Pular para o conteúdo principal
Página inicial da Central de Ajuda de SAJ Ajuda - Ministérios Públicos
Acesso Cliente
Acesso Colaborador

Peticionar

  1. SAJ Ajuda - Ministérios Públicos
  2. SAJ Online
  3. Ferramentas do Editor
  4. Peticionar
  • [SAJ Online] Como registrar valores referentes ao Acordo de Não Persecução Penal no SAJ MP?
    15 de outubro de 2025 19:36
    Versão do sistema: 25.02.01-00
    Artigo publicado em: 22 de maio de 2025

    O SAJ Online permite o registro estruturado dos valores arrecadados nos Acordos de Não Persecução Penal (ANPP). Com essa nova funcionalidade, além de formalizar a movimentação principal, os usuários podem incluir dois novos campos de valor vinculados: Valor de reparação de dano e Valor da prestação pecuniária. Facilitando, assim, a metrificação e o acompanhamento das atividades, garantindo maior controle e precisão sobre as informações geradas.

    Acompanhe o passo a passo no sistema:

    Passo 1. No "Editor de Documentos", acesse a aba "Propriedades". Selecione o modelo institucional disponíveis (1), podendo ser:

    • Modelo ANPP de reparação autônoma – Editor SAJ
    • Modelo ANPP de reparação ordinária – Editor SAJ
    • Modelo ANPP de reparação autônoma – Editor Word
    • Modelo ANPP de reparação ordinária – Editor Word

    image001.png

    Passo 2. Selecione a movimentação 920482 - Termo de Acordo de não Persecução Penal (1). 

    image002.png

    Passo 3. Nos campos "Valor de reparação de dano" e "Valor da prestação pecuniária" (1), preencha os valores em reais.

    O preenchimento é obrigatório, mas você pode informar zero se não houver valor.

    image003.png

    Após o preenchimento, prossiga normalmente com a petição. Os valores ficarão registrados e disponíveis para consulta na aba "Propriedades" do expediente.

    Pronto! Você viu neste artigo como registrar e atualizar os valores no peticionamento, garantindo mais precisão e controle sobre as informações do ANPP.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • [SAJ Online] Como interagir com a assistente virtual IARA pela pasta digital no SAJ MP?
    28 de janeiro de 2026 13:06
    Versão do sistema: 25.01.03-00
    Artigo publicado em: 24 de abril de 2025

    Os “Autos Judiciais” da Pasta Digital do SAJ contam com uma assistente virtual impulsionada por Inteligência Artificial (IA): a IARA. Ela possui acesso aos documentos do processo e estará integrada à ferramenta de IA que já é utilizada pela instituição cliente, desta forma, é possível interagir com ela para obter informações específicas sobre o processo de forma mais prática e rápida.

    Acompanhe neste artigo como realizar essa atividade.

    Passo 1. No "Painel de Tarefas", clique em "Ver autos" (1) da tarefa desejada para abrir a Pasta Digital.

    Painel de Tarefas com destaque em Ver autos de uma tarefa

    Passo 2. Quando um processo possuir documentos nos Autos Judiciais, a pasta digital abrirá, por padrão, na aba "Autos judiciais" (1), onde se encontra assistente virtual IARA. Para acessá-la, clique no botão azul com ícone de estrela (2).

    3.png

    Passo 3. Ao clicar neste botão pela primeira vez, na tela do chatbot será exibido o termo de consentimento. Leia o termo e clique em "Autorizar" (1).

    Dica
    O consentimento de uso da IARA precisará ser aceito apenas uma vez e só será exibido novamente caso existam alterações no conteúdo do termo.

    0.png

    Passo 4. O chatbot será liberado para interações. Ao iniciá-lo, serão exibidas 4 sugestões de solicitações - que podem ser utilizadas ou não. Utilize-o da forma que desejar.

    1.png

    Atenção
    O histórico das interações com a IARA ficará armazenado em cada processo, facilitando a busca por solicitações realizadas anteriormente.

    Pronto! Agora você já sabe como interagir com a assistente virtual IARA para facilitar e agilizar a sua análise dos processos.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • [SAJ Online] Como gerar um resumo do processo pela pasta digital no SAJ MP?
    28 de janeiro de 2026 13:06
    Versão do sistema: 25.01.03-00
    Artigo publicado em: 24 de abril de 2025

    Os “Autos Judiciais” da Pasta Digital do SAJ contam com um gerador de resumo do processo impulsionado por Inteligência Artificial (IA). Ele utiliza um prompt pré-definido, que solicita a geração de um resumo do processo com os principais tópicos e exibe em tela.

    Acompanhe neste artigo como realizar essa atividade.

    Passo 1. No "Painel de Tarefas", clique em "Ver autos" (1) da tarefa desejada para abrir a Pasta Digital.

    4.png

    Passo 2. Quando um processo possuir documentos nos Autos Judiciais, a pasta digital abrirá, por padrão, na aba "Autos judiciais" (1), onde se encontra o gerador de resumo do processo, para acioná-lo, clique no ícone de estrela (2).

    5.png

    Passo 3. Caso você ainda não tenha aceitado os termos de uso da IARA, o termo de consentimento será exibido para aceitá-lo. A partir do consentimento, o sistema exibirá uma mensagem de sucesso (1), enquanto processa todos os documentos da pasta para gerar o resumo.

    0.png

    Dica
    O tempo de processamento irá variar de acordo com a quantidade de documentos e o tamanho dos arquivos, mas é possível realizar outras ações normalmente no sistema enquanto o processamento ocorre. Ao ser finalizado, uma notificação será exibida na central de notificações (que pode ser acessada no "Painel de tarefas", através do ícone de sino localizado no canto superior direito da tela), para visualizá-la, clique no link da notificação.

    Passo 4. Na pasta digital, nos "Autos judiciais" (1), o resumo estará disponível. Para acessá-lo, clique no ícone de estrela (2).

    1.png

    Passo 5. Na aba "Resumo do processo", o resumo será exibido com o registro da data de quando foi gerado, e ficará disponível para a visualização de todos usuários que possuírem acesso ao processo em questão.

    2.png

    Atenção
    Ao acessar o resumo do processo, caso existam atualizações, entradas de novos documentos nos processos ou alguma modificação, o sistema exibirá uma mensagem informativa (1) de que existem atualizações, clique em "Atualizar" (1). 3.png

    Pronto! Agora você já sabe como gerar um resumo do processo através dos “Autos judiciais” da pasta digital.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos