Artigo atualizado em: 05 de setembro de 2025
O aditamento é uma funcionalidade que permite aos usuários autorizados enviarem documentos diretamente pelo Portal da Ouvidoria do Ministério Público (MP) para o sistema SAJ MP, vinculando-os aos cadastros em que possuam permissão.
Acompanhe neste artigo o passo a passo para realizar este procedimento.
Para acessar o portal do MP é necessário possuir usuário e senha cadastrados. Caso você ainda não tenha senha saiba como criá-la:
Como gerar senha de acesso à área de aditamento no portal MP?
Passo 1. Acesse o portal do Ministério Público, e preencha os campos com o seu CPF (1) e a sua senha SAJ MP (2), e depois clique no botão Acessar (3).
Passo 2. Ao acessar a área restrita serão apresentadas duas opções, a Consulta de processo e o Histórico de aditamentos. Selecione a ação Consulta de Processo.
Passo 3. Você poderá escolher a opção de consulta pelo Número do Processo, que pode ser o Nº MP ou o Nº Judiciário. Em seguida, selecione a opção desejada (1), digite o número de protocolo correspondente (2) e clique em Consultar (3).
Passo 4. Digite a senha (1) que será enviada ao seu e-mail e clique novamente em “Consultar” (2). Feito isto, o sistema exibirá o resultado da consulta da manifestação.
Saiba como preencher cada uma das opções de consulta:
Conheça os filtros de localização de cadastros para realizar o aditamento
Passo 5. Após realizar a busca, insira o anexo (1) e adicione o documento que será aditado.
Somente será possível enviar documentos com a extensão .pdf, e os documentos enviados serão quebrados conforme a quebra de documentos já existente atualmente na Pasta Digital do MP.
Passo 6. Uma pasta do seu computador será aberta. Procure em seu computador (1) pelo documento que deseja aditar. Selecione-o (2), e clique em Abrir (3).
Passo 7. Note que o arquivo aparece anexado agora (1). Em seguida, será exibida a mensagem “Documentos enviados com sucesso ao Ministério Público para análise e liberação” confirmando o envio do aditamento. Clique em OK (2). Na sequência, clique no botão Concluir (3).
O documento aditado ficará aguardando liberação nos autos dentro do SAJ MP. Neste caso, o usuário que possuir autorização poderá realizar o procedimento.
Após o envio de aditamentos, é possível consultar o histórico de envios no portal do MP. Veja como acessando o artigo:
Como consultar o histórico de aditamento no portal MP.