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  • Como reordenar etiquetas arrastando no SAJ MP?
    18 de março de 2025 19:10
    Versão do sistema: 25.01.02-00
    Artigo publicado em: 18 de março de 2025

    O SAJ possibilita a ordenação de etiquetas ao arrastá-las conforme a posição desejada.

    Acompanhe neste artigo como realizar essa atividade.

    Atenção
    A ordenação de etiquetas é refletida para todos os usuários da mesma lotação.

    Passo 1. No Painel de Diligências ou no Painel Judicial, clique no botão "Reordenar etiquetas da lotação" (1).

    3.png

    Passo 2. Clique em uma etiqueta (1) e, sem soltar o botão esquerdo do mouse, arraste-a para a ordem que desejar. Movimente as etiquetas conforme a sua necessidade.

    4.png

    Passo 3. Após finalizar a reordenação, clique em “Salvar ordenação” (1) para salvar as alterações feitas.

    Caso deseje, clique em "Cancelar" (2) ou no botão  "Reordenar etiquetas da lotação"  (3) para cancelar a ordem configurada.

    0.png

    Passo 4. Quando outro usuário da lotação reordenar as etiquetas, os demais usuários da lotação visualizarão o ícone “Atualizar etiquetas” (1). Para atualizá-las, clique nele.

    1.png

    Muito bem! Agora você já sabe como ordenar as etiquetas apenas arrastando-as.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como identificar documentos na pasta no SAJ MP?
    27 de novembro de 2024 18:21
    Versão do sistema: 24.04.01-00
    Artigo publicado em: 26 de novembro de 2024

    O SAJ possui um identificador de documentos de diligências. Com este código, é possível buscar o documento diretamente pelo campo de busca, sem a necessidade de filtrar por número do processo. O identificador agora fica visível na versão impressa do documento e no índice da pasta digital.

    Acompanhe neste artigo como realizar essa tarefa.

    • Gerando documentos no painel de diligências

    Ao elaborar documentos através do editor de textos do SAJ, ou através da importação de um PDF, o Painel de Diligenciamento atribuirá ao documento um identificador único.

    Passo 1. Clique no botão “Enviar para autos do MP” (1) para gerar o identificador. 

    Editor de Textos com destaque no botão Enviar para autos do MP

    Passo 1.2 O sistema exibirá uma mensagem de confirmação (1) e, na aba "Documentos da diligência", estará localizado o identificador do documento (2).  

    Aba Documentos da diligência com dstaques na mensagem de confirmação e identificador do documento

    Passo 2. Caso o modelo utilizado possua o campo automático “[Número do documento por categoria (Preenchido automaticamente ao liberar)]” (1), quando o documento for enviado aos autos do MP, o campo automático será preenchido com o identificador do documento. Clique em “Enviar para autos do MP” (2).

    Editor de Textos com destaques no campo automático e botão Enviar para autos do MP

    Passo 2.2 O sistema exibirá uma mensagem de confirmação (1) e, na aba "Documentos da diligência", estará localizado o identificador do documento (2).  

    Aba Documentos da diligência com destaques na mensagem de confirmação, identificador do documento e botão Visualizar

    Passo 2.3 O identificador (1) também será exibido na versão para impressão do documento.

    Tela visualização de documento com destaque no identificador do documento

    Passo 3. Para inserir o campo automático no documento, clique no menu do painel "menu icon.png" e selecione a opção “Gestão de modelos” (1).

    Painel de Diligenciamento com o menu aberto e destaque na opção Gestão de Modelos

    Passo 4. Selecione ou crie um modelo, clique no menu “Inserir” (1), submenu "Campo de Texto" (2).

    Editor de texto com destaque no menu Inserir submenu Campo de Texto

    Passo 5. Na tela “Campos de texto”, busque pela palavra “número” (1) e selecione a opção “Número do documento por categoria (Preenchido automaticamente ao liberar)" (2).

    Observação
    Este campo de texto será preenchido automaticamente após o envio do documento aos autos do MP e, dessa forma, os usuários poderão utilizar o campo automático para gerar o identificador no corpo do documento, ficando visível na versão para impressão.

    Tela Campos de texto com destaques no campo de pesquisa preenchido com a palavra número e opção Número do documento por categoria

    • Copiar um identificador de documento

    Passo 1. Clique no identificador (1) para copiá-lo.

    Aba Documentos da diligência com destaque no identificador do documento

    • Buscar documento através do identificador

    Passo 2. Ao copiar o identificador do documento elaborado, cole-o no campo de busca (1) do sistema e pressione a tecla "Enter" do seu teclado ou clique no ícone de lupa (2). O sistema exibirá o documento correspondente ao identificador.

    Observação
    Ao buscar o identificador no campo de busca, o sistema irá te redirecionar para a tarefa correspondente, independentemente do status do documento.

    Painel de Diligenciamento com destaques no campo de pesquisa preenchido com o identificados do documento e botão de pesquisarPronto! Agora você já sabe como identificar e rastrear documentos a partir dos identificadores.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como enviar documentos de diligência por E-mail ou WhatsApp no SAJ MP?
    25 de novembro de 2024 11:27
    Versão do sistema: 24.04.01-00
    Artigo publicado em: 25 de novembro de 2024

    O SAJ Online possibilita o envio de documentos via E-mails e WhatsApp através do próprio sistema, proporcionando mais agilidade e autonomia para os usuários.

    Acompanhe neste artigo como realizar essa atividade.

    Atenção
    Informações de Destinatários são inseridas e salvas por lotação. Tenha muita atenção ao editar, remover ou inserir os dados de destinatários, pois os demais servidores da lotação também serão afetados.
    • Selecionar destinatários

    O destinatário é a pessoa/órgão que receberá o documento elaborado por e-mail.

    Passo 1. Clique no botão "Elaborar" (1) de uma tarefa para elaborar um documento.

    Painel de Diligenciamento com destaque no botão Elaborar de uma tarefa

    Passo 2. Na seção “Propriedades” (1), habilite o campo “Acompanhar cumprimento” (2) e selecione um contato cadastrado no campo “Destinatário” (3).

    Editor de documentos com destaques na seção Propriedades e campos Acompanhar Cumprimento e Destinatário

    Passo 3. Caso o contato possua mais de um e-mail cadastrado, clique no ícone de lápis (1) do mesmo. 

    Editor de documentos com destaque no botão com ícone de lápis do contato

    Passo 4. Selecione o(s) endereço(s) de e-mail(s) (1) que desejar e clique em "Confirmar" (2).

    Atenção
    Só é possível selecionar um contato de destinatário por documento elaborado, mesmo que esse contato possua múltiplos e-mails, será considerado como apenas UM destinatário.

    Editor de documentos com destaques nos múltiplos e-mails do contato e botão Confirmar

    • Cadastrar Destinatários

    Passo 1. Durante a elaboração do documento, no campo "Destinatário", selecione a opção “Cadastrar novo” (1).

    Editor de documentos com destaque na opção Cadastrar novo

    Passo 2. O sistema abrirá a tela "Cadastrar novo contato". Preencha os campos "Nome" (1), "Tipo" (2), "E-mail" (3), que será utilizado durante o disparo da mensagem, e clique em "Cadastrar" (4). Os campos “WhatsApp” e “Telefone” (5) são apenas informativos.

    Atenção
    Durante o cadastro do contato, confira se o E-mail e WhatsApp informados estão corretos. Caso haja algum erro de digitação, o encaminhamento não será concluído.

    Tela Cadastrar novo contato com destaques em todos os campos de preenchimento e botão Cadastrar

    Passo 2.1 Um contato pode múltiplos e-mails cadastrados, o que refletirá durante a seleção do destinatário.

    Tela Editar cadastro com múltiplos e-mails cadastrado para um contato

    Passo 2.2 Para contatos com mais de um e-mail cadastrado, na elaboração do documento, o campo "Destinatário" exibirá a informação “+n” em azul (1), sendo “n” a quantidade de e-mails cadastrados no perfil do contato. Posicione o cursor do mouse no contador de e-mails, o sistema exibirá todos os endereços de e-mails cadastrados (2) para aquele contato.

    Editor de documentos com destaque nos outros e-mails do destinatário

    • Elaboração da mensagem

    Passo 1. Após elaborar um documento, clique no botão “Ver documentos” (1) da tarefa desejada. Na aba "Documentos da diligência", localize o documento que deseja encaminhar por e-mail e clique no botão “Encaminhar” (2).

    Painel de diligenciamento com destaques no botão Ver documentos de uma tarefa e Encaminhar

    Passo 2. O sistema abrirá a aba "Encaminhar para o destinatário". Preencha os dados:

    • “Destinatário” (1): Confirme o destinatário configurado nas propriedades do documento. Caso necessite editar o contato, clique no ícone de lápis - não é possível adicionar ou alterar o contato selecionado;
    • “Assunto” (2): Preencha com o título do e-mail;
    • “Corpo do e-mail” (3): Preencha com o conteúdo que será apresentado no e-mail.
    • “Anexos” (4): Anexe arquivos do seu computador no e-mail.
      • Os anexos inseridos durante a etapa de elaboração do documento não são vinculados automaticamente no e-mail.
      • Os anexos inseridos nesta etapa não são enviados para a pasta digital.
      • Os arquivos importados serão enviados como anexo do e-mail apenas em elaboração.
      • Como padrão, o documento elaborado é enviado como anexo, sendo exibido como primeiro item.
    Observação

    Os parâmetro utilizados em anexos são:

    • 51776: FMP - Tamanho máximo dos anexos no envio de e-mails de notificação do Diligenciamento (Kbytes).
      Valor parâmentro: Configurado pela consultoria no cliente
    • 51777: FMP - Tamanho máximo para cada anexo (unidade) no envio de e-mails de notificação do Diligenciamento sajOnline (Kbytes).
      Valor parâmentro: Configurado pela consultoria no cliente
    Atenção
    Caso o documento seja um arquivo importado, ao invés de um documento elaborado via editor, o número do documento, presente nos textos sugeridos em “Assunto”, “Mensagem” e “Corpo do e-mail", ficará em branco.

    Aba Encaminhar para destinatário com destaque em todos os campos

    • Enviar Mensagem via WhatsApp

    Passo 1. O sistema configura por padrão o envio por e-mail. Caso o MP possua a integração com os serviços de notificações de WhatsApp da SERPRO, é possível alterar o envio por WhatsApp, caso contrário, só existirá a opção de envio por E-mail. Clique em "Via E-mail" (1) e selecione a opção "Via WhatsApp" (2).

    Aba Encaminhar para destinatário com destaques em Via E-mmail e Via WhatsApp

    Passo 2. Preencha os campos:

    • “Destinatário” (1): Confirme o destinatário configurado nas propriedades do documento. Caso necessite editar o contato, clique no ícone de lápis - não é possível adicionar ou alterar o contato selecionado;
    • “Mensagem” (2): Preencha com o conteúdo que será apresentado na mensagem.
    Atenção
    O campo “Anexos”, para WhatsApp, conterá apenas o documento elaborado. Não é possível inserir anexos através da opção "Via WhatsApp".

    Aba Encaminhar para destinatário com destaques no Destinatário e campo Mensagem

    • Informar cumprimento

    Passo 1. Durante a elaboração do e-mail, haverá a caixa de seleção “Informar cumprimento ao enviar” (1).

    Aba Envio automático via e-mail com dedstaque no campo Informar cumprimento ao enviar

    Passo 1.1 Caso habilite o campo “Informar cumprimento ao enviar”, ao clicar no botão “Enviar e-mail automático”, o cumprimento será tido como positivo automaticamente.

    E-mail com cumprimento positivo

    Passo 1.2 Caso não habilite o campo “Informar cumprimento ao enviar”, ao clicar no botão “Enviar e-mail automático”, será necessário declarar o cumprimento manualmente. Clique em "Informar cumprimento" (1) e selecione a opção que desejar.

    E-mail com cumprimento para declarar manualmente

    • Configuração de Remetente para E-mail
    Descrição: 51786: FMP - Configuração SMTP para notificação via e-mail
    Explicação: Quando configurado define o endereço SMTP, Porta, Usuário, Senha, Autenticação e Protocolo SSL da conta de E-mail que será utilizada.
    Tamanho: -
    Domínio: -
    Permite alteração: S
    Valor padrão: "SMTP": ""
    "porta": ""
    "usuario": ""
    "senha": ""
    "flautenticacao": ""
    "flssl": ""

    Em que os campos:

    • “Host smtp (servidor)” e “Porta”: protocolo SMTP do e-mail que o usuário está configurando. São campos de preenchimento obrigatório.
    • “Nome de usuário”: usuário do e-mail correspondente, que pode ser ou não o próprio e-mail sem “@domínio”, a depender do provedor de e-mails. É um campo de preenchimento obrigatório.
    • “Senha”: senha de acesso à conta do e-mail informado. Este campo não fica visível para edição. É um campo de preenchimento obrigatório.
    • “Criptografia SSL” e “Utiliza autenticação de senha de segurança (SPA)”: preencha somente se o provedor do e-mail utilizar os métodos correspondentes.

    Os administradores das lotações poderão configurar remetentes através do SAJ ADM, na tela "Cadastro de Órgãos", aba "Formulário" (1), no campo “E-mail” (2).

    Tela Cadastro de Órgãos com destaque na aba Formulários e campo E-mail

    Os usuários que concluíram a jornada receberão uma cópia do e-mail enviado. Assim, será possível acompanhar e confirmar o envio da mensagem. Caso o destinatário responda a todos, o e-mail da lotação e o e-mail do usuário receberão a mensagem.

    • Configuração de Remetente para WhatsApp

    Para habilitar o canal de WhatsApp no SAJ, é necessário existir a integração com a SERPRO. Uma vez que os serviços da SERPRO estiverem ativos no MP, basta configurar os parâmetros a seguir:

    Descrição: 51740 - FMP - Define configurações utilizadas na integração via whatsapp
    Explicação: Quando configurado define o url template, url token, e número de telefone utilizado na integração via whatsapp para notificação das partes.
    Tamanho: -
    Domínio: -
    Permite alteração: S
    Valor padrão: "UriToken", "UriTemplate" e "NumeroTelefoneHabilitado"

     

    Descrição: 51744 - FMP - Flag para habilitar envio de mensagens de notificação por WhatsApp
    Explicação: Quando configurado define o url template, url token, e número de telefone utilizado na integração via whatsapp para notificação das partes.
    Tamanho: -
    Domínio: -
    Permite alteração: S
    Valor padrão: "UriUploadMidia", "UriStatusRequisicao"

    Em que os campos:

    • "UriToken": "https://api.whatsapp.serpro.gov.br/oauth2/token",
    • "UriTemplate": "https://api.whatsapp.serpro.gov.br/client/{0}/v2/requisicao/mensagem/template",
    • "UriUploadMidia": "https://api.whatsapp.serpro.gov.br/client/{0}/v2/media",
    • "UriStatusRequisicao": "https://api.whatsapp.serpro.gov.br/client/{0}/v2/requisicao/{1}?destinatario={2}",
    • "NumeroTelefoneHabilitado": Número do WhatsApp que fará a comunicação.
    Atenção
    As configurações de remetentes e destinatários devem ser cuidadosamente preenchidas. Caso contrário, o envio não ocorrerá.

    Pronto! Agora você já sabe como enviar documentos via E-mail e WhatsApp.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como ordenar etiquetas no SAJ MP?
    30 de outubro de 2024 23:01
    Versão do sistema: 24.3.3
    Artigo publicado em: 08 de outubro de 2024

    Nos painéis Judicial, Extrajudicial e de Diligenciamento, é possível ordenar as etiquetas, organizando-as de acordo com a sua necessidade. 

    Acompanhe nesse artigo como realizar essa atividade.

    Atenção
    A ordenação das etiquetas é refletida para todos os usuários da mesma lotação.

    Passo 1. Acesse o "Painel Judicial" ou o "Painel de Diligenciamento". Clique no botão "Reordenar etiquetas da lotação" (1).

    Painel de Diligenciamento com destaque no botão reordenar etiquetas da lotação

    Passo 2. Para reordenar as etiquetas, clique na seta (1) da que deseja movimentar, movendo-a para cima ou para baixo.

    1.png

    Passo 3. Para finalizar, clique em "Salvar ordenação" (1). Para cancelar a alteração, clique em "Cancelar" (2).

    4.png

    Passo 4. Quando a ordenação das etiquetas é realizada por outro usuário, o ícone de "Atualizar etiquetas" (1) será apresentado para os demais usuários da lotação. Clique sobre ele para atualizá-las. 

    5.png

    Pronto! Agora você já sabe como ordenar etiquetas no SAJ. Aproveite mais esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais eficiente no SAJ MP.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como filtrar tarefas com base em etiquetas?
    9 de outubro de 2024 18:11
    Versão do sistema: 24.3.3
    Publicado em: 09/10/2024

    O SAJ possibilita filtrar tarefas através do uso de etiquetas. Ao selecionar uma etiqueta, seja no Painel Judicial, Extrajudicial ou de Diligenciamento, o sistema filtra todas as tarefas que contém a etiqueta selecionada. Também é possível aplicar o filtro de tarefas a partir da combinação entre várias etiquetas, ao selecionar mais de uma etiqueta no painel e, assim, filtrar as tarefas que contenham a combinação das etiquetas selecionadas.

    Acompanhe nesse artigo como realizar essa atividade.

    1. Acesse o "Painel de Diligenciamento" ou o "Painel Judicial". Selecione uma etiqueta (1) para filtrar as tarefas que contém a etiqueta selecionada.

    0.png

    2. O sistema apresentará no painel (1) somente as tarefas que contém a etiqueta selecionada (2).

    1.png

    3. Selecione mais etiquetas (1). O sistema apresentará, no painel (2), a(s) tarefa(s) que possuem a combinação de etiquetas selecionadas. 

    Dica
    É possível selecionar diversas etiquetas, afunilando o filtro de tarefas exibidas no painel.

    3.png

    • Limpar filtro de etiquetas

    4. Clique em uma etiqueta selecionada (1) (com destaque em azul) para removê-la do filtro. Para remover todas as etiquetas de uma só vez, clique em "Limpar filtros" (2).

    5.png

    Pronto! Agora você já sabe como filtrar tarefas com base em etiquetas.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como enviar notificações e ofícios por e-mail através do SAJ?
    20 de setembro de 2024 20:04
    Versão do sistema: 24.03.02-00
    Publicado em: 20/09/2024

    Para agilizar o processo de notificações e ofícios, foi incluída a funcionalidade de envio de e-mails através do SAJ. Dessa forma, não é necessário interromper o fluxo de elaboração de documentos ou sair da plataforma do SAJ para enviar as notificações e ofícios às partes ou órgãos.

    Atenção
    Os dados de Remetentes e Destinatários são salvos por lotação. Portanto, tenha muita atenção ao editar, remover ou inserir remetentes e destinatários, pois os demais técnicos da lotação também serão afetados. Todos os membros da mesma lotação compartilham dos mesmos destinatários e mesmos remetentes.

    1. Clique em "Elaborar" (1) do documento desejado.

    0.png

    • Selecionar destinatários

    2. Acesse o menu "Propriedades" (1), habilite a opção "Acompanhar Cumprimento" (2) e preencha o campo "Destinatário" (3) selecionando um contato cadastrado.

    1.png

    2.1 Para contatos que possuam mais de um e-mail cadastrado, clique no ícone de lápis (1) do contato.

    2.png

    2.2 Clique no checkbox do e-mail (1) para selecioná-los.

    Importante
    É possível selecionar apenas UM contato de destinatário por documento elaborado. Mesmo que um contato tenha múltiplos e-mails, será considerado apenas como um destinatário.

    3.png

    • Cadastrar destinatários

    O destinatário é a pessoa/órgão que receberá o documento elaborado por e-mail.

    3. Acesse o menu "Propriedades" (1) e, no campo "Destinatário", clique na opção "Cadastrar novo" (2).

    1 - Copia.png

    3.1 Na tela "Cadastrar novo contato", preencha o campo "Nome" (1) e selecione o "Tipo" (2). O campo "E-mail principal" (3) deve ser preenchido com o e-mail que será utilizado durante o processamento do disparo da mensagem, enquanto os campos "WhatsApp" (4) e "Telefone" (5), são meramente informativos. Clique em "Adicionar e-mail" (6).

    Atenção
    Durante o cadastro do contato, confira se o e-mail informado está correto. Caso haja algum erro de digitação, a mensagem não será enviada.

    4.png

    3.2 Um contato pode possuir múltiplos e-mails cadastrados - e isso refletirá na seleção do destinatário.

    5.png

    3.2.1 Para contatos com mais de um e-mail cadastrado, o campo do destinatário exibirá "+n" (1) na coloração azul, na qual "n" refere-se a quantidade de e-mails cadastrados no perfil do contato. Posicione o ponteiro do mouse sobre o contador de e-mails para exibir a lista de endereços eletrônicos cadastrados (2).

    6.png

    • Elaboração do e-mail

    4. Após elaborar um documento, clique em "Ver documentos" (1) da tarefa desejada. Na aba "Documentos da diligência", localize o documento que deseja encaminhar por e-mail e clique no botão "Enviar" (2).

    7.png

    4.2 Na aba "Envio automático via e-mail", preencha os campos:

    • “Tipo/Nome” (1): Confirme o destinatário configurado nas propriedades do documento. Caso seja necessário, edite o contato através do ícone de lápis, porém, não é possível adicionar ou alterar o contato selecionado.
    • “Remetente” (2): Escolha o endereço de e-mail de origem que deseja utilizar para enviar o e-mail. É possível selecionar apenas uma opção de remetente.
    • “Assunto” (3): Edite o título do e-mail.
    • “Corpo do e-mail” (4): Edite o conteúdo do e-mail.
    • “Anexos” (5): Anexe arquivos do seu computador. Como padrão, o documento elaborado é enviado como anexo, sendo exibido como primeiro item. Os anexos inseridos durante a etapa de elaboração do documento não são vinculados automaticamente no e-mail e, os anexos inseridos nesta etapa, não são enviados para a Pasta Digital. Os arquivos importados serão apenas enviados como anexo do e-mail em elaboração. 

    Clique em "Enviar e-mail automático" (6) para enviá-lo.

    Dica

    Os parâmetros utilizados em anexos são:

    • 51776: FMP - Tamanho máximo dos anexos no envio de e-mails de notificação do Diligenciamento (Kbytes).
      Valor parâmetro: Configurado pela consultoria no cliente
    • 51777: FMP - Tamanho máximo para cada anexo (unidade) no envio de e-mails de notificação do Diligenciamento sajOnline (Kbytes).
      Valor parâmetro: Configurado pela consultoria no cliente

    8.png

    • Informar cumprimento

    5. Na aba "Envio automático via e-mail", o campo "Informar cumprimento ao enviar" (1) possuirá dois comportamentos:

    9.png

    5.2 Caso habilite a opção, a caixa ficará azul com um ícone de check e, ao enviar o e-mail, o cumprimento será, automaticamente, tido como positivo (1).  

    10.png

    5.3 Caso desabilite a opção, a caixa ficará em branco e, ao enviar o e-mail, será necessário declarar o cumprimento manualmente. Clique em "Informar cumprimento" (1).

    11.png

    • Cadastrar Remetente

    6. Na aba "Envio automático via e-mail", clique em "Remetente" (1) e selecione a opção "Adicionar/editar remetente" (2).

    12.png

    6.1 Na tela "Remetente de e-mail" estarão listados a lista de remetentes cadastrados. Para editar um remetente, clique no ícone de lápis (1), para exclui-lo, no ícone de lixeira (2) e, para adicionar um remetente, clique em "Adicionar e-mail" (3).

    13.png

    6.2 Caso tenha clicado em editar ou adicionar remetente, o sistema abrirá o formulário "Adicionar remetente", configure os campos:

    • “E-mail” (1): preencha com o endereço de e-mail que deseja utilizar;
    • “Nome de usuário” (2): preencha com o usuário do e-mail correspondente, que pode ser ou não o próprio e-mail sem “@domínio”, a depender do provedor de e-mails;
    • “Senha” (3): preencha com a senha de acesso à conta do e-mail informado. Este campo não fica visível para edição;
    • "Host smtp (servidor)” e “Porta” (4): configure o SMTP do e-mail que o usuário está configurando;
    • “Criptografia SSL” e “Utiliza autenticação de senha de segurança (SPA)” (5): ative o checkbox  somente se o provedor do e-mail utilizar os métodos correspondentes;

    Clique em "Salvar" (6).

    Atenção
    As configurações de remetentes e destinatários devem ser cuidadosamente preenchidas. Caso contrário, o envio não ocorrerá. Consulte os técnicos da lotação se necessário.

    14.png

    Pronto! Agora você já sabe como enviar notificações e ofícios por e-mail através do SAJ. Aproveite esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Ministérios Públicos.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como buscar documentos por meio do código identificador no SAJ?
    12 de setembro de 2024 17:29
    Versão do sistema: 24.03.02-00
    Publicado em: 12/09/2024

    No sistema SAJ, a busca por documentos já elaborados era um processo manual e demorado, que exigia localizar a diligência pelo número do processo e abrir tarefa por tarefa até encontrar o documento desejado. Para agilizar a rastreabilidade dos documentos, foi implementado um código identificador de documentos. Com esse código, é possível localizar diretamente o documento no campo de busca, sem a necessidade de filtragem pelo número do processo.

    Neste artigo, você aprenderá a utilizar o identificador de documentos para simplificar o acesso e reduzir o tempo de busca no SAJ Online.

    Confira!

    1. No Painel de Diligenciamento (1), após elaborar um documento e durante a visualização de Documentos da diligência (2), você pode consultar e copiar o código identificador do documento (3). Esse identificador está localizado logo abaixo do título, correspondente ao tipo de movimentação do documento criado.

    2. Após localizar o código identificador do documento, clique nesse identificador (1) para copiá-lo.

    3. Ao copiar o identificador do documento, cole (Ctrl+V em seu teclado) na barra de pesquisa (1) do sistema, localizado no canto superior direito do painel. Em seguida, clique no ícone representado por uma lupa (2) ou pressione a tecla ENTER em seu teclado para começar a busca pelo documento.

    4. Feito isso, o sistema exibirá o documento correspondente, juntamente com a tarefa (1) de diligência associada.

    Observação
    Ao realizar a busca pelo identificador na barra de pesquisa, o sistema redirecionará automaticamente para a tarefa correspondente, independentemente do status em que o documento se encontra.

    5. Neste exemplo, o documento está na sessão Aguardando (1).

    6. Neste exemplo, o documento está na sessão Finalizadas (1).

    Atenção
    O identificador ainda não é exibido na pasta ou nos documentos impressos.

    Pronto! Você aprendeu, neste artigo, como utilizar o identificador de documentos para localizar rapidamente documentos elaborados, simplificando o acesso e agilizando o fluxo de busca no sistema SAJ Online. Aproveite esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Ministérios Públicos.

  • Como inserir anotações nas tarefas de diligências?
    21 de agosto de 2024 13:36
    Versão do sistema: 24.3.1
    Publicado em: 21/08/2024

    Atualmente o SAJ não possibilita inserir comentários ou anotações internas nas tarefas. Visando proporcionar mais autonomia para os usuários, foi incluído um campo para adicionar comentários. Dessa maneira, é possível conversar com outros usuários sobre uma tarefa específica, ou simplesmente anotar pendências e observações importantes.

    Acompanhe nesse artigo como realizar essa tarefa.

    • Como inserir comentários

    1. No painel de diligências, clique em "Adicionar comentário na tarefa" (1) da tarefa desejada.

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    2. Preencha o campo com o seu comentário (1) e clique no botão azul (2).

    Dica
    Também é possível enviar o comentário através das tecla "Enter" do seu teclado.

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    3. O comentário será inserido na tarefa e o ícone ficará preenchido e mudará sua cor para azul (1). 

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    4. Comentários inseridos por outros usuários serão sinalizados com uma bolinha azul (1).

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    • Como editar comentários
    Dica
    Só é possível editar ou excluir comentários realizados pelo seu próprio usuário. Não é possível editar ou excluir comentários realizados por outro servidor.

    1. Clique no botão "Visualizar comentários" (1), clique no ícone com três pontinhos (2) e selecione a opção "Editar comentário" (3). 

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    2. Preencha o campo (1) com o seu novo comentário e clique em "Salvar" (2).

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    3. Os comentários que sofreram edição são marcados com a palavra "Editado" (1) ao lado do horário de publicação atualizado.

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    • Como excluir comentários

    1. Clique no botão "Visualizar comentários" (1), clique no ícone com três pontinhos (2) e selecione a opção "Excluir comentário" (3). 

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    2. O sistema exibirá uma caixa de confirmação, clique em "Confirmar" (1).

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    Dica
    É possível expandir o campo de comentários para facilitar a escrita e visualização. Clique no ícone com três riscos diagonais (1). 9.png

    Pronto! Você aprendeu como inserir, editar e excluir anotações/comentários nas tarefas.

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como visualizar o despacho durante a elaboração do documento de diligência e distribuir tarefas?
    21 de agosto de 2024 13:37
    Versão do sistema: 24.3.1
    Publicado em: 20/08/2024

    Atualmente no SAJ, é possível visualizar o despacho que originou a tarefa de diligência, assim como designar as tarefas à servidores. Porém, comumente, as etiquetas tem sido utilizadas para designar as tarefas aos servidores.

    Devido as dificuldades durante as elaborações de documentos de diligências, visando aperfeiçoar a facilitar o fluxo de trabalho das Promotorias, o painel de diligências foi atualizado para que as funcionalidades “Espiar despacho” e “Designar servidor” se tornem mais intuitivas e amigáveis. Uma vez que, anteriormente, o servidor que precisava consultar uma informação do despacho, necessitava fechar a elaboração do documento, clicar em “Espiar despacho”, localizado somente na visualização da tarefa no painel, mudar o comportamento da visualização do despacho para selecionar texto, copiar a informação necessária, voltar para o editor de documentos, e assim, seguir com a elaboração.

    Acompanhe nesse artigo como realizar essas atividades.

    • Visualizar despacho durante elaboração 

    1. Clique no botão "Elaborar" (1) da tarefa desejada.

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    2. No editor de documentos, clique em "Espiar despacho" (1).

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    3. O sistema permitirá visualizar e copiar informações do despacho que originou a tarefa da diligência.

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    • Designar tarefas de diligências

    1. Clique em "Designar servidor" (1) da tarefa desejada.

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    2. Selecione um usuário (1) para designar a tarefa.

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    3. O sistema apresentará o usuário designado na tarefa (1).

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    4. Ao atribuir uma tarefa ao seu próprio usuário, ela será destacada com a cor do seu avatar padrão e aparecerá na sessão "Minhas tarefas". Clique em "Minhas tarefas" (1) e selecione "Todas as tarefas" (2) para visualizar as tarefas assignadas ao seu usuário.

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    Pronto! Você aprendeu como visualizar o despacho durante a elaboração do documento de diligência e distribuir tarefas.

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como informar e reiterar o cumprimento de diligências no SAJ Ministérios Públicos?
    6 de agosto de 2024 00:57
    Versão do sistema: 24.2.4
    Publicado em: 05/08/2024

    Os atendimentos das diligências dividem-se em dois tipos:

    • Diligência interna: A solicitação é atendida na secretaria e encaminhada para a Promotoria ou peticionada.
    • Diligência externa: A Secretaria elabora um pedido para algum órgão externo/parte e gerencia o retorno dos documentos/informações solicitadas.

    Essa funcionalidade permite que a Secretaria gerencie os prazos dos documentos enviados às partes ou a terceiros. Para concluir uma diligência externa, é necessário elaborar um documento, aguardar o cumprimento por terceiros e informar se o cumprimento foi positivo ou negativo. Todo o processo começa com a elaboração do documento de diligência.

    Confira!

    1. Acompanhar prazo para cumprimento: Ao elaborar um documento de diligência, é possível acompanhar o cumprimento nas configurações de propriedades do documento. Para isso, clique no interruptor de alternância em Acompanhar Cumprimento (1) para habilitar essa funcionalidade. Em seguida, selecione o Destino da solicitação (2) e o Prazo para resposta de terceiro (3). O prazo de cumprimento começará a contar a partir do momento em que o cumprimento positivo for informado.

    Observação
    A contagem de dias úteis desconsidera apenas os finais de semana. Feriados serão contabilizados.

    1.1 Após finalizar o documento e informar o destino e o prazo, clique no botão “Enviar para autos do MP” (1).

    1.2 Uma mensagem de confirmação (1) será exibida. Na janela suspensa Documentos da diligência (2), clique no botão “Informar cumprimento” (3). Em seguida, selecione entre as opções “Cumprimento positivo e aguardar” (4) ou “Cumprimento negativo” (5).

    2. Informar cumprimento positivo: Informar o cumprimento positivamente significa que o documento foi efetivamente encaminhado ou recebido. Durante o primeiro informe de cumprimento da diligência, refere-se ao encaminhamento, criando assim uma tarefa na sessão "Aguardando".

    2.1 Na janela suspensa de Informar cumprimento positivo de Diligência (1), selecione a Forma de cumprimento (2), a Data de cumprimento (3), adicione anexos, se necessário, e clique no botão "Informar e aguardar" (4).

    2.2 Após concluir o preenchimento dos dados necessários, o documento será enviado para a sessão “Aguardando” (1). Na lista de documentos da diligência será exibido o botão “Ir para Aguardando” (2), que levará à sessão adequada.

    2.3 Nesta sessão, será possível visualizar a tarefa (1) correspondente ao cumprimento positivo da diligência.

    2.4 Ao elaborar um documento de uma tarefa na sessão “Aguardando", clique no interruptor de alternância em Reiterar pedido (1) e, em seguida, informe o Destino da solicitação (2) e o novo Prazo para resposta de terceiro (3). Ao final, clique no botão “Enviar para autos do MP” (4).

    2.5 Após enviar o documento reiterado, a lista de documentos da diligência exibirá o botão “Informar cumprimento” (1), repetindo assim o fluxo de informe de cumprimentos.

    3. Informar cumprimento negativo: Informar o cumprimento negativamente significa que o documento NÃO foi efetivamente encaminhado ou recebido. Durante o primeiro informe de cumprimento da diligência, refere-se ao encaminhamento, criando assim uma tarefa na sessão "Aguardando".

    3.1 Na janela suspensa de Informar cumprimento positivo de Diligência (1), selecione a Forma de cumprimento (2), a Data de cumprimento (3), adicione anexos, se necessário, justifique o motivo do cumprimento ser negativo em Justificativa (4) e, em seguida, clique no botão "Informar e aguardar" (5).

    3.2 Após concluir o preenchimento dos dados necessários, o documento será Enviado aos autos (1).

    4. Certidões de cumprimento: A cada informe de cumprimento, seja positivo ou negativo, é gerada uma certidão automática localizada nos autos internos do MP. Para consultar, acesse a pasta digital da diligência e selecione a opção “Autos do MP” (1) no canto superior direito. Os documentos estarão intitulados como “Certidão” (2).

    Pronto! Você aprendeu, neste artigo, como gerenciar diligências internas e externas, acompanhar prazos de cumprimento e informar cumprimentos positivos ou negativos. Aproveite esse conhecimento para otimizar sua rotina de trabalho com o SAJ Ministérios Públicos.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como corrigir erros de peticionamento no painel de diligências?
    1 de agosto de 2024 23:23
    Versão do sistema: 24.2.4
    Publicado em: 01/08/2024

    Durante os peticionamentos de documentos elaborados no painel de diligências, podem ocorrer erros de processamento. Anteriormente, o documento peticionado com falha ficava associado à diligência, sem a possibilidade de edição ou cancelamento da petição.

    Neste artigo, você entenderá como resolver os erros de peticionamentos no Painel de Diligenciamento.

    Confira!

    1. Identificar falhas: Após a elaboração e peticionamento de uma diligência, no Painel de Diligenciamento (1), será possível identificar os peticionamentos que falharam por meio do botão de agrupamento “Peticionamento com falha” (2). À esquerda deste botão, é exibida a quantidade de peticionamentos que falharam.

    1.1 Clique em “Peticionamento com falha” (1), para expandir a visualização de todas as diligências que falharam durante o envio de peticionamentos.

    1.2 Ao identificar uma diligência com o status “Falha no peticionamento” (1), clique no botão “Ver documentos” (2) para exibir a lista de documentos associados à diligência, com seus respectivos status de processamento.

    1.3 A janela suspensa Documentos da diligência (1) será exibida. O status de cada documento estará localizado no canto superior direito de cada item listado. Dessa forma, é possível identificar em qual documento ocorreu a falha, através do status Com falha (2).

    2. Corrigir peticionamento: Ao visualizar a lista de documentos da diligência e identificar o documento com falha, clique no botão “Corrigir” (1). Assim, o documento peticionado será aberto novamente, permitindo configurar as propriedades do documento. As configurações de propriedades variam de acordo com a integração de peticionamento instalada.

    2.1 Corrigir peticionamento – Eproc: Se o sistema integrado para peticionamento da sua lotação for o Eproc, os campos de propriedades do documento permitirão a edição do Tipo de documento (1) e Sigilo do documento (2). Após realizar as correções necessárias, clique no botão “Peticionar” (3) para que o documento seja enviado novamente.

    2.2 Corrigir peticionamento – SAJ: Se o sistema integrado para peticionamento da sua lotação for o SAJ, os campos de propriedades do documento permitirão a edição do Tipo de petição (1) e Partes (2). Após realizar as correções necessárias, clique em “Peticionar” (3) para que o documento seja enviado novamente.

    3. Cancelar peticionamento: Para cancelar um peticionamento com falha, expanda a lista de documentos da diligência com essa identificação e clique no botão “Cancelar petição” (1).

    3.1 Dessa forma, o peticionamento será interrompido e o status do documento será alterado para Enviado aos autos (1), cancelando o processo de peticionamento.

    Saiba mais
    Caso queira entender como habilitar as movimentações que permitem o peticionamento, clique aqui:
    ERS-UNJ-SAJ-MP-2024.0028 - Integração SAJXSAJ para peticionamentos na Secretaria/Cartório

    Pronto! Você aprendeu, neste artigo, como resolver erros de peticionamentos no painel de diligências. Aproveite esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Ministérios Públicos.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos