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  • Como emitir uma manifestação por meio do Fluxo de Trabalho do SAJ MP - MPM?
    8 de outubro de 2024 17:31
    Versão do sistema: 5.0.5-0
    Publicado em: 29/07/2022

    Você verá neste artigo as etapas necessárias para a emissão de manifestações em processos judiciais pelo Fluxo de Trabalho do SAJ MP. Para isso, é importante que você já tenha um modelo de manifestação criado em sua lotação.

      Saiba mais
    Veja também:
    Como criar um modelo de manifestação no SAJ MP?

    1. Na tela do Fluxo de Trabalho, clique na aba Pesquisar (1) e digite no campo N° Judiciário (2) o número do processo em que você deseja emitir a manifestação (é possível buscá-lo por meio do N° MP também), em seguida, clique no botão Consultar (3).

    2. Após localizado o cadastro no Fluxo de Trabalho, clique com o botão direito do mouse (1) sobre ele, e selecione a opção Emitir Expediente (2). Ou se a opção de Emitir Expediente estiver disponível na barra de atividades, você também pode acessá-lo por ali.

      Atenção
    A atividade Emitir Expediente depende de configuração do administrador do sistema.

    3. Seguindo em frente, na tela Emissão de Documentos, no campo Categoria, selecione Manifestação (1) ou a categoria onde se encontram os documentos de manifestação que deseja utilizar. Depois, clique na lupa do campo Modelo (2) para buscar todos os modelos de manifestação.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_003.png

    4. Agora, em Consulta de Modelos, procure o modelo de manifestação desejado, clique nele e então em Selecionar. Ou então, dê dois cliques no modelo.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_004.png

    5. Novamente na tela Emissão de Documentos, clique em Editar.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_005.png

    6. O Editor de Documentos abre. Realize as alterações desejadas e, depois, é possível salvar ou finalizar a manifestação. Para salvar, clique no botão disquete (1), localizado na barra de ferramentas superior, ou utilize o atalho Ctrl+B. Caso você deseje finalizar, clique no botão Finalizar (2), encontrado na lateral esquerda da tela.

      Saiba mais
    Veja também:
    Qual a diferença ente salvar e finalizar documentos no SAJ MP?

    Se você optar por finalizar a manifestação, a tela Finalização de Documentos abre. Para saber como finalizar um documento, acompanhe no artigo:
    Finalização de Documentos pelo Editor de Documentos do SAJ MP.

     

      Atenção
    Caso você não tenha selecionado a opção Finalizar Assinar e Peticionar é necessário enviar a petição para que ela chegue no Poder Judiciário.
      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como se declarar suspeito ou impedido em um processo?
    5 de novembro de 2024 18:06
    Videoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se   o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.

    Nesse vídeo, veremos a demonstração de como um membro da Promotoria pode se declarar como suspeito ou impedido para atuar em um determinado processo judicial.

  • Como elaborar contrarrazões para processos do 2º grau no SAJ MP?
    1 de agosto de 2023 13:10
    Cliente: MPCE
    Versão: 3.0.3-6 

    Veja a seguir o passo a passo de como elaborar contrarrazões para processos do 2º grau no SAJ MP. Lembre-se de que esta operação é executada pelas promotorias/procuradorias que trabalham com processos deste tipo.

    1. Para começar, acesse o cadastro do processo. Você pode fazer isso por meio do Fluxo de Trabalho. Sendo assim, na tela inicial, abaixo no menu de topo, clique no botão Fluxo de Trabalho.

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_001.png

    2. No Fluxo de Trabalho da promotoria, no subfluxo Processos de 2º Grau (1), clique na fila de trabalho Recebidos (2).

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_002.png

      Observação

    O nome da fila Recebidos pode variar de acordo com a configuração do sistema.

    3. Agora, clique com o botão direito sobre o processo desejado e então selecione a opção Abrir Cadastro.

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_003.png

    Existe uma outra maneira de acessar cadastros de processos do 2º grau: na tela inicial do SAJ MP, na seção Acesso Rápido, você pode inserir o número do processo no judiciário. Apenas lembre-se de conferir a máscara utilizada para consulta – é necessário que seja 2º grau – Número novo.

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_004.png

    4. Na tela de cadastro do processo, clique no botão Emitir um novo documento.

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_005.png

     
      Saiba mais

    Veja o passo a passo detalhado sobre emissão de documentos:
    Como emitir documentos através do Editor de Documentos?

    5. Depois de elaborar a contrarrazão, clique no botão Finalizar, em destaque na imagem a seguir.

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_006.png

    6. A tela Finalização de Documentos abre. Selecione a operação Finalizar, Assinar e Peticionar (1). No campo Tipo de Movimentação, selecione a movimentação 920233 – Apelação (2), ou aquela que você entende que seja mais adequada. Na sequência, escolha o membro responsável e então clique em Confirmar (3).

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_007.png

    7. A tela de peticionamento abre. No campo Tipo de Petição (1), selecione Contrarrazões. Depois, clique em Peticionar (2).

    como_elaborar_contrarrazoes_para_processos_de_2_grau_008-2.png

      Saiba mais

    Se você deseja conhecer melhor as etapas necessárias para peticionar um processo, acesse:
    Peticionamento por meio da Pasta Digital.

    Você viu como elaborar contrarrazões para processos de 2º grau. Utilize esses passos sempre que necessário.

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como emitir uma FST (Ficha de Solicitação de Trabalhos Técnicos) no SAJ MP?
    3 de agosto de 2023 12:20
    Cliente: MPAM
    Versão: 4.2.1-0 | Publicado em: 26/08/2020

    Em algumas situações do dia a dia de trabalho do Ministério Público pode ser necessário solicitar algum tipo de apoio, como, por exemplo, uma solicitação de apoio técnico para os núcleos de apoio disponíveis. 

    Para isso, siga o passo a passo deste artigo. 

    1. Localize o procedimento ou processo judicial ao qual irá solicitar apoio. Para isso, abra seu Fluxo de Trabalho. 

    2. Nos subfluxos localize a fila (1) onde se encontra o procedimento desejado. Ao encontrar o procedimento (2) clique sobre ele. Após isso, selecione a opção de Emitir Expediente (3).  

    Caso o botão não se encontre na barra superior de atividades (3), clique com o botão direito do seu mouse sobre o procedimento e, no menu vertical, clique na opção Emitir Expediente (4). 

    blobid0.png

    3. Com a tela de Emissão de Documentos aberta, clique na lupa ao lado do campo Pasta. 

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    4. Na janela Consulta de Pastas, clique sobre a pasta 37 Solicitação (1) e em seguida clique em Selecionar (2). Com isso, o campo categoria será automaticamente preenchido. 

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    5. De volta a tela de Emissão de Documentos, clique na lupa do campo Modelo, para abrir a janela de Consulta de Modelos e, assim, consultar os modelos que estão dentro dela.  

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    6. Procure pelo modelo desejado. Neste caso, iremos utilizar como exemplo o modelo Ficha de Solicitação de Trabalhos Técnicos - NAT (1). Selecionado o modelo, clique em Selecionar (2).   

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    7. Após selecionadas a pasta e o modelo, clique em Editar. 

    blobid5.png

    8. O Editor de documentos será aberto. Preencha o documento conforme as particularidades da sua Solicitação de Apoio e clique em Finalizar.  

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    9. Na janela de Finalização de documentos, selecione a opção Finalizar e Assinar (1) e clique em Confirmar (2). 

    blobid7.png

      Saiba mais

    Após emitir sua FST, utilize-a para solicitar apoio. Para saber como, acesse o artigo:
    Como realizar uma solicitação de apoio ao NAT via SAJ MP?

    Pronto! Agora sua Solicitação de Apoio será encaminhada para os respectivos núcleos de apoio para que seja realizado o procedimento solicitado. 

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como emitir um documento pela fila de trabalho do estagiário no SAJ MP?
    3 de agosto de 2023 12:15
    Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPMS | MPCE | MPPA | MPSC
    Versão: 5.0.3 | Atualizado em: 03/08/2022

    O Fluxo de Trabalho do SAJ MP é uma ferramenta de gestão visual, que auxilia nos controles de processos e procedimentos e nas tarefas realizadas no sistema. Este artigo tem como objetivo mostrar como um estagiário pode emitir documentos a partir de um cadastro pela sua fila de trabalho no fluxo de promotorias. 

    1. Na tela inicial do sistema, clique no atalho Fluxo de Trabalho. 

    blobid0.png

    2. No Fluxo de Trabalho da Promotoria (1), selecione o subfluxo Processo Judicial (2) ou o subfluxo que desejar, e, em seguida, a fila Em Elaboração do Estagiário (3). Depois, escolha o cadastro desejado (4) e clique na atividade Emitir Documento (5). 

    blobid1.png

      Observação

    As filas deste exemplo podem mudar de acordo com o desejo do administrador do sistema. 

    3. Na tela de Emissão de Documentos, clique na lupa do campo Modelo. 

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    4. Na tela de Consulta de Modelos, selecione o modelo de documento (1) que você deseja emitir e clique em Selecionar (2). 

    blobid3.png

    5. De volta à tela de Emissão de Documentos, após escolher o modelo a ser gerado, clique em Editar. 

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    6. A tela do Editor de Documentos abrirá para que você possa editar o seu documento. Ao concluir a sua edição, clique em Salvar, representado pelo ícone de disquete, como indicado na imagem a seguir, ou utilize o atalho Ctrl+B no teclado. 

    blobid5.png

      Dica

    É possível abrir no segundo monitor a Pasta Digital do MP utilizando a tecla de atalho F12 ou a Pasta Digital do TJ com a tecla de atalho F11 para consultar os autos enquanto você confecciona o documento. Conheça neste artigo as teclas de talho do SAJ MP. 

    blobid6.png

    7. Para consultar o documento recém-criado, acesse a fila de Documentos (1), clique Em Elaboração (2) e dê dois cliques no documento (3) desejado. 

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    8. Para mover o documento para fila do Assessor ou do Promotor, neste mesmo caminho: acesse a fila Documentos (1), subfila Em elaboração (2), clique com o botão direito do mouse sobre o documento desejado (3) e selecione a opção Mover para outra fila (4). 

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    9. A tela Movimento de Processos entre Filas abre. Selecione a fila desejada (1) e clique em Salvar (2). 

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      Saiba mais

    Conheça também as teclas de atalho para facilitar ainda mais seu dia a dia, para isso, leia o artigo:
    Conheça quais são as principais teclas de atalho do SAJ MP

    Pronto! Agora você já sabe como acessar seu fluxo de trabalho e emitir documentos pela fila de trabalho de estagiário. Aproveite essa funcionalidade do SAJ MP. 

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como emitir uma manifestação por meio do Fluxo de Trabalho do SAJ MP?
    30 de setembro de 2024 13:58
    Versão do sistema: 5.0.5-0
    Publicado em: 29/07/2022

    Você verá neste artigo as etapas necessárias para a emissão de manifestações em processos judiciais pelo Fluxo de Trabalho do SAJ MP. Para isso, é importante que você já tenha um modelo de manifestação criado em sua lotação.

      Saiba mais
    Veja também:
    Como criar um modelo de manifestação no SAJ MP?

    1. Na tela do Fluxo de Trabalho, digite no campo N° Judiciário o número do processo em que você deseja emitir a manifestação. Também é possível buscá-lo por meio do N° MP.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_001_destaque.png

    2. Após localizado o cadastro no Fluxo de Trabalho, clique com o botão direito do mouse (1) sobre ele, e selecione a opção Emitir Documento (2). Ou se a opção de Emitir Documento estiver disponível na barra de atividades, você também pode acessá-lo por ali.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_002_destaque.png

      Atenção
    A atividade Emitir Documentos depende de configuração do administrador do sistema.

    3. Seguindo em frente, na tela Emissão de Documentos, no campo Categoria, selecione Manifestação (1) ou a categoria onde se encontram os documentos de manifestação que deseja utilizar. Depois, clique na lupa do campo Modelo (2) para buscar todos os modelos de manifestação.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_003.png

    4. Agora, em Consulta de Modelos, procure o modelo de manifestação desejado, clique nele e então em Selecionar. Ou então, dê dois cliques no modelo.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_004.png

    5. Novamente na tela Emissão de Documentos, clique em Editar.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_005.png

    6. O Editor de Documentos abre. Realize as alterações desejadas e, depois, é possível salvar ou finalizar a manifestação. Para salvar, clique no botão disquete (1), localizado na barra de ferramentas superior, ou utilize o atalho Ctrl+B. Caso você deseje finalizar, clique no botão Finalizar (2), encontrado na lateral esquerda da tela.

    como_emitir_um_documento_de_manifestacao_006.png

      Saiba mais
    Veja também:
    Qual a diferença ente salvar e finalizar documentos no SAJ MP?

    Se você optar por finalizar a manifestação, a tela Finalização de Documentos abre. Para saber como finalizar um documento, acompanhe no artigo:
    Finalização de Documentos pelo Editor de Documentos do SAJ MP.

     

      Atenção
    Caso você não tenha selecionado a opção Finalizar Assinar e peticionar é necessário enviar a petição para que ela chegue no poder judiciário.

     

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como emitir expedientes para processos e procedimentos pelo Fluxo de Trabalho no SAJ MP?
    7 de junho de 2024 17:51
    Versão: 5 | Publicado em: 0/0/2021

    O Fluxo de Trabalho é um dos principais recursos do SAJ MP, contribuindo para a gestão visual e o controle dos processos, procedimentos e demais tarefas realizadas no sistema. Acompanhe neste artigo como emitir expedientes para processos e procedimentos por meio deste recurso.

    1. Na tela inicial do SAJ MP, clique no botão de atalho do Fluxo de Trabalho (1). Você também pode acessar a ferramenta por meio do menu Andamento (2), pela opção correspondente (3).

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    2. No Fluxo de Trabalho, localize a fila de trabalho (1) do processo/procedimento, selecione o cadastro do mesmo (2) e clique no botão de atividade Emitir Expediente (3).

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      Observação

    O botão de atividade Emitir Expediente pode não estar configurado para todas as filas do Fluxo de Trabalho.

    3. Na tela Emissão de Documentos, selecione o Modelo (1) do expediente que você deseja emitir. Depois, clique em Confirmar (2) e então em Editar (3).

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    4. O Editor de Documentos carrega o modelo escolhido. Depois de trabalhar no texto, finalize o documento clicando no botão Finalizar (1), localizado na barra de ferramentas da lateral esquerda da tela. Caso ainda não deseje finalizar e voltar a trabalhar na peça em um outro momento, salve-a, clicando no ícone disquete (2), da barra ferramentas do topo.

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    5. A tela Finalização de Documentos abre. Selecione a operação (1) desejada, em caso de não haver mais alterações na peça. Insira o certificado digital (2) e, por fim, clique em Confirmar (3).

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      Observação

    O certificado digital é necessário apenas quando o usuário seleciona uma operação que indique que o documento será assinado.

    Aproveite esta funcionalidade do Fluxo de Trabalho para ganhar mais agilidade na emissão de expedientes dos cadastros de processos e procedimentos com que você está trabalhando!

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos