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Como salvar ou descartar a edição de um cadastro no SAJ MP?Cliente: MPSP
Versão: 6 | Atualizado em: 19/10/2023A funcionalidade de edição de cadastro no SAJ Ministérios Públicos possibilita que você faça adequações nos cadastros criados no sistema. Isso é muito útil, pois permite ajustes e correções dos dados inseridos, evitando problemas no trâmite processual por conta de informações imprecisas. Acompanhe neste artigo como salvar ou descartar a edição de um cadastro.
1. No Painel de Tarefas, selecione o card do processo que você deseja editar e clique no botão três-pontos (1) localizado no canto superior direito do mesmo. Depois, selecione a opção Editar Cadastro (2) no menu.
2. Então, na tela Editar Cadastro, na seção Dados Gerais, clique no ícone Lápis.
3. Faça as modificações que você achar necessárias no cadastro. Então, para salvá-las, clique em Salvar edição (1). Caso contrário, descarte-as clicando em Descartar edição (2).
Muito bem, você viu quais são os passos necessários para salvar ou descartar a edição de um cadastro no SAJ Ministérios Públicos. Sempre que necessário, utilize essas operações.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como realizar o cadastro para um ajuizamento inicial de 1º Grau no SAJ MP?Versão do sistema: 24.3.2-29
Artigo atualizado em: 17 de dezembro de 2024Tratando-se de demandas judiciais, sabe-se que o Ministério Público pode atuar em processos judiciais já em andamento, bem como realizar o ajuizamento inicial de demandas ainda não judicializadas. Por meio do SAJ MP tem-se a possibilidade de trabalhar essas atividades através de um único sistema ao invés de pendenciar essas atuações a outro acesso externo, o que ocasiona maior celeridade e praticidade no desenvolver das atividades ministeriais.
Acompanhe neste artigo como realizar o cadastro e o ajuizamento de uma petição inicial de 1º grau através do SAJ MP. Acompanhe!
1. Para realizar o cadastro do ajuizamento de uma inicial, clique no botão “Novo Cadastro” (1) e selecione a opção “Processo de 1º Grau” (2).
3. O sistema abrirá uma tela para preenchimento dos dados gerais referentes ao ajuizamento (1).
ObservaçãoO campo “Valor da Causa” é de preenchimento obrigatório para que não haja eventuais prejuízos no momento de peticionamento. Dessa forma, atente-se para o preenchimento do referido campo.
4. Clicando em “Mais informações” (1) preencha os dados: “Nível de sigilo”, “Nível de prioridade”, “Réu Preso”, “Valor da Causa”, “Justiça Gratuita”, entre outras informações (2).
5. Após confirmar as inclusões, adicione as partes relacionadas ao processo em questão, clicando no botão “Adicionar parte” (1).
6. Logo o sistema habilitará os campos sobre as partes a serem cadastrados como, por exemplo, “Tipo de participação”, “Tipo de pessoa”, “Nome”, entre outros campos de preenchimento obrigatório (1).
7. Em seguida, clicando em “Inserir endereço” (1) e em “Adicionar endereço” (2), os dados referentes ao endereço da parte aparecem para o preenchimento, bem como a sinalização de “Endereço principal” (3). Após inserir as informações, clique em “Adicionar” (4).
ObservaçãoAtente-se que os campos de preenchimento obrigatório são sempre sinalizados (*), porém, quanto mais dados informados, mais rico de informações fica o cadastro da sua inicial.
8. Após o preenchimento de todos os dados importantes, tanto os referentes ao processo, quanto aos referentes às partes, o sistema habilita três botões localizados na lateral inferior direita da tela: “Cadastrar” (1), “Cadastrar e peticionar” (2) e “Descartar cadastro” (3).
8.1 Clicando em “Cadastrar” você pode salvar o cadastro e realizar o peticionamento da inicial em momento posterior. Nesse caso, o cadastro vai para um agrupamento específico de “Petição Inicial” (1) no painel de tarefas.
8.2 Clicando em “Cadastrar e Peticionar” o sistema realiza o salvamento do cadastro e habilita a tela de peticionamento para que você possa elaborar o documento para o ajuizamento inicial dessa demanda. Após realizado o seu peticionamento, o cadastro é remetido para a seção “Finalizados” localizado no canto inferior à esquerda da tela (1).
ObservaçãoÉ possível clicar em "cadastrar e peticionar", inserir o documento/modelo da manifestação ministerial para que o Promotor peticione depois.
Ao clicar no botão "Cadastrar e Peticionar" o sistema abrirá a tela para importar o documento (1):
Em seguida, localize o documento, preencha as informações necessárias e feche a tela. O cadastro com o documento será enviado automaticamente para o agrupamento "Petições iniciais" para que o promotor realize o peticionamento posteriormente.
8.3 Também é gerado um “Recibo do protocolo” (1) nos autos do processo e é disponibilizado o número judicial desse processo, conforme regulamentação do CNJ.
8.4 Clicando em “Descartar cadastro”, você pode cancelar o prosseguimento do cadastro e o ajuizamento da inicial. Após clicar, o sistema apresentará uma mensagem para confirmar o descarte do cadastro. Cuidado, pois essa ação não pode ser desfeita.
Saiba MaisPara saber sobre peticionamento por dependência acesse o artigo:
Como realizar o peticionamento inicial por dependência no SAJ MP?
Agora você já sabe como realizar o cadastro e o ajuizamento de uma petição inicial através do SAJ MP. Aproveite mais esta vantagem do SAJ Ministérios Públicos!
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Quais os dados obrigatórios em um cadastro do SAJ MP?Versão do sistema: 24.3.2-29
Artigo atualizado em: 17 de dezembro de 2024Neste artigo você conhecerá quais são os dados que devem ser preenchidos obrigatoriamente em um cadastro do SAJ Ministérios Públicos. Sem a inserção destes dados, não é possível finalizar a criação ou edição do cadastro e dar sequência aos trâmites. Portanto, acompanhe com atenção.
1. No Painel de Tarefas, selecione o do processo em que você deseja trabalhar e clique no botão três-pontos (1) localizado no canto superior direito do mesmo. Depois, no menu, selecione a opção Editar Cadastro (2).
2. A tela Editar Cadastro abre. Nela, são habilitados os campos do cadastro que podem ser modificados ou inseridos. Na seção Dados gerais, clique no ícone Lápis.
3. A seção Dados Gerais é expandida. Nela, os dados obrigatórios, que devem ser necessariamente preenchidos para finalização do cadastro, estão sinalizados com um asterisco vermelho. São eles: Unidade (1), Classe (2) e Assunto principal (3).
4. Depois de realizar todas as alterações necessárias no cadastro, completando os dados obrigatórios, clique em Confirmar (1).
5. Em seguida clique em Salvar edição (1) para finalizar a operação.
Muito bem! Você conheceu os dados obrigatórios para preenchimento em um cadastro no SAJ Ministérios Públicos. Aplique esses conhecimentos para dar andamento adequado aos trâmites da instituição.
Saiba MaisCréditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Quais os dados complementares em um cadastro do SAJ MP?Versão do sistema: 24.3.2-29
Artigo atualizado em: 17 de dezembro de 2024Conheça a seguir quais são os dados complementares presentes em um cadastro do SAJ Ministérios Públicos. Tais dados não são obrigatórios para finalizar a criação ou edição de um cadastro. Entretanto, é essencial completar o número máximo de dados possível para facilitar o andamento do trâmite processual.
1. No Painel de Tarefas, selecione o card do processo em que você deseja trabalhar e clique no botão três-pontos (1) localizado no canto superior direito do mesmo. Então, no menu que abre, selecione a opção Editar Cadastro (2).
2. Na sequência, na tela Editar Cadastro, na seção Dados gerais, clique no ícone Lápis.
3. A seção Dados Gerais é expandida. Para exibir os dados complementares do cadastro, clique em Mais informações.
4. Os dados complementares que você pode inserir no cadastro são: Área, Área de atuação, Nível de sigilo, Nível de prioridade, se é Réu preso, Município do fato, Comarca do fato, Objeto da ação, Volumes e Folhas, Observação do cadastro e Relator.
5. Depois de realizar todas as edições necessárias nos dados complementares, clique em Confirmar (1).
6. Em seguida clique em Salvar edição (1) para finalizar a operação.
Excelente! Agora que você sabe quais são os dados complementares presentes nos cadastros do SAJ Ministérios Públicos, aproveite para informá-los, de modo a facilitar e agilizar a tramitação dos processos.
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Como editar um cadastro processo no SAJ MP?Cliente: MPSP
Versão: 6 | Atualizado em: 16/05/2022No SAJ Ministérios Públicos você tem acesso a atividades de Edição do Cadastro, que tem a função de adequar e corrigir um cadastro que foi iniciado no sistema, caso se refira a uma nova inicial cadastrada. Ainda é possível alterar ou incluir informações de cadastro de processos de processos originários do Tribunal de Justiça, quanto do recebimento de intimações.
Nesse artigo será descrito detalhadamente como editar um processo no SAJ MP.
1. No Painel de Tarefas, encontre o card que deseja editar. No canto superior direito do card, clique no símbolo representado por três pontos (1) localizado na parte superior do agrupamento e selecione a opção de Editar cadastro (2).
2. O sistema irá direcionar então para o Editor de cadastro e, nesse momento, serão habilitados os campos que necessitam ser modificados e ou inseridos. Basta clicar no ícone de lápis para que seja aberta a tela de edição.
3. Ao selecionar os campos que precisam ser modificados e ou inseridos, o sistema abre a tela de cadastro. Assim você pode alterar o que for necessário, clicar em Confirmar (1) e, em seguida, Salvar edição (2).
Muito bem! Você conheceu como editar um cadastro de processo no SAJ Ministérios Públicos. Aproveite esta funcionalidade do sistema para facilitar suas atividades em seu dia a dia.
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Como editar o cadastro de um processo no SAJ MP?Versão do sistema: 24.3.2-29
Artigo atualizado em: 17 de dezembro de 2024No SAJ Ministérios Públicos você tem acesso à atividade de edição do cadastro, que tem a função de adequar e corrigir um cadastro que foi iniciado no sistema SAJ, caso este se refira a uma nova inicial cadastrada.
É possível ainda, alterar ou incluir informações de cadastro de processos de origem no Tribunal de Justiça, quando do recebimento de intimações.
ObservaçãoVale lembrar, que toda e qualquer informação incluída ou alterada no sistema SAJ, não impacta em qualquer ajuste nos dados do cadastro do Tribunal de Justiça. Para que isso ocorra, o judiciário deve ser provocado através de peticionamento.
Assim, os dados editados ou incluídos na ferramenta “Edição do cadastro” no SAJ, ficarão disponíveis somente para os usuários da Promotoria/Procuradoria, para simples consulta.
Seja para uma inicial cadastrada, seja para uma intimação recebida, é possível realizar a edição do cadastro através do botão de atividade “Editar Cadastro” localizado no botão “mais ações” de cada uma das tarefas do painel. Para exemplificar, utilizaremos o agrupamento de iniciais.
Mas lembre-se, essa atividade pode ser realizada em qualquer tarefa do painel!
1. No Painel de Tarefas, você tem acesso aos agrupamentos de Petições iniciais (1).
2. Localize a petição inicial que necessita de correção, como a inserção de algum dado da parte ou do processo (ex: inserir uma competência processual diferente). Em seguida, clique no símbolo representado por três pontos (1) localizado na parte superior do agrupamento e selecione a opção de “Editar cadastro” (2).
3. Ao selecionar a opção para a edição do cadastro, o sistema direciona para a tela de cadastro e, nesse momento, serão habilitados os campos que necessitam ser modificados e ou inseridos.
4. Ao selecionar os campos que necessitam ser inseridos ou modificados, o sistema abre a tela de cadastro. Altere o que for necessário (1), clique em Confirmar (2) e, em seguida, Salvar edição (3).
Pronto! Uma vez que uma alteração já foi salva, não é possível desfazer a ação e retornar ao atributo anterior. Porém, você pode realizar uma nova edição e aplicar os ajustes sempre que for necessário. Aproveite mais esta vantagem do SAJ Ministérios Públicos.
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