Ao elaborar uma peça no Editor de Documentos, é possível salvá-la ou finalizá-la. Você sabe a diferença entre essas duas operações?
Ao emitir um documento no SAJ MP é preciso salvá-lo sempre que você fechar o editor, para que as alterações realizadas sejam registradas. Por sua vez, quando uma peça é finalizada e liberada nos autos, ela não pode mais ser editada, passando para a Pasta Digital do MP.
Há usuários que tem permissão para editar documentos que foram finalizados e que não estão liberados nos autos digitais.
Veja exemplos a seguir para compreender melhor esses conceitos.
Salvar documentos
1. Na tela inicial do sistema, clique no atalho do Fluxo de Trabalho para abri-lo.
2. No fluxo de trabalho da Promotoria (1), subfluxo Processos Judiciais (2), fila Em Elaboração Assessor (3), selecione um processo (4) e então clique na atividade Emitir Expediente (5).
Esta e as demais filas de trabalho selecionadas neste artigo são ilustrativas.
3. A tela Emissão de Documentos abre. Clique na lupa do campo Modelo (1) para selecionar o modelo do documento que você deseja criar. Depois clique em Confirmar (2) e então em Editar (3).
4. O Editor de Documentos abre. Insira as informações na peça e, caso você deseje salvá-la, ou seja, registrar as alterações realizadas, clique no botão disquete, em destaque na imagem a seguir.
Agora você pode fechar o editor sem risco de perder seu trabalho.
Finalizar documentos
1. Na tela inicial do sistema, clique no atalho do Fluxo de Trabalho para acessá-lo.
2. No fluxo de trabalho da Promotoria (1), subfluxo Documentos (Editor de textos) (2), fila Em elaboração (3), selecione um documento (4) e então clique na atividade Aguardando Revisão (Ag. Revisão) (5).
3. No mesmo subfluxo, fila Aguardando Revisão (Ag. Revisão) (1), selecione o mesmo documento (2) e então clique na atividade Editar Documento ou Finalizar Documento (3).
4. O documento selecionado é carregado no Editor de Documentos. Depois de analisar as informações da peça e fazer alterações, caso necessário, clique em Finalizar.
5. A tela Finalização de Documentos abre. Selecione uma das operações (1) e então clique em Confirmar (2).
Agora, o documento está finalizado, sendo liberado para a Pasta Digital do MP. Assim, não poderá mais ser editado, ficando disponível apenas para leitura.
Caso seja selecionada a opção Finalizar e Não Liberar nos Autos na tela Finalização de Documentos, o documento não será liberado para a Pasta Digital do MP.