Versão: 5.0 | Atualizado em: 02/06/2020
Os autotextos agilizam a elaboração de peças. Com este recurso, você pode cadastrar diversos parágrafos textuais que são utilizados com frequência, facilitando seu trabalho no Editor de Documentos.
Verifique a seguir como utilizar os autotextos.
1. Clique no menu Editor e selecione a opção Editor de Documentos para abri-lo (você pode usar a tecla de atalho F4 para executar a mesma ação).
2. Para este artigo, será usado um novo documento. Portanto, na tela Editor de Documentos, clique no botão Emitir um novo documento.
3. Na tela Emissão de Documentos, clique na lupa do campo Modelo.
4. Clique no botão Filtro (1), digite parte do nome do modelo que você deseja encontrar no campo Modelo (2) e escolha a opção desejada (3). Depois, clique em Selecionar (4).
5. Agora indique o número do MP e, na aba Dados, o promotor responsável.
6. A seguir, na aba Pessoas, selecione o requerido (1) e clique em Confirmar (2).
7. Por fim, clique em Editar.
8. Carregado o modelo de documento desejado, é hora de utilizar a funcionalidade Autotextos. Para isso, clique no menu Exibir e escolha a opção Autotextos.
9. O Painel auxiliar abre. Clique, então, no botão Criar um novo, encontrado na base do painel.
10. Na tela Cadastro de Autotextos, clique em Novo (1), dê um nome abreviado para o seu autotexto (2), insira e formate o texto de acordo com sua necessidade na janela à direita (3). Por fim, clique em Salvar (4). Veja esses passos a seguir.
11. Para utilizar o autotexto que você acabou de criar no documento que está editando, posicione o mouse no local onde deseja inseri-lo e depois clique em Selecionar no Painel auxiliar.
Criar um autotexto é uma atividade que certamente irá aumentar sua efetividade na produção textual, fazendo com que você poupe tempo ao digitar textos repetitivos. Utilize esta funcionalidade sempre que necessário.