Artigo publicado em: 01 de outubro de 2025
O Dashboard Violência contra a Mulher apresenta uma visão consolidada e interativa dos processos relacionados à Lei Maria da Penha, permitindo identificar cadastros incompletos, acompanhar envios ao CNMP e analisar estatísticas das vítimas e agressores. Além disso, ele facilita a identificação rápida de cadastros incompletos e a análise estatística institucional, para isto, é necessário preencher os campos conforme as taxonomias CNMP para garantir completude e qualidade dos dados. Acompanhe nesse artigo como acessar essa funcionalidade.
Passo 1. No Painel Judicial do SAJ Online, acesse o menu lateral e clique no menu Relatórios (1), submenu Dashboard Violência contra a Mulher (2).
Passo 2. Ao abrir, os dados são carregados automaticamente filtrados pela lotação do usuário (1) e pelo mês vigente (2) de forma padrão.
Passo 3. Para consultar outros períodos, clique no seletor de Período (ícone de calendário) (1), e em seguida, clique em Atualizar dados (2) para recarregar o painel.
Passo 4. Para escolher a categoria, selecione Enviados (1) para ver os processos com envio bem-sucedido ao CNMP ou Não enviados (2) para listar processos com falha no envio.
Passo 5. Para identificar incompletude nos cadastros, basta clicar em Não enviados (1), confira as seções Dados de cadastros incompletos (obrigatórios) (2) e Dados estatísticos incompletos (complementares) (3). Cada uma indica quantos registros faltam por campo. Use os subfiltros para listar apenas processos da subcategoria desejada.
Passo 6. Uma vez identificada a incompletude na Lista de Processos, localize o processo (nº, classe, assunto, motivo da falha) e clique em Editar cadastro (1) para corrigir/completar os campos faltantes (dados da vítima, dados do agressor, nº do processo, data da atuação, data do fato, assunto e classe são obrigatórios para envio conforme Resolução 135).
Passo 7. Caso deseje, analise os gráficos (1) de vínculo do agressor, gênero, cor/raça, escolaridade, deficiência, renda, se houve prisão e residência da vítima. Cada gráfico mostra percentual, quantidade absoluta e barra de completude.
Passo 8. Mapa de residência (1): abra o mapa interativo para ver marcadores por endereço da vítima.
Pronto, agora você está familiarizado com o Dashboard Violência contra a Mulher e pode acompanhar, de forma centralizada, os processos de matéria de violência doméstica e familiar.