Artigo atualizado em: 25 de novembro de 2025
Você sabia que é possível criar anotações relacionadas aos documentos presentes na Pasta Digital do MP? Esta funcionalidade facilita a elaboração das peças processuais, agilizando a análise do conteúdo dos documentos.
Acompanhe neste artigo o passo a passo para criar e visualizar as anotações.
Passo 1. Na tela da Pasta Digital do MP, clique no ícone Incluir anotação (1), que está na barra de tarefas localizada entre a caixa de Peças liberadas e o documento visualizado. Na sequência, aparecerá na tela um Bloco de notas/Anotações (2). Clique no campo vazio para escrever a sua anotação.
Quando uma anotação é inserida, junto ao nome do respectivo documento é exibido um ícone amarelo similar a um post-it, na seção Peças liberadas.
Passo 2: Acesse os recursos referentes às anotações através do menu de contexto. Para isso, clique sobre a anotação com o botão direito do seu mouse.
Os recursos são:
· Desfazer / Recortar / Copiar / Colar / Selecionar tudo (opções de interação com o conteúdo da anotação);
· Fonte;
· Título (opção que permite renomear o post-it de anotação);
· Cor de fundo (cor do post-it de anotação);
· Transparência;
· Excluir;
· Fechar.
Passo 3. Abaixo do ícone Incluir anotação (1), há o ícone Exibir/Ocultar (2), que tem como funcionalidade mostrar ou não as anotações criadas. Além disso, há o ícone Exibir Anotações, que permite escolher entre 3 opções: somente as minhas anotações, somente as anotações da lotação, ou todas as anotações da página (3).
Para que as anotações estejam sempre visíveis, ao abrir a Pasta Digital do MP, verifique se as opções de Exibir Anotações e Todas as anotações da página estão marcadas.
Pronto! Criar anotações em documentos da Pasta Digital do MP possibilita que você otimize o seu dia a dia de trabalho. Utilize esta funcionalidade sempre que necessário.