Versão: 5.0.3-2 | Atualizado em: 04/06/2021
Neste artigo você verá como realizar o cadastro de processos do 1º grau no SAJ MP. Este é o passo inicial para se ajuizar uma ação civil pública, ou, no caso da área criminal, enviar uma denúncia para apreciação do judiciário.
1. Clique no menu Cadastro(1) e selecione a opção Processos de 1º grau (2).
2. A tela Cadastro de Processos do 1º Grau abre. Clique em Novo para iniciar o cadastro. Neste exemplo, será efetuado o cadastramento de um processo a fim de ajuizar uma ação.
3. Na aba Dados Gerais, preencha o campo Foro (1) e indique a Área (2) do processo. Na sequência, escolha a Competência (3) do processo e indique a Classe (4) e o Assunto (5). Todos estes campos são obrigatórios.
As informações Vara/Órgão Julgador, Nível de prioridade, Juiz/Desembargador, Relator podem ser preenchidas se forem conhecidas. Porém, normalmente elas não são, sendo fornecidas pelo TJ após a distribuição do processo no judiciário.
4. Depois, indique o Nível de sigilo (1), o Município do fato (2) e preencha o campo Objeto da ação (3) com informações que você considera relevantes. A Comarca do fato (MP) é completada automaticamente se, ao cadastrar o município, ele tiver uma comarca vinculada.
Os campos Data Ajuizamento, Dt. Valor da causa e Valor da causa são fornecidos depois da distribuição do processo no judiciário. O mesmo acontece com as informações Réu preso e Justiça gratuita (entretanto, estas podem ser marcadas se você souber que se aplicam ao caso). Por fim, o Nº Judiciário 1º grau é comunicado pelo TJ após o peticionamento inicial.
5. Agora, acesse a aba Pessoas para inserir as partes do processo. Clique em Inserir parte (1) ou utilize o atalho Alt+1. Depois, selecione o Tipo de participação (2) e inclua o Nome da parte (3).
Ao digitar o Nome da parte, pressione a tecla Tab. Caso ela já esteja cadastrada, os demais dados serão preenchidos automaticamente. Entretanto, se o sistema não a localizar, clique em Novo e informe todos os dados solicitados.
Se for necessário incluir mais de uma parte, repita a operação.
6. Ao finalizar o preenchimento das abas Dados Gerais e Pessoas, salve o cadastro.
Ao realizar um peticionamento de intermediária, os campos vistos anteriormente já estarão preenchidos, pois as informações serão importadas do judiciário.
7. Depois de salvo, o processo ganha um número do MP (Nº MP) e as outras abas e ícones da tela Cadastro de Processos do 1º Grau são habilitadas.
A partir de agora, é possível enviar a petição inicial para o TJ utilizando o Editor de Documentos ou a Pasta Digital do MP.
Para informações sobre as demais abas, consulte o artigo:
Funcionalidades da tela Cadastro de Procedimentos no SAJ MP.
Você viu como fazer o cadastro de processos de 1º grau. Siga os passos apresentados para tornar sua rotina de trabalho mais célere e produtiva.