Artigo publicado em: 21 de novembro de 2025
Por meio da funcionalidade Cadastrar Procedimento Administrativo é possível registrar os procedimentos administrativos para a autuação de processos judiciais.
Saiba como realizar esse procedimento no sistema:
Acesse o cadastro:
Passo 1. No Painel da Secretaria da CCR, clique em "Novo cadastro → Procedimento Administrativo" (1):
Cadastre um Procedimento Administrativo:
Passo 2. Preencha os Dados Gerais, no campo "Tipo de cadastro" (1), escolha a opção desejada:
Passo 3. Preencha os campos da seção Dados Gerais (1):
- Tipo de Procedimento Administrativo
- Nível de sigilo
- Município do fato
- Assunto
- Origem (lotação de origem do procedimento)
- Descrição Sumária
Após o preenchimento dos campos, clique em "Confirmar" (2):
- Só é possível avançar se todos os campos obrigatórios estiverem preenchidos.
- Depois de confirmar, a seção ficará comprimida, mas você pode editar quando quiser.
Para editar os dados, clique no ícone de edição (1). O formulário será reaberto, faça as alterações necessárias e clique em "Confirmar" (2).
Cadastre as Partes:
Passo 4. Clique em "Adicionar Parte" (1) e escolha (2):
- Parte principal e/ou Parte sigilosa
- Pessoa Física ou Pessoa Jurídica
Passo 5. Preencha os campos necessários (1):
- CPF (Pessoa Física) ou CNPJ (Pessoa Jurídica)
- Tipo de participação
- Nome
- Nome Social
- Gênero
- Identidade de Gênero
- RG / Órgão Expedidor
- Telefone(s)
- Se o CPF ou CNPJ já estiver cadastrado, o sistema buscará os dados e, se selecionado, preencherá os campos automaticamente:
- Se não houver cadastro, será possível realizar neste momento:
Passo 6. Para incluir mais de um telefone, clique em "Adicionar outro telefone" (1), selecione o tipo e informe o número:
Passo 7. Se a parte for Militar (1), marque a opção Parte Militar e preencha:
- Força Armada
- Posto/Graduação (a lista depende da Força Armada escolhida).
Passo 8. Para adicionar endereço, clique em "Inserir endereço" (1), "Adicionar endereço" (2), preencha os campos e clique em "Adicionar" (3):
Passo 9. E, em seguida, clique em "Confirmar" (1) para adicionar o endereço cadastrado:
Caso deseje excluir, o sistema apresentará mensagem de confirmação da exclusão (1):
Finalize o Cadastro:
Passo 10. Quando os Dados Gerais e as Partes estiverem preenchidos, clique em "Cadastrar" (1).
Passo 11. O sistema exibirá a mensagem: “Cadastro realizado com sucesso” (2).
Feito isso, o novo procedimento/tarefa aparecerá na seção A Fazer do Painel da Secretaria.
Pronto! Agora você já pode Cadastrar um Procedimento Administrativo de forma prática e eficiente, garantindo mais agilidade no andamento de suas tarefas.