Publicado em: 20/09/2024
Neste artigo você conhecerá o Cadastro de Modelos de Documento. Esta ferramenta serve de padrão para a elaboração e emissão de documentos.
No exemplo a seguir será cadastrada um modelo de denúncia, mas lembre-se de que este passo a passo se aplica a todo tipo de modelo de documento.
1. Clique no menu Editor na tela inicial do sistema e selecione a opção Cadastro de Modelos de Documento.
2. Na tela "Cadastro de Modelos de Documento", clique na lupa do campo Pasta (1).
3. Na tela "Consulta de Pastas", cada pasta corresponde à categoria de um modelo. Clique no botão Filtro (1), digite a opção Denúncia" no campo Descrição (2), escolha a pasta referida (3) e clique em Selecionar (4).
4. Novamente na tela "Cadastro de Modelos de Documento", clique em Novo (1).
5. Depois, na aba "Formulário" (1), preencha o campo Nome do modelo (2) com o nome que você quer dar ao modelo e, no campo Categoria (3) informe o mesmo tipo de documento que foi inserido na pasta, ou seja, Denúncia. Então, na aba Informações (4), área Tipo (5), escolha entre as opções Modelo de Grupo ou Modelo de Usuário.
Ao escolher Modelo de Grupo, o modelo fica visível para todos os usuários da lotação. Se for Modelo de Usuário, apenas você pode visualizar.
6. Na aba "Movimentações" (1), clique no botão + (2) para adicionar uma nova linha (3) no campo Tipo de Movimentação. Depois, clique na lupa dessa nova linha.
7. Em seguida, na tela "Tipos de Movimentação", indique a movimentação no campo Pesquisar pela descrição (1). Lembre-se de escolher a movimentação mais específica possível. No exemplo, supondo que seja uma denúncia escrita, é escolhida, portanto, a opção 920015 – Escrita (2). Depois, clique em Selecionar (3).
8. Por fim, com os campos devidamente preenchidos, clique em Salvar.
Depois de salvar, o sistema abre o modelo no Editor de Documentos. Agora, você pode ajustar os campos de texto, elaborar o seu texto e realizar demais configurações no documento.
9. Agora, acrescente os campos de texto necessários. Para adicioná-los, clique no botão Exibir a lista de campos (1). A tela Campos de Texto (2) será aberta.
10. Ao clicar em um campo, ficam disponíveis todos os itens de descrição e um exemplo do campo. No exemplo, é inserido o item Órgão do Protocolo/Procedimento no cabeçalho do modelo. Para isso, no campo Filtrar Campos por (1), digite “procedimento” para localizar o item, clique nele (2) e então no botão Selecionar (3).
11. Com o mesmo procedimento, você pode acrescentar campos de texto fora do cabeçalho.
12. Se necessário, complemente o modelo manualmente com outras informações. Você pode copiar textos de outros documentos, por exemplo. Por fim, salve, clicando no botão disquete (1) indicado na imagem a seguir.
Pronto, o modelo de documento está disponível para uso sempre que necessário, em qualquer cadastro. Agora, em vez de criar um documento totalmente do zero, você pode utilizar o modelo que criou para emitir expedientes de maneira mais ágil. Aproveite!