-
Como buscar documentos por meio do código identificador no SAJ?Versão do sistema: 24.03.02-00
Publicado em: 12/09/2024No sistema SAJ, a busca por documentos já elaborados era um processo manual e demorado, que exigia localizar a diligência pelo número do processo e abrir tarefa por tarefa até encontrar o documento desejado. Para agilizar a rastreabilidade dos documentos, foi implementado um código identificador de documentos. Com esse código, é possível localizar diretamente o documento no campo de busca, sem a necessidade de filtragem pelo número do processo.
Neste artigo, você aprenderá a utilizar o identificador de documentos para simplificar o acesso e reduzir o tempo de busca no SAJ Online.
Confira!
1. No Painel de Diligenciamento (1), após elaborar um documento e durante a visualização de Documentos da diligência (2), você pode consultar e copiar o código identificador do documento (3). Esse identificador está localizado logo abaixo do título, correspondente ao tipo de movimentação do documento criado.
2. Após localizar o código identificador do documento, clique nesse identificador (1) para copiá-lo.
3. Ao copiar o identificador do documento, cole (Ctrl+V em seu teclado) na barra de pesquisa (1) do sistema, localizado no canto superior direito do painel. Em seguida, clique no ícone representado por uma lupa (2) ou pressione a tecla ENTER em seu teclado para começar a busca pelo documento.
4. Feito isso, o sistema exibirá o documento correspondente, juntamente com a tarefa (1) de diligência associada.
ObservaçãoAo realizar a busca pelo identificador na barra de pesquisa, o sistema redirecionará automaticamente para a tarefa correspondente, independentemente do status em que o documento se encontra.5. Neste exemplo, o documento está na sessão Aguardando (1).
6. Neste exemplo, o documento está na sessão Finalizadas (1).
AtençãoO identificador ainda não é exibido na pasta ou nos documentos impressos.Pronto! Você aprendeu, neste artigo, como utilizar o identificador de documentos para localizar rapidamente documentos elaborados, simplificando o acesso e agilizando o fluxo de busca no sistema SAJ Online. Aproveite esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Ministérios Públicos.
-
Como inserir anotações nas tarefas de diligências?Versão do sistema: 24.3.1
Publicado em: 21/08/2024Atualmente o SAJ não possibilita inserir comentários ou anotações internas nas tarefas. Visando proporcionar mais autonomia para os usuários, foi incluído um campo para adicionar comentários. Dessa maneira, é possível conversar com outros usuários sobre uma tarefa específica, ou simplesmente anotar pendências e observações importantes.
Acompanhe nesse artigo como realizar essa tarefa.
- Como inserir comentários
1. No painel de diligências, clique em "Adicionar comentário na tarefa" (1) da tarefa desejada.
2. Preencha o campo com o seu comentário (1) e clique no botão azul (2).
DicaTambém é possível enviar o comentário através das tecla "Enter" do seu teclado.3. O comentário será inserido na tarefa e o ícone ficará preenchido e mudará sua cor para azul (1).
4. Comentários inseridos por outros usuários serão sinalizados com uma bolinha azul (1).
- Como editar comentários
DicaSó é possível editar ou excluir comentários realizados pelo seu próprio usuário. Não é possível editar ou excluir comentários realizados por outro servidor.1. Clique no botão "Visualizar comentários" (1), clique no ícone com três pontinhos (2) e selecione a opção "Editar comentário" (3).
2. Preencha o campo (1) com o seu novo comentário e clique em "Salvar" (2).
3. Os comentários que sofreram edição são marcados com a palavra "Editado" (1) ao lado do horário de publicação atualizado.
- Como excluir comentários
1. Clique no botão "Visualizar comentários" (1), clique no ícone com três pontinhos (2) e selecione a opção "Excluir comentário" (3).
2. O sistema exibirá uma caixa de confirmação, clique em "Confirmar" (1).
DicaÉ possível expandir o campo de comentários para facilitar a escrita e visualização. Clique no ícone com três riscos diagonais (1).Pronto! Você aprendeu como inserir, editar e excluir anotações/comentários nas tarefas.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como visualizar o despacho durante a elaboração do documento de diligência e distribuir tarefas?Versão do sistema: 24.3.1
Publicado em: 20/08/2024Atualmente no SAJ, é possível visualizar o despacho que originou a tarefa de diligência, assim como designar as tarefas à servidores. Porém, comumente, as etiquetas tem sido utilizadas para designar as tarefas aos servidores.
Devido as dificuldades durante as elaborações de documentos de diligências, visando aperfeiçoar a facilitar o fluxo de trabalho das Promotorias, o painel de diligências foi atualizado para que as funcionalidades “Espiar despacho” e “Designar servidor” se tornem mais intuitivas e amigáveis. Uma vez que, anteriormente, o servidor que precisava consultar uma informação do despacho, necessitava fechar a elaboração do documento, clicar em “Espiar despacho”, localizado somente na visualização da tarefa no painel, mudar o comportamento da visualização do despacho para selecionar texto, copiar a informação necessária, voltar para o editor de documentos, e assim, seguir com a elaboração.
Acompanhe nesse artigo como realizar essas atividades.
- Visualizar despacho durante elaboração
1. Clique no botão "Elaborar" (1) da tarefa desejada.
2. No editor de documentos, clique em "Espiar despacho" (1).
3. O sistema permitirá visualizar e copiar informações do despacho que originou a tarefa da diligência.
- Designar tarefas de diligências
1. Clique em "Designar servidor" (1) da tarefa desejada.
2. Selecione um usuário (1) para designar a tarefa.
3. O sistema apresentará o usuário designado na tarefa (1).
4. Ao atribuir uma tarefa ao seu próprio usuário, ela será destacada com a cor do seu avatar padrão e aparecerá na sessão "Minhas tarefas". Clique em "Minhas tarefas" (1) e selecione "Todas as tarefas" (2) para visualizar as tarefas assignadas ao seu usuário.
Pronto! Você aprendeu como visualizar o despacho durante a elaboração do documento de diligência e distribuir tarefas.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como informar e reiterar o cumprimento de diligências no SAJ Ministérios Públicos?Versão do sistema: 24.2.4
Publicado em: 05/08/2024Os atendimentos das diligências dividem-se em dois tipos:
- Diligência interna: A solicitação é atendida na secretaria e encaminhada para a Promotoria ou peticionada.
- Diligência externa: A Secretaria elabora um pedido para algum órgão externo/parte e gerencia o retorno dos documentos/informações solicitadas.
Essa funcionalidade permite que a Secretaria gerencie os prazos dos documentos enviados às partes ou a terceiros. Para concluir uma diligência externa, é necessário elaborar um documento, aguardar o cumprimento por terceiros e informar se o cumprimento foi positivo ou negativo. Todo o processo começa com a elaboração do documento de diligência.
Confira!
1. Acompanhar prazo para cumprimento: Ao elaborar um documento de diligência, é possível acompanhar o cumprimento nas configurações de propriedades do documento. Para isso, clique no interruptor de alternância em Acompanhar Cumprimento (1) para habilitar essa funcionalidade. Em seguida, selecione o Destino da solicitação (2) e o Prazo para resposta de terceiro (3). O prazo de cumprimento começará a contar a partir do momento em que o cumprimento positivo for informado.
ObservaçãoA contagem de dias úteis desconsidera apenas os finais de semana. Feriados serão contabilizados.1.1 Após finalizar o documento e informar o destino e o prazo, clique no botão “Enviar para autos do MP” (1).
1.2 Uma mensagem de confirmação (1) será exibida. Na janela suspensa Documentos da diligência (2), clique no botão “Informar cumprimento” (3). Em seguida, selecione entre as opções “Cumprimento positivo e aguardar” (4) ou “Cumprimento negativo” (5).
2. Informar cumprimento positivo: Informar o cumprimento positivamente significa que o documento foi efetivamente encaminhado ou recebido. Durante o primeiro informe de cumprimento da diligência, refere-se ao encaminhamento, criando assim uma tarefa na sessão "Aguardando".
2.1 Na janela suspensa de Informar cumprimento positivo de Diligência (1), selecione a Forma de cumprimento (2), a Data de cumprimento (3), adicione anexos, se necessário, e clique no botão "Informar e aguardar" (4).
2.2 Após concluir o preenchimento dos dados necessários, o documento será enviado para a sessão “Aguardando” (1). Na lista de documentos da diligência será exibido o botão “Ir para Aguardando” (2), que levará à sessão adequada.
2.3 Nesta sessão, será possível visualizar a tarefa (1) correspondente ao cumprimento positivo da diligência.
2.4 Ao elaborar um documento de uma tarefa na sessão “Aguardando", clique no interruptor de alternância em Reiterar pedido (1) e, em seguida, informe o Destino da solicitação (2) e o novo Prazo para resposta de terceiro (3). Ao final, clique no botão “Enviar para autos do MP” (4).
2.5 Após enviar o documento reiterado, a lista de documentos da diligência exibirá o botão “Informar cumprimento” (1), repetindo assim o fluxo de informe de cumprimentos.
3. Informar cumprimento negativo: Informar o cumprimento negativamente significa que o documento NÃO foi efetivamente encaminhado ou recebido. Durante o primeiro informe de cumprimento da diligência, refere-se ao encaminhamento, criando assim uma tarefa na sessão "Aguardando".
3.1 Na janela suspensa de Informar cumprimento positivo de Diligência (1), selecione a Forma de cumprimento (2), a Data de cumprimento (3), adicione anexos, se necessário, justifique o motivo do cumprimento ser negativo em Justificativa (4) e, em seguida, clique no botão "Informar e aguardar" (5).
3.2 Após concluir o preenchimento dos dados necessários, o documento será Enviado aos autos (1).
4. Certidões de cumprimento: A cada informe de cumprimento, seja positivo ou negativo, é gerada uma certidão automática localizada nos autos internos do MP. Para consultar, acesse a pasta digital da diligência e selecione a opção “Autos do MP” (1) no canto superior direito. Os documentos estarão intitulados como “Certidão” (2).
Pronto! Você aprendeu, neste artigo, como gerenciar diligências internas e externas, acompanhar prazos de cumprimento e informar cumprimentos positivos ou negativos. Aproveite esse conhecimento para otimizar sua rotina de trabalho com o SAJ Ministérios Públicos.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos -
Como corrigir erros de peticionamento no painel de diligências?Versão do sistema: 24.2.4
Publicado em: 01/08/2024Durante os peticionamentos de documentos elaborados no painel de diligências, podem ocorrer erros de processamento. Anteriormente, o documento peticionado com falha ficava associado à diligência, sem a possibilidade de edição ou cancelamento da petição.
Neste artigo, você entenderá como resolver os erros de peticionamentos no Painel de Diligenciamento.
Confira!
1. Identificar falhas: Após a elaboração e peticionamento de uma diligência, no Painel de Diligenciamento (1), será possível identificar os peticionamentos que falharam por meio do botão de agrupamento “Peticionamento com falha” (2). À esquerda deste botão, é exibida a quantidade de peticionamentos que falharam.
1.1 Clique em “Peticionamento com falha” (1), para expandir a visualização de todas as diligências que falharam durante o envio de peticionamentos.
1.2 Ao identificar uma diligência com o status “Falha no peticionamento” (1), clique no botão “Ver documentos” (2) para exibir a lista de documentos associados à diligência, com seus respectivos status de processamento.
1.3 A janela suspensa Documentos da diligência (1) será exibida. O status de cada documento estará localizado no canto superior direito de cada item listado. Dessa forma, é possível identificar em qual documento ocorreu a falha, através do status Com falha (2).
2. Corrigir peticionamento: Ao visualizar a lista de documentos da diligência e identificar o documento com falha, clique no botão “Corrigir” (1). Assim, o documento peticionado será aberto novamente, permitindo configurar as propriedades do documento. As configurações de propriedades variam de acordo com a integração de peticionamento instalada.
2.1 Corrigir peticionamento – Eproc: Se o sistema integrado para peticionamento da sua lotação for o Eproc, os campos de propriedades do documento permitirão a edição do Tipo de documento (1) e Sigilo do documento (2). Após realizar as correções necessárias, clique no botão “Peticionar” (3) para que o documento seja enviado novamente.
2.2 Corrigir peticionamento – SAJ: Se o sistema integrado para peticionamento da sua lotação for o SAJ, os campos de propriedades do documento permitirão a edição do Tipo de petição (1) e Partes (2). Após realizar as correções necessárias, clique em “Peticionar” (3) para que o documento seja enviado novamente.
3. Cancelar peticionamento: Para cancelar um peticionamento com falha, expanda a lista de documentos da diligência com essa identificação e clique no botão “Cancelar petição” (1).
3.1 Dessa forma, o peticionamento será interrompido e o status do documento será alterado para Enviado aos autos (1), cancelando o processo de peticionamento.
Saiba maisCaso queira entender como habilitar as movimentações que permitem o peticionamento, clique aqui:
ERS-UNJ-SAJ-MP-2024.0028 - Integração SAJXSAJ para peticionamentos na Secretaria/CartórioPronto! Você aprendeu, neste artigo, como resolver erros de peticionamentos no painel de diligências. Aproveite esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Ministérios Públicos.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos