesquisa’ e botão ‘Salvar’ à direita

    Pronto! Desta forma você consegue saber quais usuários acessaram um determinado tipo de cadastro, bem como data e horário e quais foram as telas navegadas por ele. Vimos também que é possível emitir e imprimir relatórios e exportar o resultado para planilhas e ainda personalizar o estilo de consulta! Utilize estes passos sempre que precisar.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos