-
Como alterar documentos de petição inicial e intermediaria com falha no TJ?Versão do sistema: 24.3.3
Publicado em: 08/10/2024O SAJ possibilita alterar o documento elaborado no peticionamento com falha por parte dos usuários. Dessa maneira, o documento torna-se sem efeito e é possível editá-lo, corrigi-lo e realizar novamente o peticionamento. Assim, a base do Ministério Público mantem-se fidedigna à do Tribunal de Justiça e diminui-se a necessidade de intervenção por parte da sustentação ao corrigir falhas do peticionamento.
Acompanhe nesse artigo como realizar essa atividade.
1. Acesse o "Painel Judicial". Nas tarefas que apresentam falha no peticionamento (1), clique em "Corrigir" (2) da tarefa que desejar.
2. Na tela para elaboração de documentos do Editor, clique em "Alterar documento" (1) para realizar alterações no documento visualizado.
3. Na tela "Alterar documento", insira a "Justificativa" (1) do motivo da ação e clique no botão "Alterar documento" (2) para confirmar a ação.
4. Ao ser alterado, o documento torna-se automaticamente um "Documento sem efeito" (1) nos autos, e o Editor gera um novo expediente com o mesmo texto do documento tornado sem efeito.
DicaNo novo expediente, não ficarão disponíveis as ações de “Alterar documento” e “Excluir documento”.5. Ao alterar o documento, o campo "Certificado Digital" (1) ficará disponível para seleção e realização do peticionamento com novo documento.
DicaCaso o expediente seja fechado e aberto novamente, o conteúdo editado ficará salvo para retomar a edição. Ou seja, o novo documento ficará em edição até que seja realizado o peticionamento - para documentos do editor de textos do SAJ e Word, ficará disponível para o novo expediente a edição de conteúdo do documento, bem como de campos sugeridos e propriedades.Atenção- Só será considerado para alteração o documento principal (editor de textos do SAJ e Word). Não considera-se PDFs e os anexos.
- Na alteração do novo expediente não ficarão habilitados os menus "Modelos" e "Acervos".
Pronto! Agora você já sabe alterar documentos de petição inicial e intermediaria com falha no TJ. Aproveite esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva no SAJ.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como criar modelos a partir de um documento emitido ou finalizado no gerenciador de documentos do SAJ MP?Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPMS | MPCE | MPPA | MPSC
Versão: 5.0.5-0 | Atualizado em: 03/08/2022Sabemos que os modelos são ferramentas importantes que servem de base para a emissão de diversos documentos. Muitas vezes os documentos emitidos são modificados de tal maneira que se tornam arquivos mais completos ou mais específicos que os modelos já cadastrados previamente, de forma que o usuário deseja mantê-los como novos modelos, para que fiquem disponíveis para uso posterior.
Você sabia que com o SAJ MP isso é possível?
1. Para tornar um documento já emitido ou finalizado no SAJ MP em um Modelo de documento, acesse o Gerenciador de Arquivos.
2. Pesquise pelo documento (1) que deseja utilizando os campos da Pesquisa. Neste exemplo, usaremos os campos Documento Chamado (2) e Data da última alteração (3). Em seguida, clique em Consultar.
3. Quando o documento desejado for exibido no painel de resultados, clique com o botão direito do mouse em cima dele e utilize a opção Novo Modelo de Documento.
AtençãoPodem ser usados tanto documentos apenas salvos, que ainda estão em elaboração, quanto documentos já finalizados para criação de novos modelos.
4. Será aberta a janela de Cadastro de Modelos de Documentos, onde você informará o Nome do modelo (1), a Categoria (2) e, na aba Informações, informará o Tipo (3) do modelo que deseja criar utilizando de base o seu documento.
5. Em seguida, vá na aba de Movimentações para inserir as Movimentação associadas, ou seja, o Tipo da Movimentação (1) que estará vinculada ao seu novo modelo. Em seguida clique em Salvar (2).
6. O Editor de Documentos será aberto com o arquivo que usamos de base, e você poderá efetuar alguma edição ou apenas usar a opção Salvar do editor para finalizar o processo de criação do modelo.
Pronto! Observe que o editor de documentos do SAJ MP foi aberto com o documento que você havia emitido e editado, e que usamos de base para o cadastro deste novo Modelo. Desta forma, facilitamos a criação de Modelos e ainda possibilitamos que você o utilize sempre que necessário, uma vez que ficará disponível como novo Modelo.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos