Artigo atualizado em: 18 de dezembro de 2025
O Painel de Tarefas é a página inicial do sistema e é a partir dele que você, estando logado, conforme configuração do seu perfil cadastrado, executará todas as suas atividades. Para facilitar a visualização, o Painel é dividido em algumas áreas. Acompanhe o detalhamento a seguir para conhecer cada uma delas.
1. Menu do sistema
No canto superior esquerdo da tela, ao lado do logotipo do SAJ, você encontra o botão do Menu do Painel.
Clicando nele, é possível acessar a Gestão de Modelos, a Consulta de processos de 1º grau no e-SAJ e a Consulta de processos de 2º grau no e-SAJ. Também está disponível a opção Painel de Tarefas, que pode ser utilizado para retornar ao painel.
Com o menu aberto, o sistema passa a apresentar o ícone de fechar (representado por um X). Clique nele para retornar à visualização original.
2. Menu Tarefas
Ainda do lado esquerda da tela, você visualizará o menu Tarefas. Veja que é possível recolher ou expandir este menu lateral, clicando em Recolher menu (1).
Para expandi-lo novamente e voltar a visualizá-lo, clique sobre o ícone Expandir Menu, representado por duas flechas apontadas para o lado direito, na faixa lateral cinza (1).
Em seguida, você encontra a área A Fazer (1), listando todas as tarefas pendentes de serem realizadas. O gerenciamento de Etiquetas (2) permite criar, editar, remover, consultar tarefas de cadastros ainda não ajuizados e de intimações oriundas do Poder Judiciário que possuam etiquetas vinculadas a lotação logada. No canto inferior esquerdo do Painel de Tarefas, está localizada a seção Finalizadas (3), por meio da qual é possível consultar o histórico de tarefas concluídas em um determinado dia.
2.1 A fazer
Ao clicar em A Fazer (1), todas as tarefas disponíveis na lotação são exibidas em tela (2).
2.2 Etiquetas
Ao clicar em uma etiqueta (1), apenas as tarefas que estão vinculadas a ela são exibidas na tela (2). Também é neste mesmo local, que você pode criar, editar, reordenar e excluir etiquetas.
2.3 Finalizadas
Já ao clicar em Finalizadas (1), você tem acesso as tarefas já concluídas por você e pelos usuários da sua lotação (2).
3. Menu Usuário
Ainda no topo da tela, ao lado direito do logotipo do sistema, é apresentado o nome do módulo do sistema em que você se encontra, no caso do exemplo utilizado aqui, Painel de Tarefas (1); e no canto direito, o Menu do usuário (2), com informações sobre a sua conta no sistema.
A área do usuário está indicada com as iniciais do usuário logado, localizada no canto superior direito da tela (1). Ao clicar sobre as iniciais, o menu Minha conta abre, ocupando o lado direito de sua tela, apresentando as seguintes informações:
- Seu nome completo e função (2);
- A opção Alterar lotação (3);
- A opção para acessar o SAJ Ajuda (4);
- A opção Configurar monitores (5);
- O botão Sair do sistema (6).
Para recolher essa área, clique novamente sobre as iniciais do seu nome ou sobre o ícone de Fechar (7).
4. Consulta, Ordenação e Novo cadastro
Na parte central há um campo de Pesquisa (1), que lhe possibilita localizar uma tarefa, buscando diretamente pelo seu número. No canto direito, há a possibilidade de Filtrar (2) as tarefas no Painel e o resultado das buscas por Todas as tarefas, Tarefas novas e Tarefas SEEU.
No canto direito, há a possibilidade de Ordenar (3) as tarefas no Painel e o resultado das buscas pela Data de Entrada, Prazo de Recebimento e Prazo Judicial. E há também a opção de Prioridade, o qual filtrará as tarefas de Réu preso e Urgente. À direita da ordenação, há ainda o botão Novo cadastro (4), por meio do qual é possível criar o cadastro de uma petição inicial.
4.1 Consulta
Com a área de tarefas A Fazer aberta, o campo de pesquisa (1) permite realizar consultas rápidas de um processo, para isso, basta informar o número do processo. Você pode digitá-lo completo ou parcial, inserindo ao menos 3 dígitos. Ao limpar o campo de busca (2), o sistema retorna para a visão normal do Painel de Tarefas.
4.2 Ordenação
Atualmente, existem quatro opções de ordenação das tarefas, que é pela Data de Entrada, que pode ser ordenado da Mais nova para Mais antiga ou ao contrário; Prazo de Recebimento e Prazo Judicial, que podem ser ordenadas por Menor prazo e Maior prazo; e Prioridade, onde ao selecionar, irá filtrar as tarefas que possuem a tarja Réu Preso e Urgente.
4.3 Filtro de tarefas
Atualmente, existem três opções de filtro de tarefas, que é pela Data de Entrada, que pode ser filtrada por Todas as tarefas, Tarefas novas e Tarefas SEEU.
5. Tarefas
Cada tarefa é representada por um card, sendo ela uma intimação ou um cadastro de processo que ainda não foi ajuizado, e nela se apresentam as principais informações de uma ação.
Partes da tarefa: As tarefas são compostas por três partes, sendo elas:
(1) Área de atividades: nesta área é possível realizar as atividades disponíveis pertinentes à intimação ou à petição não ajuizada. Por exemplo: elaborar documento;
(2) Área de andamento: por meio desta área é possível ver as informações necessárias para dar andamento à tarefa. Por exemplo: abrir a pasta digital, etiquetar tarefas;
(3) Área de contextualização: nesta área se encontram os dados básicos, ou seja, as informações básicas do processo. Além disso, por meio desta área também é possível realizar algumas ações, como, por exemplo, remeter o processo.
6. Paginação
As tarefas são apresentadas no Painel em forma de lista, sendo apresentadas 40 registros por cada página. Esse valor pode ser selecionado pelo usuário, o qual pode escolher entre 10,20, 30 ou 40 tarefas por página.
Para conhecer mais sobre os assuntos tratados aqui, leia os artigos:
Conheça a área A fazer do painel de tarefas do SAJ MP
Conheça o recurso etiquetas do Painel de Tarefas do SAJ MP
Conheça a área Finalizadas do painel de tarefas do SAJ MP
Pronto! Este sistema foi desenvolvido para facilitar ainda mais suas atividades do dia a dia, e agora você já conhece algumas informações importantes do Painel de Tarefas do SAJ MP. Aproveite as funcionalidades para dar celeridade as suas tarefas