Publicado em: 17/09/2024
O complemento da movimentação pode ser definido como o resumo de um documento, ficando mais fácil de entender que tipo de conteúdo foi produzido, com base apenas em sua movimentação. Assim, quando o processo a que essa peça está atrelada for consultado, o complemento ficará visível, conferindo maior transparência e detalhamento das informações.
Veja a seguir como utilizar essa funcionalidade.
O procedimento a seguir é para um documento já emitido no Editor de Documentos. Se você deseja ver como emitir um documento para então utilizar o complemento da movimentação, acesse o artigo:
Emissão de Documentos.
1. Depois de elaborar a peça no Editor de Documentos, selecione o trecho (1) que você deseja utilizar como complemento. Após isso, clique com o botão direito do mouse sobre o trecho selecionado e clique em Complemento da movimentação... (2). Além disso, é possível utilizar o botão Complemento da movimentação (3), encontrado na barra de ferramentas da lateral esquerda do editor.
2. Na sequência, o texto selecionado como complemento da movimentação ficará tarjado, em destaque.
3. O complemento foi adicionado à movimentação para que seja lançado quando o documento for finalizado e liberado nos autos digitais. Agora, pode ser visualizado na tela Finalização de Documentos ou, ainda, nas propriedades do documento (acessada pela tecla de atalho F8).
4. Após a confirmação da finalização deste documento, a movimentação será gravada no cadastro, levando no seu complemento o texto que foi marcado.
Aproveite o complemento da movimentação para fazer uma síntese do documento e tornar o andamento processual mais transparente.