Versão: 5.0.3 | Atualizado em: 08/01/2021
Nos casos em que um documento foi excluído, mas que, por algum motivo, precisa ser recuperado, o SAJ MP permite o seu resgate por meio do Gerenciador de Arquivos, desde que o sistema já não o tenha excluído permanentemente.
Veja como realizar essa operação no passo a passo a seguir.
Existe uma rotina no sistema que exclui por definitivo os documentos colocados na lixeira após um determinado período, o qual é configurado pela instituição. Neste caso, o usuário não poderá recuperar documentos excluídos na lixeira.
1. Abra o Gerenciador de Arquivos, clicando no atalho correspondente na barra de tarefas da tela inicial do sistema.
2. No Gerenciador de Arquivos, escolha no campo de pesquisa a opção Data da última alteração (1). Informe a data início e fim (2) do período desejado. Clique na seção Opções adicionais de pesquisa (3) para expandir as opções, marque o campo Documentos na lixeira (4), e em seguida clique em Consultar (5).
3. Para que você possa trabalhar no documento excluído é necessário, primeiramente, restaurá-lo. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o documento desejado (1) e, no menu que abre, selecione a opção Restaurar documento (2).
A restauração também pode ser feita por meio do menu Ferramentas do Gerenciador de Arquivos, opção Restaurar documento.
4. Na sequência, desmarque a opção anteriormente selecionada Documentos na lixeira e faça uma nova consulta pelo documento por meio do campo Nº MP (1). Depois clique duas vezes sobre o mesmo (2) para abri-lo.
5. O Editor de Documentos abre para que você possa trabalhar novamente no documento desejado.
Pronto! Aproveite esta funcionalidade do SAJ MP para recuperar documentos excluídos e otimize o seu trabalho.