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  • Como emitir uma manifestação por meio do Fluxo de Trabalho do SAJ MP - MPM?
    26 de novembro de 2025 20:00
    Versão do sistema: 05.00.46-01 
    Artigo atualizado em: 26 de novembro de 2025

    Acompanhe neste artigo as etapas necessárias para a emissão de manifestações em processos judiciais pelo Fluxo de Trabalho do SAJ Ministérios Públicos. Para isso, é importante que você já tenha um modelo de manifestação criado em sua lotação.

      Atenção
    As capturas de tela e orientações neste artigo foram elaborados com base em um exemplo que representa a situação do módulo de Primeiro Grau. No entanto, a aplicação do passo a passo descrito neste material pode ser utilizado em outros módulos, como: Segundo Grau, entre outros. O objetivo é oferecer um conteúdo que sirva de apoio em diferentes contextos de uso.

    Passo 1. Na tela do Fluxo de Trabalho, clique na aba Pesquisar (1) e digite no campo N° Judiciário (2) o número do processo em que você deseja emitir a manifestação (é possível buscá-lo por meio do N° MP também). Em seguida, clique no botão Consultar (3).

    Tela do SAJ MP com seção 'Fluxo de Trabalho'. Na parte superior, o botão 'Pesquisar' está destacado em laranja com o número 1. Abaixo, o campo 'Nº Judiciário' está destacado com o número 2. Na parte inferior, o botão 'Consultar' está destacado com o número 3

    Passo 2. Após localizado o cadastro no Fluxo de Trabalho, clique com o botão direito do mouse (1) sobre ele, e selecione a opção Emitir Expediente (2). Ou se a opção de Emitir Expediente estiver disponível na barra de atividades, você também pode acessá-lo por ali.

    Tela do SAJ MP com seção 'Fluxo de Trabalho'. Na lista, um documento está destacado em laranja com o número 1. Um menu de contexto está aberto e a opção 'Emitir Expediente' está destacada com o número 2
      Atenção
    A atividade Emitir Expediente depende de configuração do administrador do sistema.

    Passo 3. Seguindo em frente, na tela Emissão de Documentos, no campo Categoria, selecione Manifestação (1) ou a categoria onde se encontram os documentos de manifestação que deseja utilizar. Depois, clique na lupa do campo Modelo (2) para buscar todos os modelos de manifestação.

    Janela do SAJ MP chamada 'Emissão de Documentos'. Na parte superior, o campo 'Categoria' preenchido com 'Manifestação' está destacado em laranja com o número 1. Abaixo, o campo 'Modelo' está destacado com o número 2

    Passo 4. Agora, em Consulta de Modelos, procure o modelo de manifestação desejado, clique nele e então em Selecionar. Ou então, dê dois cliques no modelo.

    Janela do SAJ MP chamada 'Consulta de Modelos'. Na lista, o modelo 'Modelo de Manifestação' está selecionado e destacado em laranja com o número 1. Na parte inferior, o botão 'Selecionar' está destacado com o número 2

    Passo 5. Novamente na tela Emissão de Documentos, clique em Editar.

    Janela do SAJ MP chamada 'Emissão de Documentos'. Os campos 'Categoria' e 'Modelo' estão preenchidos com 'Manifestação' e 'Modelo de Manifestação'. Na parte inferior, o botão 'Editar' está destacado em laranja

    Passo 6. O Editor de Documentos abre. Realize as alterações desejadas e, depois, é possível salvar ou finalizar a manifestação. Para salvar, clique no botão Salvar, representado por um símbolo de disquete (1), localizado na barra de ferramentas superior, ou utilize o atalho Ctrl+B. Caso você deseje finalizar, clique no botão Finalizar (2), encontrado na lateral esquerda da tela. É necessário realizar essas operações (Finalizar, assinar e peticionar) para que ela chegue no Poder Judiciário.

    Tela do SAJ MP com editor de documentos aberto. Na barra superior, o ícone 'Salvar' está destacado em laranja com o número 1. Na lateral esquerda, o botão para finalizar o documento está destacado com o número 2
    Saiba mais

    Para saber como ter um modelo de manifestação em sua lotação: 
    Como criar um modelo de manifestação no SAJ MP? 

    Veja também:
    Qual a diferença ente salvar e finalizar documentos no SAJ MP?

    Se você optar por finalizar a manifestação, a tela Finalização de Documentos abre. Para saber como finalizar um documento, acompanhe no artigo:
    Finalização de Documentos pelo Editor de Documentos do SAJ MP.

     

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como se declarar suspeito ou impedido em um processo?
    5 de novembro de 2024 18:06
    Videoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se   o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.

    Nesse vídeo, veremos a demonstração de como um membro da Promotoria pode se declarar como suspeito ou impedido para atuar em um determinado processo judicial.

  • Como elaborar contrarrazões para processos do 2º grau no SAJ MP?
    1 de agosto de 2023 13:10
    Cliente: MPCE
    Versão: 3.0.3-6 

    Veja a seguir o passo a passo de como elaborar contrarrazões para processos do 2º grau no SAJ MP. Lembre-se de que esta operação é executada pelas promotorias/procuradorias que trabalham com processos deste tipo.

    1. Para começar, acesse o cadastro do processo. Você pode fazer isso por meio do Fluxo de Trabalho. Sendo assim, na tela inicial, abaixo no menu de topo, clique no botão Fluxo de Trabalho.

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_001.png

    2. No Fluxo de Trabalho da promotoria, no subfluxo Processos de 2º Grau (1), clique na fila de trabalho Recebidos (2).

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_002.png

      Observação

    O nome da fila Recebidos pode variar de acordo com a configuração do sistema.

    3. Agora, clique com o botão direito sobre o processo desejado e então selecione a opção Abrir Cadastro.

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_003.png

    Existe uma outra maneira de acessar cadastros de processos do 2º grau: na tela inicial do SAJ MP, na seção Acesso Rápido, você pode inserir o número do processo no judiciário. Apenas lembre-se de conferir a máscara utilizada para consulta – é necessário que seja 2º grau – Número novo.

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_004.png

    4. Na tela de cadastro do processo, clique no botão Emitir um novo documento.

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_005.png

     
      Saiba mais

    Veja o passo a passo detalhado sobre emissão de documentos:
    Como emitir documentos através do Editor de Documentos?

    5. Depois de elaborar a contrarrazão, clique no botão Finalizar, em destaque na imagem a seguir.

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_006.png

    6. A tela Finalização de Documentos abre. Selecione a operação Finalizar, Assinar e Peticionar (1). No campo Tipo de Movimentação, selecione a movimentação 920233 – Apelação (2), ou aquela que você entende que seja mais adequada. Na sequência, escolha o membro responsável e então clique em Confirmar (3).

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_007.png

    7. A tela de peticionamento abre. No campo Tipo de Petição (1), selecione Contrarrazões. Depois, clique em Peticionar (2).

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_008-2.png

      Saiba mais

    Se você deseja conhecer melhor as etapas necessárias para peticionar um processo, acesse:
    Peticionamento por meio da Pasta Digital.

    Você viu como elaborar contrarrazões para processos de 2º grau. Utilize esses passos sempre que necessário.

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como emitir uma FST (Ficha de Solicitação de Trabalhos Técnicos) no SAJ MP?
    3 de agosto de 2023 12:20
    Cliente: MPAM
    Versão: 4.2.1-0 | Publicado em: 26/08/2020

    Em algumas situações do dia a dia de trabalho do Ministério Público pode ser necessário solicitar algum tipo de apoio, como, por exemplo, uma solicitação de apoio técnico para os núcleos de apoio disponíveis. 

    Para isso, siga o passo a passo deste artigo. 

    1. Localize o procedimento ou processo judicial ao qual irá solicitar apoio. Para isso, abra seu Fluxo de Trabalho. 

    2. Nos subfluxos localize a fila (1) onde se encontra o procedimento desejado. Ao encontrar o procedimento (2) clique sobre ele. Após isso, selecione a opção de Emitir Expediente (3).  

    Caso o botão não se encontre na barra superior de atividades (3), clique com o botão direito do seu mouse sobre o procedimento e, no menu vertical, clique na opção Emitir Expediente (4). 

    blobid0.png

    3. Com a tela de Emissão de Documentos aberta, clique na lupa ao lado do campo Pasta. 

    blobid1.png

    4. Na janela Consulta de Pastas, clique sobre a pasta 37 Solicitação (1) e em seguida clique em Selecionar (2). Com isso, o campo categoria será automaticamente preenchido. 

    blobid2.png

    5. De volta a tela de Emissão de Documentos, clique na lupa do campo Modelo, para abrir a janela de Consulta de Modelos e, assim, consultar os modelos que estão dentro dela.  

    blobid3.png

    6. Procure pelo modelo desejado. Neste caso, iremos utilizar como exemplo o modelo Ficha de Solicitação de Trabalhos Técnicos - NAT (1). Selecionado o modelo, clique em Selecionar (2).   

    blobid4.png

    7. Após selecionadas a pasta e o modelo, clique em Editar. 

    blobid5.png

    8. O Editor de documentos será aberto. Preencha o documento conforme as particularidades da sua Solicitação de Apoio e clique em Finalizar.  

    blobid6.png

    9. Na janela de Finalização de documentos, selecione a opção Finalizar e Assinar (1) e clique em Confirmar (2). 

    blobid7.png

      Saiba mais

    Após emitir sua FST, utilize-a para solicitar apoio. Para saber como, acesse o artigo:
    Como realizar uma solicitação de apoio ao NAT via SAJ MP?

    Pronto! Agora sua Solicitação de Apoio será encaminhada para os respectivos núcleos de apoio para que seja realizado o procedimento solicitado. 

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como emitir um documento pela fila de trabalho do estagiário no SAJ MP?
    26 de novembro de 2025 14:20
    Versão do sistema: 05.00.03-00 
    Artigo atualizado em: 26 de novembro de 2025

    O Fluxo de Trabalho do SAJ Ministérios Públicos é uma ferramenta de gestão visual, que auxilia nos controles de processos, procedimentos e nas tarefas realizadas no sistema. Acompanhe neste artigo como um(a) estagiário(a) pode emitir documentos, no Fluxo de Promotoria, a partir da sua fila de trabalho. 

    Passo 1. Na tela inicial do sistema, clique no atalho Fluxo de Trabalho.

    Tela inicial do sistema SAJ MP. No menu superior, a aba 'Fluxo de Trabalho' está destacada com borda laranja

    Passo 2. No Fluxo de Trabalho da Promotoria (1), selecione o subfluxo Processo Judicial (2) (ou o subfluxo que desejar). Em seguida, localize a fila Em Elaboração Estagiário (3). Depois, escolha o cadastro desejado (4) e clique na atividade Emitir Documento (5).

    Janela 'Fluxo de Trabalho' do SAJ MP. À esquerda, o filtro 'Promotoria' está destacado. Abaixo, a categoria 'Processos Judiciais' aparece destacada, e dentro dela o item 'Em Elaboração Estagiário (1)' também está destacado. No centro, uma cadastro de processo está destacada. Na parte superior, o botão 'Emitir documento' aparece destacado.
      Observação

    As informações referentes à nomenclatura das filas e dos botões de atividade, exibidas neste exemplo, podem estar diferentes, de acordo com o órgão.

    Passo 3. Na tela de Emissão de Documentos, clique na lupa do campo Modelo.

    Janela 'Emissão de Documentos' do SAJ MP. Ao lado do campo 'Modelo', há um ícone de lupa destacado com borda laranja, usado para pesquisar modelos de documento

    Passo 4. Na tela de Consulta de Modelos, selecione o modelo de documento (1) que você deseja emitir e clique em Selecionar (2).

    Janela 'Consulta de Modelos' do SAJ MP. Na lista de modelos, uma linha está destacada com borda laranja. Na parte inferior, o botão 'Selecionar' também aparece destacado

    Passo 5. De volta à tela de Emissão de Documentos, clique em Editar.

    Janela 'Emissão de Documentos' do SAJ MP. Na parte inferior, o botão 'Editar' está destacado com borda laranja, indicando a opção para abrir o modelo selecionado e realizar alterações

    Passo 6. A tela do Editor de Documentos abrirá para que você possa editar o seu documento. Ao concluir, clique no botão Salvar (representado pelo ícone de disquete), como indicado na imagem a seguir, ou utilize o atalho Ctrl+B no teclado. 

    Tela de um editor de texto com menus e barra de ferramentas na parte superior. Um botão destacado em laranja no canto superior esquerdo indica a função 'Salvar'
      Saiba mais

    É possível abrir a Pasta Digital do MP, no segundo monitor utilizando a tecla de atalho F12, ou a Pasta Digital do TJ com a tecla de atalho F11, para consultar os autos enquanto confecciona o documento. 

    Tela dividida em dois painéis: à esquerda, um editor de texto com barra de ferramentas superior; à direita, uma área com opções e lista de itens

    Conheça as teclas de atalho para facilitar ainda mais seu dia a dia:
    Conheça quais são as principais teclas de atalho do SAJ MP

    Passo 7. Para consultar o documento recém-criado, acesse o subfluxo de Documentos (1), clique na fila Em Elaboração (2) e dê dois cliques no documento (3) desejado.

    Tela do sistema SAJ MP mostrando o fluxo de trabalho da promotoria. No menu lateral, a categoria 'Documentos' está expandida e a opção 'Em elaboração' está destacada em laranja com o número 2. Na lista de documentos, um documento específico está selecionada e destacada em laranja com o número 3

    Passo 8. Para mover o documento entre filas, neste mesmo subfluxo de Documentos (1), selecione a fila Em Elaboração (2), clique com o botão direito do mouse sobre o documento desejado (3) e em seguida na opção Mover para outra fila (4).

    Tela do sistema SAJ MP com fluxo de trabalho da promotoria. No menu lateral, a categoria 'Documentos' está expandida e a opção 'Em elaboração' está destacada em laranja com o número 2. Na lista de documentos, um documento está selecionado e destacado com o número 3. Um menu de contexto está aberto, e a opção 'Mover para outra fila' está destacada em laranja com o número 4

    Passo 9. A tela Movimento de Processos entre Filas será aberta. Selecione a fila desejada (1) e clique em Salvar (2). 

    Janela do sistema SAJ MP chamada 'Movimento de Processos entre Filas'. À direita, a opção '14 Ag. Análise do Promotor' está selecionada e destacada em laranja com o número 1. Na parte inferior, o botão 'Salvar' está destacado em laranja com o número 2.

    Pronto! Você conheceu um pouco mais sobre o seu Fluxo de Trabalho e aprendeu como emitir documentos pela fila de trabalho de estagiário. Aproveite esta funcionalidade do SAJ MP sempre que precisar.

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como emitir uma manifestação por meio do Fluxo de Trabalho do SAJ MP?
    30 de setembro de 2024 13:58
    Versão do sistema: 5.0.5-0
    Publicado em: 29/07/2022

    Você verá neste artigo as etapas necessárias para a emissão de manifestações em processos judiciais pelo Fluxo de Trabalho do SAJ MP. Para isso, é importante que você já tenha um modelo de manifestação criado em sua lotação.

      Saiba mais
    Veja também:
    Como criar um modelo de manifestação no SAJ MP?

    1. Na tela do Fluxo de Trabalho, digite no campo N° Judiciário o número do processo em que você deseja emitir a manifestação. Também é possível buscá-lo por meio do N° MP.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_001_destaque.png

    2. Após localizado o cadastro no Fluxo de Trabalho, clique com o botão direito do mouse (1) sobre ele, e selecione a opção Emitir Documento (2). Ou se a opção de Emitir Documento estiver disponível na barra de atividades, você também pode acessá-lo por ali.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_002_destaque.png

      Atenção
    A atividade Emitir Documentos depende de configuração do administrador do sistema.

    3. Seguindo em frente, na tela Emissão de Documentos, no campo Categoria, selecione Manifestação (1) ou a categoria onde se encontram os documentos de manifestação que deseja utilizar. Depois, clique na lupa do campo Modelo (2) para buscar todos os modelos de manifestação.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_003.png

    4. Agora, em Consulta de Modelos, procure o modelo de manifestação desejado, clique nele e então em Selecionar. Ou então, dê dois cliques no modelo.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_004.png

    5. Novamente na tela Emissão de Documentos, clique em Editar.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_005.png

    6. O Editor de Documentos abre. Realize as alterações desejadas e, depois, é possível salvar ou finalizar a manifestação. Para salvar, clique no botão disquete (1), localizado na barra de ferramentas superior, ou utilize o atalho Ctrl+B. Caso você deseje finalizar, clique no botão Finalizar (2), encontrado na lateral esquerda da tela.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_006.png

      Saiba mais
    Veja também:
    Qual a diferença ente salvar e finalizar documentos no SAJ MP?

    Se você optar por finalizar a manifestação, a tela Finalização de Documentos abre. Para saber como finalizar um documento, acompanhe no artigo:
    Finalização de Documentos pelo Editor de Documentos do SAJ MP.

     

      Atenção
    Caso você não tenha selecionado a opção Finalizar Assinar e peticionar é necessário enviar a petição para que ela chegue no poder judiciário.

     

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como emitir expedientes para processos e procedimentos pelo Fluxo de Trabalho no SAJ MP?
    7 de junho de 2024 17:51
    Versão: 5 | Publicado em: 0/0/2021

    O Fluxo de Trabalho é um dos principais recursos do SAJ MP, contribuindo para a gestão visual e o controle dos processos, procedimentos e demais tarefas realizadas no sistema. Acompanhe neste artigo como emitir expedientes para processos e procedimentos por meio deste recurso.

    1. Na tela inicial do SAJ MP, clique no botão de atalho do Fluxo de Trabalho (1). Você também pode acessar a ferramenta por meio do menu Andamento (2), pela opção correspondente (3).

    001.png

    2. No Fluxo de Trabalho, localize a fila de trabalho (1) do processo/procedimento, selecione o cadastro do mesmo (2) e clique no botão de atividade Emitir Expediente (3).

    002.png

      Observação

    O botão de atividade Emitir Expediente pode não estar configurado para todas as filas do Fluxo de Trabalho.

    3. Na tela Emissão de Documentos, selecione o Modelo (1) do expediente que você deseja emitir. Depois, clique em Confirmar (2) e então em Editar (3).

    003.png

    4. O Editor de Documentos carrega o modelo escolhido. Depois de trabalhar no texto, finalize o documento clicando no botão Finalizar (1), localizado na barra de ferramentas da lateral esquerda da tela. Caso ainda não deseje finalizar e voltar a trabalhar na peça em um outro momento, salve-a, clicando no ícone disquete (2), da barra ferramentas do topo.

    004.png

    5. A tela Finalização de Documentos abre. Selecione a operação (1) desejada, em caso de não haver mais alterações na peça. Insira o certificado digital (2) e, por fim, clique em Confirmar (3).

    005.png

      Observação

    O certificado digital é necessário apenas quando o usuário seleciona uma operação que indique que o documento será assinado.

    Aproveite esta funcionalidade do Fluxo de Trabalho para ganhar mais agilidade na emissão de expedientes dos cadastros de processos e procedimentos com que você está trabalhando!

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos