Como utilizar imagens e tabelas no Editor de Documentos do SAJ MP?
14 de junho de 2023 17:32
Clientes: MPAC| MPAL| MPAM| MPMS| MPCE| MPSCVersão: 5.0 | Atualizado em: 02/06/2021
O Editor de Documentos é uma ferramenta que possui diversos elementos para criação de documentos dentro do SAJ MP. Uma delas, é a utilização de imagens, que podem ser inseridas do seu computador, e tabelas, qu e podem ser criadas no próprio ed itor .
Veja neste artigo como utilizar esses recursos .
1. Na tela inicial do sistema, abra o Editor de Documentos.
2. Para inserir imagens no Editor de Documentos do SAJ MP acesse o menu Inserir (1) da barra de ferramentas e selecione a opção Figura (2).
3. Uma tela para busca do arquivo do seu computador abrirá. Encontre a imagem desejada em seus arquivos, clique sobre ela (1), e em seguida em Abrir (2).
4. A imagem selecionada abr e no Editor de Documentos . Clicando sobre a mesma co m botão direito do mouse , aparece um menu com algumas possibilidades para ajustar a sua posição :
N a Posição do Cursor ;
Em relação ao Parágrafo - Com Fluxo de Texto Automático ;
Em relação ao Parágrafo - Com F luxo de Texto em Ambos os Lados ;
Em Relação à Página - Sem controle de Fluxo de Texto ;
Em relação à Página - Com F luxo de Texto em Ambos os Lados ;
Imagem abaixo/acima do texto.
Dica
Todas opções de posição em relação à página ou em relação ao parágrafo deixam a imagem livre para movimentá-la .
5. No Editor de Documentos também é possível desenhar tabelas. Para isso, acesse o menu Tabela (1) na barra de ferramentas e selecione a opção Desenhar tabelas (2).
Atenção
É recomendado não utilizar imagens muito grandes. Além disso, é sugerido que elas tenham ta manho máximo de 5120kb.
6. A tela Inserir Tabelas abr e . Defina os parâmetros (1) Número de colunas , Número de linhas , Alinhamento , se haverá Bordas ou não e Largura . Por fim, clique em OK (2 ) .
7. Note que a tabela definida (quatro colunas e quatro linhas) apareceu no Editor . No menu Tabela , também é possível adicionar linhas abaixo ou colunas à esquerda na tabela já desenhada. Para isso selecione a opção Inserir (1) e , em seguida, escolha se irá adicionar Linhas abaixo ou Colunas à Esquerda (2).
8. Além disso, tam bém é possível excluir a tabela e suas linhas, colunas ou células . Para isso, n o menu Tabela , selecione Excluir (1) e então a opção (2) que deseja excluir : Tabela , Linha , Coluna ou Célula .
9. Uma outra possibilidade no Editor de Documentos é mesclar células . Para isso, selecione as linhas ou colunas (1) da sua tabela que deseja mesclar e , no menu Tabela (2) , clique n a opção Mesclar Células (3).
10. Para dividir essas células mescladas, selecione a célula (1) na tabela, clique no menu Tabela (2) e depois n a opção Dividir Células (3).
Saiba mais
Muito bem! Agora você já conhece algumas da s funcionalidade s do Editor de Documentos , o uso de imagens e tabelas. Utilize esta ferramenta sempre que preciso e torne sua rotina de trabalho mais eficiente.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos