Artigo atualizado em: 01 de novembro de 2024
As etiquetas são um recurso do sistema que têm o intuito de facilitar a organização do seu local de trabalho. Existem dois tipos de etiquetas: as manuais, que não possuem uma regra que as vinculem de maneira automática às tarefas de intimações e, portanto, essa vinculação deve ser realizada manualmente pelo usuário; e as automatizadas, que são aquelas criadas com uma determinada regra para que sejam automaticamente vinculadas pelo próprio sistema às tarefas que atendam à regra definida. Por exemplo, se for criada uma etiqueta com a regra do tipo Assunto = Homicídio Simples, todas as tarefas que tiverem esse assunto serão vinculadas a essa etiqueta automaticamente. Podemos criar regras, considerando os seguintes dados do sistema: Parte Ativa, Parte Passiva, Assunto, Classe, Número do Processo, Tarja e Tipo Tarefa.
Neste artigo, vamos ver como criar uma etiqueta automatizada, acompanhe:
Passo 1. Com o sistema aberto no painel de tarefas, clique no botão Criar etiqueta (1).
Passo 2. O sistema abrirá a tela Criar etiqueta (1).
Passo 3. No campo Nome da etiqueta (1), digite o nome que deseja atribuir a ela.
Passo 4. Em Cor (1), o sistema exibe uma paleta com diversas cores. Selecione uma delas.
Passo 5. Na área Adicione um filtro, clique no botão Adicionar filtro (1).
Os passos descritos a seguir são os mais importantes para que o cadastro de uma etiqueta automatizada seja realizado corretamente, pois são os filtros informados que permitem que as etiquetas sejam automaticamente vinculadas às tarefas.
Passo 6. Ao clicar em Adicionar filtro, o sistema exibe dois campos, nos quais devemos selecionar e informar as regras de automatização da etiqueta. Clique na primeira opção e selecione o tipo de dado que você deseja atribuir como regra.
Passo 7. No segundo campo, digite a informação relacionada ao dado selecionado no campo acima. Por exemplo, se a regra definida anteriormente for Tarja, informe o tipo de tarja, como Segredo de Justiça (1). Dessa forma, todos as tarefas que tiverem esta tarja serão vinculadas a essa etiqueta automaticamente.
Passo 8. Por fim, clique em Criar Etiqueta (1).
9. Ao finalizar, o sistema exibirá a mensagem Etiqueta criada com sucesso (1) no canto direito inferior da tela, e ela será apresentada na listagem de etiquetas, à esquerda do painel de tarefas (2).
Após criar uma etiqueta, ainda é possível editá-la. Para saber como, acesse o artigo:
Como editar etiquetas no painel de tarefas do SAJ MP?
Pronto! Após a criação de uma etiqueta automatizada, o sistema a vincula às tarefas existentes no painel que estejam em congruência com a regra definida. Além disso, as novas tarefas que entrarem no painel que estiverem de acordo com esta regra, também serão, automaticamente, vinculadas a ela. Simples, não é mesmo? Você já pode começar a utilizar as etiquetas para facilitar seu dia a dia, dando maior celeridade às suas atividades. Utilize-as também para localizar mais facilmente uma tarefa, filtrando pelas etiquetas registradas na sua lotação.