Artigo atualizado em: 18 de dezembro de 2025
O SAJ conta com a possibilidade de notificar as partes sobre o arquivamento de um inquérito policial, por meio do e-mail e WhatsApp.
Acompanhe nesse artigo como enviar uma notificação de arquivamento para as partes de um inquérito policial.
Passo 1. Ao acessar o Painel de Tarefas, clique no botão Elaborar (1) da tarefa desejada.
Passo 2. Elabore o documento conforme a necessidade e, ao preencher as propriedades do peticionamento, utilize um tipo de movimentação relacionado ao arquivamento (1).
Passo 3. Após preenchido o tipo de petição, o sistema habilitará automaticamente a seção Destinatários para Notificação (1), trazendo as partes passivas, vítimas e terceiros cadastrados no processo.
Passo 4. Caso as partes já possuam telefone e/ou e-mail cadastrados, estes dados são preenchidos automaticamente. Caso não estejam cadastrados, é possível realizar o preenchimento dos dados para notificação (1).
Passo 5. É possível realizar a exclusão da parte através do botão Remover (1).
Passo 6. Ao clicar no botão Remover, o sistema apresenta uma mensagem de confirmação da exclusão (1).
Passo 7. Sendo necessária a restauração da parte excluída, a ação poderá ser realizada por meio da opção Restaurar destinatários removidos (1).
Passo 8. Após informados os dados das partes, ao realizar o peticionamento, o sistema envia automaticamente a notificação para as partes com meio de contato informados. No final da tela, é apresentada a notificação do envio (1).
Passo 9. Quando a notificação é realizada com sucesso, o sistema gera uma certidão de notificação (1) e realiza automaticamente o peticionamento da certidão gerada.
Pronto! Você aprendeu neste artigo como realizar a notificação das partes no momento do arquivamento de um inquérito policial. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar.