Pular para o conteúdo principal
Página inicial da Central de Ajuda de SAJ Ajuda - Ministérios Públicos
Acesso Cliente
Acesso Colaborador

Enviar Aditamento

  1. SAJ Ajuda - Ministérios Públicos
  2. Portal de Serviços do MP
  3. Consultas
  4. Enviar Aditamento
  • Como realizar consulta, inserção, alteração e exclusão em cadastros de outras lotações no SAJ MP?
    21 de novembro de 2024 18:13
    Versão do sistema: 05.00.50-00
    Artigo publicado em: 21 de novembro de 2024

    O SAJ possibilita determinar quais perfis poderão efetuar o lançamento de pendências recorrentes em processos de outra lotação, aumentando a segurança das informações e garantindo que apenas pessoas autorizadas possam fazer essas alterações.

    Acompanhe neste artigo como realizar essa atividade.

    Passo 1. Acesse o sistema com a configuração de segurança habilitada para o seu perfil. No menu “Andamento” (1), selecione a opção “Pendência e Prazo...” (2).

    Tela inicial com destaque no menu Andamento, submenu Pendência e Prazo

    Passo 2. O sistema exibirá a tela "Pendências e Prazos". Ao selecionar um processo de outra lotação, é possível consultar, alterar, incluir ou excluir pendências recorrentes nesses processos.
    Passo 2.1 Para consultar, clique no botão “Pesquisar" e, na janela de "Confirmação", selecione a opção "Sim" (2) após inserir o número do processo.

    Observação
    Caso o campo não esteja disponível ou não apresente dados da seção desejada, entre em contato com o suporte do SAJ MP.

    Tela Pendências e Prazos com destaques nos botões pesquisar e opção Sim da janela de confirmação

    Passo 2.2 Para inserir, alterar ou excluir recorrência de outras lotações, clique em "Novo" (1).

    Tela Pendências e Prazos com destaque no botão Novo

    Passo 2.2.1 Na tela "Cadastro de Pendências Recorrentes", realize o tipo de inclusão, alteração ou exclusão e clique em "Salvar" (1).
    Tela Cadastro de Pendências Recorrentes com destaque no botão Salvar
    Pronto! Agora você já sabe como como funciona a consulta, alteração, inclusão e exclusão de processos recorrente em outra lotação para perfis habilitados.

    Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
  • Como enviar um aditamento pelo portal no SAJ MP?
    5 de setembro de 2025 14:31
    Versão do sistema: 25.02.03-00
    Artigo atualizado em: 05 de setembro de 2025

    O aditamento é uma funcionalidade que permite aos usuários autorizados enviarem documentos diretamente pelo Portal da Ouvidoria do Ministério Público (MP) para o sistema SAJ MP, vinculando-os aos cadastros em que possuam permissão.

    Acompanhe neste artigo o passo a passo para realizar este procedimento. 

      Saiba mais

    Para acessar o portal do MP é necessário possuir usuário e senha cadastrados. Caso você ainda não tenha senha saiba como criá-la:
    Como gerar senha de acesso à área de aditamento no portal MP?

    Passo 1. Acesse o portal do Ministério Público, e preencha os campos com o seu CPF (1) e a sua senha SAJ MP (2), e depois clique no botão Acessar (3).

    passo 1-acesso portal MP.png

    Passo 2. Ao acessar a área restrita serão apresentadas duas opções, a Consulta de processo e o Histórico de aditamentos. Selecione a ação Consulta de Processo. 

    passo 2-opcao consulta de processo.png

    Passo 3. Você poderá escolher a opção de consulta pelo Número do Processo, que pode ser o Nº MP ou o Nº Judiciário. Em seguida, selecione a opção desejada (1), digite o número de protocolo correspondente (2) e clique em Consultar (3). 

    passo 3-opcao de consulta.png

    Passo 4. Digite a senha (1) que será enviada ao seu e-mail e clique novamente em “Consultar” (2). Feito isto, o sistema exibirá o resultado da consulta da manifestação. 

    passo 4-digitar senha-consultar.png
    resultado consulta.png
      Saiba mais

    Saiba como preencher cada uma das opções de consulta:
    Conheça os filtros de localização de cadastros para realizar o aditamento

    Passo 5. Após realizar a busca, insira o anexo (1) e adicione o documento que será aditado. 

    passo 5-opcao selecionar anexos.png
      Atenção

    Somente será possível enviar documentos com a extensão .pdf, e os documentos enviados serão quebrados conforme a quebra de documentos já existente atualmente na Pasta Digital do MP.

    Passo 6. Uma pasta do seu computador será aberta. Procure em seu computador (1) pelo documento que deseja aditar. Selecione-o (2), e clique em Abrir (3). 

    como_enviar_um_aditamento_pelo_portal_005_destaque.png

    Passo 7. Note que o arquivo aparece anexado agora (1). Em seguida, será exibida a mensagem “Documentos enviados com sucesso ao Ministério Público para análise e liberação” confirmando o envio do aditamento. Clique em OK (2). Na sequência, clique no botão Concluir (3). 

    passo 6-documento anexado-opcao confirmar.png

    O documento aditado ficará aguardando liberação nos autos dentro do SAJ MP. Neste caso, o usuário que possuir autorização poderá realizar o procedimento.

      Saiba mais

    Após o envio de aditamentos, é possível consultar o histórico de envios no portal do MP. Veja como acessando o artigo:
    Como consultar o histórico de aditamento no portal MP.

     

      Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos