Você sabia que no SAJ MP é possível realizar um peticionamento e continuar trabalhando enquanto a petição é enviada ao Poder Judiciário? Nosso sistema realiza peticionamentos em segundo plano, permitindo que você possa desenvolver outras atividades no sistema enquanto o peticionamento ocorre, facilitando seu dia-a-dia. Veja a seguir como acompanhar o peticionamento em execução em segundo plano.
1. Na tela inicial do SAJ MP, clique no menu Cadastro (1), e selecione a opção Pasta Digital (2). Ou então, utilize a tecla de atalho F12 do seu teclado.
2. Busque pelo cadastro desejado (1) e selecione o(s) documento(s) que deseja enviar a petição (2) na aba Documentos da seção Peças liberadas. Em seguida, clique no ícone de Peticionamento (3).
3. Na tela Enviar Petição Inicial, confira os dados como: Número do processo (1) no campo Nº MP, partes passivas (2) e documentos (3). Não se esqueça de classificar os documentos, informando se são documentos pessoais, ofícios ou procurações, por exemplo. Nesta tela, também é possível escolher alguma das opções de peticionamento (4), como: Segredo de Justiça, Sigilo Absoluto, Urgente e Sigilo em Relação à Parte Contrária. Após conferir todos os dados, clique no botão Peticionar (5).
As opções de peticionamento Pedido de liminar/tutela antecipada e de Sigilo absoluto são configuráveis pelo administrador do sistema.
4. Caso todos os dados estão preenchidos corretamente, o sistema exibirá uma janela de Aviso informando que a petição está sendo enviada ao Poder Judiciário. Clique em Ok (1) e em seguida em Fechar a tela de Enviar Petição inicial (2).
5. Surgirá no sistema um popup, informando se a petição foi devidamente enviada ao Poder Judiciário, ou se ocorreu algum erro. Caso ela tenha sido enviada com sucesso, poderá aparecer o popup como indicado na tela. Por ele, você consegue clicar em Histórico de Petições e visualizar todas as petições realizadas nos últimos dez dias, com seu respectivo status.
6. Caso você não visualize o popup ou queira acompanhar novamente as petições, na tela inicial do sistema clique no menu Andamento (1) e selecione a opção Histórico de Petições (2).
7. Por essa tela, é possível verificar se alguma petição está com problema. Para isso, clique sobre a petição desejada (1), e o sistema informará o motivo da petição não ter sido enviada. Em alguns casos, como no exemplo da imagem abaixo, documentos muito grandes fazem com que o peticionamento fique pesado, ocasionando o erro (2) identificado.
Para saber mais, acesse os artigos:
Peticionar por meio do gerenciador
Peticionar por meio do Editor de Documentos.
Muito bem! Agora você já sabe como acompanhar o histórico de peticionamentos em segundo plano pelo SAJ MP. Aproveite esta funcionalidade e torne sua rotina de trabalho mais eficiente.