A Gestão de Modelos é uma funcionalidade que permite otimizar a realização de diversas atividades no seu dia a dia. Com ele você pode criar, cadastrar e editar modelos de documentos e compor um conjunto de modelos que poderão ser utilizados para proporcionar mais celeridade à elaboração de uma petição ou uma manifestação, por exemplo.
Conheça a seguir a Gestão de Modelo do sistema SAJ PG, acompanhe:
1. Para acessar a Gestão de Modelos, clique no ícone do menu principal (1), localizado no canto superior esquerdo da tela do painel de tarefas.
2. Em seguida, clique na opção Gestão Modelos (1).
3. O sistema abre a tela inicial da Gestão de Modelos, apresentando na parte direita da tela a listagem com todos os modelos já cadastrados (1), os quais podem ser editados sempre que for necessária sua atualização, para minimizá-la, clique no ícone (2). Na parte central da tela, você verá a opção Criar Modelo SAJ (3) e Criar modelo Word (4) que permitirá a elaboração de novos modelos de documento.
4. Ao iniciar a criação de um modelo, o sistema abrirá a tela que permitirá o início da elaboração do seu conteúdo, a depender do modelo que será criado, SAJ ou Word. Nesta tela, há vários pontos que precisam ser destacados, acompanhe:
(1) Título do documento, localizado na parte superior esquerda, é gerado automaticamente pelo sistema, você deve editá-lo clicando no lápis localizado à direita.
O título do documento deve estar sempre de acordo com o seu conteúdo, pois facilita a localização e identificação dele na pasta digital do processo.
(2) Menu das ferramentas de formatação do documento, logo abaixo do título. Este menu possibilita inserir os campos de texto, os cabeçalhos e rodapés padrão do Ministério Público, editar a fonte, ajustar espaçamentos, entre várias outras opções.
(3) Histórico de salvamento do arquivo, à direita do título e acima do menu das ferramentas de formatação. O iniciar a elaboração do documento, o editor salva automaticamente o seu arquivo. Clicando neste item, você também pode resgatar versões anteriores do mesmo documento.
(4) Nesta área central é onde você vai elaborar o seu documento pelo editor SAJ. (Para editar o conteúdo de modelo Word, selecione a opção “Editar no Word”).
(5) À direita da tela são apresentadas as propriedades do documento, para definir a categoria, a vinculação atrelada ao documento e o tipo de vínculo.
(6) No canto inferior esquerdo você encontra a lixeira, que permite excluir o modelo.
(7) No canto inferior direito, estão os botões Publicar modelo e Fechar rascunho. O primeiro permite publicar e armazenar o modelo no banco de dados do sistema, de acordo com o tipo de vínculo; já o segundo permite retornar à tela inicial da gestão de modelos.
(8) Por fim, no canto superior direito, está o botão Modelos, que abre a listagem dos modelos já cadastrados no sistema.
5. Para editar um documento já registrado, basta abrir a listagem de modelos e selecionar o modelo que deseja alterar.
6. Ao clicar em uma opção da lista, o sistema abre o modelo selecionado (1), fecha a listagem lateral e abre as propriedades do documento com os dados da categoria, da movimentação atrelada e do tipo do documento (2).
7. Os elementos da tela de edição do modelo SAJ são os mesmos da tela de elaboração de um documento. Porém, o botão Publicar modelo deixa de ser apresentado e é substituído pela opção Salvar (1), que possui a função de registrar as alterações realizadas.
Você pode, por exemplo, copiar um conteúdo de outra aplicação e colá-lo no documento aberto no editor de textos do SAJ, dispensando a necessidade de digitação e agilizando ainda mais o seu trabalho.
Muito bem! Agora você já conhece a funcionalidade Gestão de Modelos do SAJ, é por meio dele que você poderá criar, editar e salvar modelos para serem utilizados na elaboração de um documento, agilizando e otimizando ainda mais o seu peticionamento.