Versão: 5.0.3 | Publicação: 27/08/2021
A inserção de cabeçalhos e rodapés nos modelos e documentos no editor do SAJ é uma prática que confere organização, praticidade e dinamismo à elaboração de documentos do Ministério Público, atividade tão recorrente no dia a dia. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como inserir e ajustar cabeçalho e rodapé no editor do sistema, acompanhe:
1. Com o modelo ou documento aberto no editor de documentos, clique no menu Exibir (1) e, então, selecione o submenu Cabeçalho e Rodapé (2). Esta ação abre a janela Cabeçalho e Rodapé (3).
Se preferir, você também pode abrir a janela Cabeçalho e Rodapé (2) clicando uma vez na parte superior do documento (1). Ao fazer isto, o espaço para cabeçalho ficará habilitado, permitindo a inserção de informações e imagens.
2. Para incluir o brasão no cabeçalho, com o cursor do mouse no topo da página (1), clique no menu Inserir (2) e, em seguida, no submenu Brasão (3). A tela de Cadastro de Brasões abrirá, selecione o brasão (4) desejado e clique no botão Selecionar (5).
3. O brasão selecionado é inserido no local onde você posicionou o seu mouse. Após isso, defina o título para o seu cabeçalho.
4. Na tela Cabeçalho e Rodapé você também pode definir algumas regras. No exemplo, vamos clicar em Cabeçalho (1) e habilitar a opção para mostrar o cabeçalho somente nas páginas Ímpares (2).
5. Também podem ser definidos alguns parâmetros para o rodapé. No exemplo apresentado, o rodapé (1) foi configurado para aparecer somente nas páginas pares (2).
6. Ao selecionar as opções mencionadas anteriormente, o cabeçalho será exibido somente nas páginas ímpares (1); e o rodapé, nas pares (2). Clicando no menu Arquivo, opção Visualização impressão, é possível abrir o modo de visualização de páginas e verificar a configuração selecionada.
7. No menu Ferramentas (1), submenu Opções (2) estão disponíveis algumas opções que podem ser utilizadas para formatar o cabeçalho e rodapé, como, por exemplo, o tipo e o tamanho da fonte, o alinhamento e em quais páginas o cabeçalho e rodapé serão impressos, entre outras.
Lembre-se de que para utilizar essa funcionalidade é necessário que o documento ainda esteja no modo de edição (Salvo) no gerenciador de arquivos. Caso ele esteja em modo de leitura (Finalizado), este recurso não se aplica.
Pronto! Este recurso ajuda a manter modelos e documentos da lotação organizados, trazendo mais agilidade e celeridade à sua rotina de trabalho.