Artigo atualizado em: 17 de dezembro de 2025
Esporadicamente, ao tentar acessar o SAJ MP, o usuário pode se deparar com a mensagem “Houve um erro durante o carregamento do sistema. CdSistema é inválido. Esperado um número inteiro. Valor informado...”. Esse tipo de mensagem aparece quando as informações que estão dentro do arquivo chamado spcfg ou spcfg.ini são apagadas, geralmente pelo antivírus da máquina ou até mesmo algum vírus. Felizmente, existe uma forma simples e prática para solucionar esse tipo de problema, acompanhe a seguir.
Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone SAJ MP (1) e, no menu que for exibido, selecione a opção Abrir local do arquivo (2).
Passo 2. Na pasta do SAJ MP, localizada no Disco Local C: do seu computador, encontre o arquivo spcfg.ini (1). Clique sobre ele com o botão direito do mouse e, no menu exibido, selecione a opção Editar no Bloco de Notas (2).
Passo 3. Possivelmente, o arquivo spcfg.ini estará em branco. Depois de verificar se o arquivo spcfg.ini está em branco, copie e cole nele as informações necessárias, descritas a seguir.
[Servidor]
nomeServidor=sigServidor.fsigServidorDM
GUIDServidor={23CD81EE-A8B4-4EB6-AAAF-FA2C45133512}
nomeComputador=[coloque aqui o nome da sua máquina]
EnderecoIP=[coloque aqui seu endereço IP]
TipoConexao=Socket
EnderecoURL=https://sig1.websaj.mpal.mp.br/scripts/httpssrvr.dll
Porta=221
[spUpdate]
TipoServidor=REMOTO
CdSistema=51
PodeAtualizar=S
LocalUpdate=1
[CLIENTE]
MostraDesabilitado=N
UltimoNumero=082018001183955/
[GERAL]
LogoCliente=LogoClienteLogin.jpg
SIGLACLIENTE=MP/[coloque aqui a sigla do MP]
NOMECLIENTE=[coloque aqui o nome do MP por extenso]
LOGOCLIENTE=logomp.jpg
LOGOPROJETO=LogoPROJETO.jpg
[RPC]
ControlarReconexao=1
ConsultarDispIDLocal=1
[Log]
GravarLogAssinatura=0
[SCANNER]
Duplex=NÉ sempre importante ter essas informações do arquivo spcfg salvas em seu e-mail ou solicitar à equipe de suporte, caso aconteça esse tipo de situação.
Após realizar esse procedimento, acesse o sistema novamente.