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  • Como criar modelos no Word a partir de um modelo Cota no SAJ MP?
    21 de fevereiro de 2025 19:25
    Versão do sistema: 24.03.02-29
    Artigo publicado em: 21 de Fevereiro de 2025

    O SAJ MP, apesar de possuir um editor próprio, também possibilita mais opções de formatação através da criação de modelos a partir do Word Online, que está integrado ao SAJ.

    Acompanhe neste artigo como criar uma Cota no Word, que serve de ponta pé inicial para criação dos seus modelos, resumindo esses passos precisarão ser seguidos apenas uma vez, a partir daí basta realizar a duplicação de modelo, vamos seguir a diante, boa leitura.

    Observação
    Toda e qualquer Edição no Word do SAJ deve ser provocada pelo SAJ em “Editar no Word”, após isso efetuar o login junto ao Office365 do MP e acessar ao Suplemento do SAJ Online.

    Passo 1. Clique no menu "Captura de tela 2025-01-09 192450.png" e selecione a opção "Gestão de Modelos" (1).

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    Passo 2. Clique no botão "Criar modelo Word" (1).

    Captura de tela 2025-01-09 192522.png

    Passo 3. Clique no botão de edição (1) do título.

    Captura de tela 2025-01-09 192614.png

    Passo 4. Defina um título/objetivo do modelo (1) seguindo o padrão de "Pasta - Subpastas", como por exemplo “Sentenças - Favorável”, “Sentenças - Desfavorável”, “Sentenças - Parcial”, e clique em "Salvar" (2). Neste exemplo, foi utilizado um modelo genérico “Cota – Word”. Defina a "Categoria" (3), que será utilizada como um filtro para localizar e separar os modelos, uma "Movimentação" (4) que tenha uma relação direta com o teor do modelo (essa relação pode ser consultada junto ao site do SGT CNMP Movimentos) e o "Tipo" (5), que determinará a visibilidade desse modelo, podendo ser:

    • Usuário: somente o usuário que você utiliza poderá visualizar;
    • Grupo: todos da lotação poderão visualizar (Recomendado);
    • Instituição: todo o Órgão do MP poderá visualizar.

    E clique em “Editar no Word” (6).

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    Passo 5. O sistema abrirá a tela de login aos serviços do Office365 do MPSP. Realize o login com seu e-mail "@mpsp.mp.br" (1) e Senha da Rede (2). Se necessário, realize a Autenticação (3). Por fim, clique em "Entrar" (4).

    Dica
    Durante a autenticação, marque a opção “Não perguntar novamente por 14 dias” para otimizar o seu dia dia, salvando em cache do navegador.

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    Passo 6. O sistema abrirá uma nova aba do Word Online do SAJ (1). Clique no ícone com três pontos (2), selecione a opção "Suplementos" (3) e clique em "SAJ-ONLINE" (4).

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    Passo 7. Realize o login no suplemento com os mesmos dados de acesso do sistema, porém sem o "@mpsp.mp.br".

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    Passo 8. O sistema apresentará os campos de texto automáticos (1) e as opções “Salvar” (2), para apenas salvar e permanecer na aba, e “Salvar e Fechar” (3), para salvar e retornar para aba do sistema.

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    Saiba mais
    Para aprender a inserir cabeçalho e rodapé no Editor do Word no SAJ, acesse em:
    Como criar um cabeçalho e rodapé para um documento SAJ Online a partir do Word no SAJ MP?

    Passo 10. Escreva uma breve legenda no campo (1), pesquise um campo de texto automáticos (2) e dê um duplo clique no desejado (3), que será inserido no texto (4). No momento da elaboração do documento, os campos automáticos que estão entre colchetes serão substituídos pelas informações da intimação/tarefa selecionada do Painel “A Fazer” - por exemplo: [Número do processo judicial] será substituído pelo número do processo da intimação/tarefa que está trabalhando.

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    Passo 11. Clique em "Salvar" (1) para apenas salvá-lo ou "Salvar e Fechar" (2) para salvar, fechar o documento e retornar para a gestão de modelos.

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    Passo 12. Clique em "Publicar modelo" (2) para que ele fique disponível para visualização.

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    Passo 13. Para utilizar esse modelo, clique em "Duplicar modelo" (1), para que esse modelo original sempre fique disponível para ser utilizado e replicado.

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    Passo 14. Defina o título (1) seguindo o mesmo padrão de "Pasta - Subpastas" e clique em "Duplicar e abrir rascunho" (2).

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    Passo 15. Preencha o campo "Movimentação" (1) e edite o documento como desejado. Por fim, clique em "Publicar modelo" (2).

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    Muito bem! Agora você já sabe como criar um modelo “Cota – Word” para poder duplicá-lo e criar outro documentos a partir dele.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como criar um cabeçalho e rodapé para um documento SAJ Online a partir do Word no SAJ MP?
    20 de fevereiro de 2025 18:28
    Versão do sistema: 24.3.2-29
    Artigo publicado em: 03 de fevereiro de 2025

    O SAJ possibilita, através do SAJ Editor, a inserção de cabeçalhos e rodapés pré-configurados. Entretanto, no Word através do SAJ, não é possível ter acesso a esses cabeçalhos, sendo necessário a inclusão por parte do usuário.

    Acompanhe neste artigo como realizar essa atividade.

    Observação
    Toda e qualquer Edição no Word do SAJ deve ser provocada pelo SAJ em “Editar no Word”, após isso efetuar o login junto ao Office365 do MP e acessar ao Suplemento do SAJ Online.

    Passo 1. Clique no menu "Captura de tela 2025-01-09 192450.png" e selecione a opção "Gestão de Modelos" (1).

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    Passo 2. Clique no botão "Criar modelo Word" (1).

    Captura de tela 2025-01-09 192522.png

    Passo 3. Clique no botão de edição (1) do título.

    Captura de tela 2025-01-09 192614.png

    Passo 4. Defina um título/objetivo do modelo (1) seguindo o padrão de "Pasta - Subpastas", como por exemplo “Sentenças - Favorável”, “Sentenças - Desfavorável”, “Sentenças - Parcial”, e clique em "Salvar" (2). Neste exemplo, foi utilizado um modelo genérico “Cota – Word”. Defina a "Categoria" (3), que será utilizada como um filtro para localizar e separar os modelos, uma "Movimentação" (4) que tenha uma relação direta com o teor do modelo (essa relação pode ser consultada junto ao site do SGT CNMP Movimentos) e o "Tipo" (5), que determinará a visibilidade desse modelo, podendo ser:

    • Usuário: somente o usuário que você utiliza poderá visualizar;
    • Grupo: todos da lotação poderão visualizar (Recomendado);
    • Instituição: todo o Órgão do MP poderá visualizar.

    E clique em “Editar no Word” (6).

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    Passo 5. O sistema abrirá a tela de login aos serviços do Office365 do MPSP. Realize o login com seu e-mail "@mpsp.mp.br" (1) e Senha da Rede (2). Se necessário, realize a Autenticação (3). Por fim, clique em "Entrar" (4).

    Dica
    Durante a autenticação, marque a opção “Não perguntar novamente por 14 dias” para otimizar o seu dia dia, salvando em cache do navegador.

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    Passo 6. O sistema abrirá uma nova aba do Word Online do SAJ (1). Clique no ícone com três pontos (2), selecione a opção "Suplementos" (3) e clique em "SAJ-ONLINE" (4).

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    Passo 7. Realize o login no suplemento com os mesmos dados de acesso do sistema, porém sem o "@mpsp.mp.br".

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    Passo 8. O sistema apresentará os campos de texto automáticos (1) e as opções “Salvar” (2), para apenas salvar e permanecer na aba, e “Salvar e Fechar” (3), para salvar e retornar para aba do sistema.

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    Passo 10. Clique com o botão direito do mouse dentro da tabela do cabeçalho, clique em "Excluir" (1) e selecione a opção "Excluir Tabela" (2).

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    Passo 11. Para alterar o cabeçalho e rodapé, será necessário de um documento em Word ou PDF de modelo para copiá-lo. Para isso, clique no "Iniciar" (1) do Windows e, na barra de pesquisa (2), pesquise por "Ferramenta de Captura".

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    Passo 12. Abra o arquivo PDF ou Word que esteja com o Cabeçalho e Rodapé desejado. Na "Ferramenta de Captura", clique em "Novo" (1) e selecione a região do cabeçalho no arquivo (2).

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    Passo 13. Ainda na tela da "Ferramenta de Captura", pressione "Ctrl + Z" no seu teclado ou clique no botão "Copiar" (1).

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    Passo 14. De volta ao SAJ, dê um duplo clique sobre o cabeçalho e pressione "Ctrl + V" no seu teclado ou clique no botão "Colar" (1).

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    Passo 15. Repita o processo desde o Passo 10 para inserir o rodapé. Clique em "Salvar" (1) ou "Salvar e Fechar" (2) para salvar essa Cota.

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    Passo 16. Após salvá-la, clique em "Publicar modelo" (1).

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    Passo 17. Reserve esse modelo "Cota - Word" para utilizá-lo na criação de seus modelos do Word. Para isso, clique em "Duplicar modelo" (1) para evitar de refazer o processo de criá-lo novamente.

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    Passo 18. Defina o nome do modelo duplicado (1) em conceitos relacionados ao seu documento, seguindo o modelo de Pastas - Subpastas, como por exemplo "Sentença - Favorável", para facilitar sua busca. Clique em "Duplicar e abrir rascunho" (2) e inicie sua edição no Word.

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    Muito bem! Agora você já sabe como criar um cabeçalho e rodapé para um documento SAJ Online a partir do Word no SAJ MP.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como compartilhar ou copiar modelos para outras lotações no SAJ MP?
    19 de novembro de 2024 11:54
    Versão do sistema: 24.04.01-00
    Artigo publicado em: 18 de novembro de 2024

    O SAJ Online possibilita uma maior difusão do conhecimento entre as lotações da instituição, além de facilitar a padronização dos documentos elaborados no sistema.

    Além da duplicação de modelos e disponibilização do modelo duplicado para o usuário, para a lotação do usuário ou para a instituição como um todo – agora conta com a funcionalidade de compartilhamento de modelos e envio de cópias dos modelos para as lotações desejadas.

    Acompanhe nesse artigo como realizar essas atividades!

    Passo 1. Acesse o menu “Gestão de Modelos” e selecione o modelo desejado. Na tela com o modelo aberto, clique no botão “Compartilhar modelo” (1).

    Tela Editor de documentos com destaque no botão Compartilhar modelo

    Passo 2. O sistema exibirá a tela "Compartilhar modelo". Selecione as lotações com as quais deseja compartilhar o modelo (1) e clique em “Compartilhar” (2).

    Tela Compartilhar modelo com destaques no campo Selecionar lotações e botão Compartilhar

    Passo 3. Após realizar o compartilhamento, todas as lotações com as quais o modelo foi compartilhado ficarão listadas no campo “Modelo compartilhado com” (1). 

    Tela Editor de Documentos com destaque no campo Modelo compartilhado com

    Passo 4. Caso queira interromper o compartilhamento com uma lotação, clique no ícone de lixeira ao lado do nome da lotação que deseja interromper o compartilhamento (1). O sistema exibirá a tela "Interromper Compartilhamento", clique em "Confirmar" (2).

    Tela Interromper compartilhamento com destaque no botão Confirmar

    Passo 5. O usuário da lotação receptora do modelo compartilhado apenas conseguirá visualizar o modelo no editor de documentos (ele não ficará disponível no menu “Gestão de Modelos”, pois não é passível de edição). Para utilizar o modelo compartilhado, encontre-o na lista de modelos disponíveis do editor (1) e o selecione (2). O modelo compartilhado será diferenciado dos demais por possuir um ícone de uma flecha ao lado do nome (3) e, ao deixar o cursor em cima do modelo, será exibido um tooltip com o nome da lotação responsável pelo compartilhamento (4). 

    Atenção
    Caso o usuário proprietário do modelo compartilhado realize quaisquer alterações neste modelo, as alterações serão refletidas no modelo disponibilizado para os usuários receptores, mas nunca nos expedientes elaborados com base no modelo.

    Tela Editor de Documentos com destaques na aba Lista, modelo de documento, ícone de seta e nome de quem compartilhou o documento

    • Envio de cópia de modelos para outras lotações

    Passo 1. Para enviar uma cópia de um modelo para outra lotação, selecione-o no menu “Gestão de Modelos” e, na tela com o modelo aberto, clique no botão “Enviar uma cópia” (1). 

    Tela Editor de Documentos com destaque no botão Enviar uma cópia

    Passo 2. O sistema exibirá a tela "Enviar uma cópia". Selecione a lotação que se deseja enviar uma cópia (1) e clique em “Enviar” (2). 

    Tela Enviar uma cópia com destaques no campo Selecionar lotações e botão Enviar

    Passo 3. A cópia enviada ficará disponível para o usuário da lotação receptora tanto na “Gestão de Modelos” (já que é um documento independente do modelo original e, portanto, passível de alterações), quanto na lista de modelos disponíveis do editor de documentos. Ela poderá ser identificada com o nome “Cópia” (1), que será automaticamente exibida no início do nome do modelo. 

    Tela Gestão de Modelos com destaque no modelo de cópia

    Muito bem! Agora você já sabe como compartilhar e enviar modelos para outras lotações. Aproveite esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Ministérios Públicos.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos